A televisão é uma espécie de um grande jogo de números. Por um lado, lucre com publicidade e repita impressões. Por outro lado - o custo de fantasias, efeitos visuais, taxas de pós-processamento e atuação. Apresentamos a sua atenção as 10 séries mais caras de todos os tempos.
10. A Teoria do Big Bang (2007-2019)
Gênero: comédia, romance
Classificação da pesquisa de filmes: 8,6
Classificação da IMDb: 8,1
País: EUA
Produtor: M. Sendrouski et al.
Música: Barenaked Ladies et al.
Preço Série: US $ 9 milhões.
A lista das séries mais caras da história do cinema não abre em nada um drama histórico luxuoso (embora exista um número suficiente delas no top 10) e não uma fantasia, mas uma história sobre dois nerds e físicos de meio período, seus amigos complicados e uma vida pessoal difícil. Parece que poderia haver tanto?
É tudo sobre taxas. Se nas primeiras temporadas os atores Jim Parsons, Johnny Galecki e Kaylee Cuoco receberam US $ 60 mil por episódio, então, à medida que o programa cresceu em popularidade, suas taxas também aumentaram. No final, eles começaram a receber um milhão por série.
No entanto, a empresa CBS não estava perdida e tentou recuperar esse dinheiro através de publicidade. Para rolar um vídeo de 30 segundos em 2013, foram necessários 326 mil dólares. Na temporada final, os preços caíram um pouco, mas continuaram impressionantes - US $ 258.500 para um vídeo. Mas o recorde foi quebrado pelos preços de publicidade na série final - de 1,2 a 1,5 milhão de dólares.
9. Marco Polo (2014 - 2016)
Gênero: história, aventuras
Classificação da pesquisa de filmes: 8,0
Classificação da IMDb: 8
País: EUA
Produtor: Daniel Minahan et al.
Música: Eric V. Hachikian, Peter Encontrado
Preço Série: US $ 9 milhões.
Filmes históricos não são um drama sobre uma garota de uma varanda vizinha e de um valentão local. Ele precisa de escopo, recursos visuais, roupas, móveis adequados e apenas um grande número de horas de pós-processamento.
E é especialmente triste quando todo esse dinheiro investido e esforços titânicos não valem a pena. Então, “Marco Polo”, lançado nas telas da “Netflix” cerca de cinco anos atrás, acabou sendo um manequim. Cada um dos 10 episódios custou US $ 9 milhões aos criadores, mas o público não os apreciou. Como se costuma dizer, a Netflix perdeu cerca de US $ 200 milhões com isso.
8. Roma (2005-2007)
Gênero: drama histórico
Classificação da pesquisa de filmes: 8,3
Classificação da IMDb: 8,7
País: Reino Unido, EUA
Produtor: Michael Apted, Michael Salomon et al.
Música: Jeff Beale
Preço Série: US $ 9 milhões
O Império Romano está passando por tempos difíceis. César tomou a Gália e voltará a Roma após uma longa ausência. Os patrícios apertam o último suco da plebe e se ligam na luta pelo poder, e Pompeu, o Grande, começa a invejar a popularidade de seu eminente amigo ...
Esse é o cenário de uma das séries de TV de maior orçamento da história. É verdade que a série não salvou centenas de figurinos caros e extravagantes, feitos com o máximo cuidado com o cenário, recriando a Roma antiga - do Senado às favelas. Ele caiu sob uma carga financeira e um golpe final foi infligido por classificações baixas. O cenário magnífico de "Roma" também não chegou aos nossos tempos - eles foram completamente destruídos pelo incêndio de 2007.
7. Guerra dos Tronos (2011-2019)
Gênero: fantasia
Classificação da pesquisa de filmes: 9,0
Classificação da IMDb: 9,3
País: EUA, Reino Unido
Produtor: David Nutter, Alan Taylor et al.
Música: Ramin Javadi
Preço Série: 10 milhões de dólares.
Um dos programas de TV mais amados de todos os tempos se tornou um evento no mundo cinematográfico e afirmou em voz alta que a fantasia pode ser interessante não apenas para crianças, mas também para o público relacionado à idade. Claro, isso custou aos criadores um belo centavo. Os filmes de figurino geralmente são caros, e se você abordar isso com tanto gosto e cuidado como os clientes do "Jogo" e até adicionar atores famosos e custos de pós-processamento aqui, fica claro de onde vieram os US $ 10 milhões.
E quanto mais longa a série, maiores são as apostas - eles dizem que na última oitava temporada, cada série custou US $ 15 milhões.
6. Amigos (1994-2004)
Gênero: comédia, romance
Classificação da pesquisa de filmes: 9,3
Classificação da IMDb: 8,9
País: EUA
Produtor: Gary Halvorson, Kevin Bright et al.
Música: Michael Skloff, Ellie Willis
Preço Série: 10 milhões
Surpreendentemente, a série sobre nossos contemporâneos em termos de preço saltou de longe todos os tipos de mundos históricos e de fantasia. E porque? Porque atores sem torção são caros. Mais perto do final, por uns miseráveis 25 minutos, as estrelas brilharam graças à série - Jennifer Aniston, Courtney Cox, Matthew Perry, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow e David Schwimmer - cada uma recebeu um milhão. Aqui, adicionamos os custos usuais de filmagem e obtemos uma figura muito impressionante.
Ainda hoje, o influxo de dinheiro nos bolsos dos seis magníficos não pára. Cada um deles recebe 2% de impressões repetidas, o que gera cerca de US $ 20 milhões por ano.
5. Recozimento (2016-2017)
Gênero: musical, drama
Classificação da pesquisa de filmes: 8,0
Classificação da IMDb: 8,3
País: EUA
Produtor: Edward Bianchi, Mac Williams et al.
