Durante o ano passado, duas tendências surgiram no mercado de seguros OSAGO. Além de sua liberalização, que já deu frutos na forma de uma redução tarifária de 5%, a segunda está ganhando força - a consolidação da região.
Como em outros lugares, a maioria das contribuições - mais de 3/4 - é coletada por duas dúzias de empresas grandes e confiáveis, e as seguradoras com um tamanho menor ficam divididas nos 25% restantes. No futuro, segundo especialistas, 100 provedores de seguros permanecerão em vigor na região. O restante sairá do mercado ou se fundirá em êxtase financeiro.
O que isso significa para os proprietários de carros russos? É mais lucrativo focar nas grandes seguradoras, pois elas certamente não desaparecerão no meio do nevoeiro, pelo menos no futuro próximo. E se você estiver procurando onde segurar um carro, oferecemos uma lista das 10 companhias de seguros mais confiáveis do OSAGO 2020, cuja classificação (de acordo com a agência Expert RA) é AA ou superior.
10. Garantidor de energia
Avaliação: ruAA-
A classificação das melhores companhias de seguros CTP em 2020 é aberta pela Energogarant, que possui cerca de dois terços da carteira de seguros atribuídos à CTP e a seguros abrangentes.
É verdade que o ano passado não foi brilhante para a Energogarant - os representantes da inspeção tributária pisaram na empresa e recomendaram fortemente o pagamento de impostos, multas e multas, cujo valor total é de 1,5 bilhões de rublos. A Energogarant não quer pagar e vai negociar com o Serviço Tributário Federal em um processo judicial.
9. Rosgosstrakh
Avaliação: ruAA-
Este é um dos jogadores mais antigos do mercado de seguros russo. E, neste caso, a idade apenas acrescenta solidez à empresa, continua a assinar ativamente contratos e a pagar compensações.
O ano passado foi um sucesso para Rosgosstrakh. Segundo o serviço de imprensa da seguradora, o número de contratos assinados aumentou em quase 3 milhões de cópias. No entanto, um barril otimista de mel foi estragado por uma mosca na pomada - em fevereiro, o Banco Central novamente multou Rosgosstrakh. Desta vez, o motivo foi uma atitude descuidada com as informações; parece que a empresa estava inclinada a se livrar dos documentos do seguro, que eram exigidos por lei.
8. Seguro da Renascença
Avaliação: ruAA-
Mas o grupo Renaissance Insurance é filho dos últimos anos. Em 2017, várias outras seguradoras decidiram navegar sob a bandeira de duas empresas existentes de "renascimento". Como resultado, uma organização bastante influente apareceu no mercado de seguros.
No mesmo 2017, a empresa recém-formada conseguiu ocupar o sétimo lugar em taxas de seguro automóvel. É verdade que, depois de um ano e meio, subitamente ficou claro que pelo menos 50% do grupo Renaissance Insurance havia sido prometido por outro banco que já havia concedido um empréstimo à seguradora. Mas tudo terminou para o Renascimento em segurança, e o empréstimo foi pago antecipadamente.
7. MAX
Avaliação: ruAA-
A MAKS é um dos principais players do mercado russo de seguros de automóveis e sua história remonta à perestroika. Inicialmente, a seguradora se especializou em seguros de empresas do complexo nuclear e energético. E a empresa começou a desenvolver a indústria automotiva apenas a partir do início do milênio atual.
No momento, os assuntos da MAKS não estão indo muito bem, em relação aos quais a agência Expert RA alterou a classificação da empresa para AA-. No terceiro trimestre de 2019, o resultado das operações de seguros da MAKS foi negativo e o percentual de prêmios de seguros recebidos diminuiu um terço em comparação ao ano anterior. A MAKS conseguirá sair de uma situação difícil? O tempo vai dizer.
6. VSK
Avaliação: ruAA
Outro participante importante no mercado OSAGO. Em termos de cobrança premium, esta empresa está entre os dez primeiros. Até o próprio Vladimir Vladimirovich expressou gratidão pessoalmente à equipe de trabalho da empresa, que trabalhou incansavelmente na área de seguros.
Eles amam o VSK e a mídia (de acordo com o índice de citações do ano passado, o VSK se tornou o líder indiscutível). E, recentemente, essa seguradora recebeu outro prêmio "Empresa do ano".
5. RESO-Garantia
Avaliação: ruAA +
As 5 principais companhias de seguros da OSAGO 2020 abrem um mercado antigo na Rússia, em operação desde 1991.
No ano passado, a participação da empresa no mercado de seguros da Federação Russa foi de 6,2%. Além disso, as contribuições de automóveis representam grande parte da carteira de seguros:
- As contribuições da OSAGO totalizaram aproximadamente um terço do total
- CASCO - 26%.
RESO opera principalmente na capital do nosso país. É Moscou que responde por quase metade dos prêmios nos três trimestres de 2019. As perdas no VHI estragam levemente a imagem do arco-íris, mas isso não se aplica ao tópico de nossa classificação. Apesar das falhas nessa área, em termos das contribuições da RESO no ano passado, ficou em quinto lugar na Rússia.
4. Seguro Alpha
Avaliação: ruAA +
Segundo a Forbes, a Alfa Insurance é a maior companhia de seguros privada da Rússia. Embora a empresa esteja ativa em toda a Federação Russa, a maior parte das contribuições é tradicionalmente em Moscou.
Em geral, a Alfa possui 7% do mercado, é estável entre os dez primeiros em termos de contribuições e geralmente vive bem: de acordo com os resultados de 2019, ficou em terceiro lugar na coleta de prêmios de seguros (108,3 bilhões de rublos).
3. SOGAZ
Avaliação: ruAAA
Embora a SOGAZ não conduza estatísticas separadamente para o seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, uma idéia indireta do desenvolvimento dessa área nas atividades da empresa pode ser obtida observando os resultados dos prêmios cobrados pelo seguro, que não é seguro de vida.
A participação do seguro não-vida na subsidiária da Gazprom é a mais alta: no ano passado, atingiu 22%, o que excede significativamente o desempenho de seus rivais mais próximos - AlfaStrakhovanie (11,2%) e Ingosstrakh (8,8%) .
No entanto, na realidade, tudo acaba não sendo tão agradável para os clientes. A SOGAZ possui uma proporção muito baixa do número de reivindicações regulamentadas em relação àquelas declaradas pela OSAGO. Em 2019, representava mais da metade (50,7%) de todos os casos.
2. Ingosstrakh
Avaliação: ruAAA
Em segundo lugar, entre as melhores seguradoras da OSAGO na Rússia, está a companhia de seguros mais antiga da Federação Russa. Ela é a herdeira direta da Direção Geral de Seguros Estrangeiros da URSS, criada imediatamente após a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de mais de meio século de história, Ingosstrakh conseguiu se adaptar às novas condições. No momento, é uma das companhias de seguros mais ativas, liderando a coleta de prêmios e as menções à mídia. De acordo com o indicador mais recente, o Inosstrakh em 2019 ignorou apenas a Alfa Insurance.
Ingosstrakh presta atenção especial ao casco do motor, responsável por mais de um quarto dos prêmios de seguro no ano passado. E, embora a maioria das contribuições (mais da metade) tenha sido coletada em uma metrópole gigante - Moscou, no entanto, a empresa também está representada em outras regiões da Rússia. Existem mais de 83 deles.
1. Seguro VTB
Avaliação: ruAAA
Em primeiro lugar entre os fornecedores mais confiáveis da OSAGO, a agência Expert RA entregou a VTB Insurance. Essa é uma das subsidiárias do Grupo VTB, que há muito tempo é uma das líderes no número de prêmios arrecadados.
Por quê foi"? Porque em março do ano passado, a empresa foi adquirida pela SOGAZ JSC, já mencionada no rating, e atualmente está passando por um processo de aquisição (ou integração, em termos científicos).
Algumas dúvidas sobre o futuro do seguro da empresa são causadas pelo fato de que um dos principais fatores para atribuir um rating à VTB Insurance AAA era o banco parceiro da seguradora - VTB Bank. E o principal acionista do VTB Bank é o governo da Federação Russa.
Acrescentamos que “confiável” e “financeiramente estável” nem sempre são sinônimos de “amigável ao cliente”. A VTB Insurance tem uma das maiores negações de sinistros de seguros. No ano passado, a empresa mal pagou quase um quarto de seus clientes por acidentes e doenças e 8% do seguro de casco a motor. Os mais azarados foram os cidadãos que seguraram suas propriedades na VTB. Exatamente um terço deles não recebeu pagamentos de seguro.