Música: Elliott Wheeler
Preço Série: 11 milhões de dólares.
O musical sobre a difícil vida cotidiana dos adolescentes na selva capitalista de Nova York custa caro à Netflix. Segundo especialistas, meninos e meninas cantando e dançando custam ao estúdio US $ 120 milhões por toda a temporada. O motivo são números musicais caros e trajes luxuosos. Mas o maior sucesso no bolso da Netflix foi o direito de realizar os hits descolados e de R&B que eles tocaram na série.
E você não poderia ficar sem eles, porque a série contou sobre a extinção da cultura disco e o nascimento do hip-hop nos famosos clubes de Nova York GBGB e Studio 54. E tudo isso no contexto do gueto do Bronx, da máfia das drogas, dos traficantes de armas subterrâneas, da pobreza e do ouropel da discoteca .
4. Irmãos de Armas (2001)
Gênero: drama de guerra
Classificação da pesquisa de filmes: 8,6
Classificação da IMDb: 9,4
País: EUA
Produtor: Steven Spielberg, David Frankel, Tom Hanks et al.
Música: Michael Kamen
Preço Série: US $ 12,5 milhões
Filme histórico? Filmando no exterior? Atores famosos? Os Irmãos de Armas correspondem a todos esses três critérios, o que aumenta significativamente o custo do disparo. E se adicionarmos aqui a meticulosidade do produtor executivo Steven Spielberg e seu desejo de autenticidade histórica (observe que, antes de tudo, ao escolher atores, ele foi guiado por sua semelhança física com soldados reais), então na produção obtemos um extra de mais de dois mil corpos e alta qualidade e caro inventário.
O resultado foi digno do dinheiro investido. Um excelente drama militar surgiu e a peça dos atores Damien Lewis, Donnie Wahlberg e outros participantes do projeto foi muito apreciada tanto pela crítica quanto pelos espectadores.
3. A Coroa (2016-presente)
Gênero: drama histórico
Classificação da pesquisa de filmes: 8,2
Classificação da IMDb: 8,7
País: Reino Unido, EUA
Produtor: Benjamin Caron, Philip Martin et al.
Música: Rupert Gregson-Williams, Lorne Balf, Martin Phipps
Preço Série: 13 milhões de dólares.
O primeiro episódio da série da vida de Elizabeth II já custou uma fortuna à Netflix. Os cineastas decidiram recriar o vestido de noiva real, e essa cópia custou 37 mil dólares.
Quanto mais longe, mais agitado - mais de 7 mil figurinos foram feitos para a biografia histórica fantasiada. Aparentemente, para tê-los onde guardar, foi criada uma cópia do Palácio de Buckingham para as filmagens. Tamanho real.
De acordo com informações não oficiais, a Netflix gastou mais de US $ 130 milhões nas duas primeiras temporadas da série e planeja gastar mais. A quarta temporada da série está sendo filmada.
2. Ambulância (1994-2009)
Gênero: drama, melodrama
Classificação da pesquisa de filmes: 8
Classificação da IMDb: 7,7
País: EUA
Produtor: Christopher Chulak, Jonathan Kaplan e outros.
Música: Marty Dwich, James Newton Howard e outros.
Preço Série: 13 milhões de dólares.
Uma das séries de filmes mais caras do mundo conta a história dos trabalhadores de um hospital americano comum. Aconteceu que, além de salvar vidas humanas, os médicos na vida cotidiana estão fazendo basicamente a mesma coisa que os mortais comuns - convergem, divergem, intrigam, juram, fazem as pazes e se ajudam.
Separadamente, vale a pena observar o excelente trabalho dos consultores médicos, graças ao qual, durante todas as 15 temporadas da série, não foi observada nenhuma imprecisão médica.
Mas parece uma série sobre o nosso tempo, não deve ser tão caro? Mas não. Se as primeiras temporadas eram relativamente orçamentárias, as subseqüentes (quando os atores começavam a ganhar popularidade) ficavam cada vez mais caras devido às taxas. A série praticamente trouxe George Clooney e Noah Wiley para o palco do mundo cinematográfico. E se você adicionar aqui que o próprio Tarantino filmou uma das séries, ficará claro por que a Ambulância está em segundo lugar entre as séries mais caras de todos os tempos.
1. Oceano Pacífico (2010)
Gênero: drama de guerra
Classificação da pesquisa de filmes: 8,2
Classificação da IMDb: 8,3
País: EUA
Produtor: Jeremy Podvesva, Timothy Van Patten e outros.
MúsicaBlake Neely, Jeff Zanelli e Hans Zimmer
Preço Série: US $ 21,7 milhões
O produtor executivo desta série foi Steven Spielberg. E se seu objetivo é recriar um episódio da história do mundo em sua totalidade, ele não aceitará o preço. Como eu não estive em despesas em uma pequena série "Oceano Pacífico". Durou apenas uma temporada, totalizou 10 episódios. O que o fez tão caro?
- A cada cena de batalha (e há muitos deles na série de acordo com as lembranças dos fuzileiros navais da Segunda Guerra Mundial), Spielberg queria filmar com a maior precisão possível, confiável e espetacular.
- De acordo com um dos participantes da filmagem, o desembarque na ilha de Peleliu custou US $ 5 milhões
- Uma multidão de mais de trezentas pessoas (note que não bonecos de computador, mas pessoas reais que precisavam morar em algum lugar e ter algo para aumentar as despesas de acordo) permaneceu em uma estreita faixa de areia por cerca de cinco dias.
Como resultado, o Oceano Pacífico se tornou a minissérie mais cara da história.