O lago Baikal é chamado de "pérola da Rússia", e esse título é totalmente justificado. Eles falam dele em excelente forma: o mais puro, o mais antigo, o mais profundo. Com seus quebra-cabeças interessantes, atrai não apenas cientistas, mas também ufólogos, esoteristas e crianças.
Aqui estão os 10 fatos breves, porém interessantes, sobre o Lago Baikal ou como os Buriats chamam: Baigal Dalai.
10. Este é o lago mais antigo do mundo.
Com pelo menos 25 milhões de anos de existência, o lago Baikal é o lago mais antigo do mundo. Como as montanhas circundantes, foi formada como resultado da destruição e movimento da crosta terrestre.
Baikal provavelmente era originalmente um leito de rio, mas tremores e rachaduras na crosta terrestre aumentaram de tamanho e, na verdade, expandiram o espaço entre as margens.
Os cientistas acreditam que, a princípio, uma série de lagos semelhantes aos Grandes apareceu, e então na era do Plioceno (de 5,3 a 2,58 milhões de anos atrás) eles se uniram em um lago gigante.
Existem várias teorias sobre o que poderia ter causado essa unificação, incluindo queda de meteoritos, erupção vulcânica, erosão e terremotos.
9. Baikal tem um ecossistema único
Sob a superfície da água de um dos mais belos lagos do mundo, a vida ativa está fervendo. A idade, o isolamento e a água oxigenada do lago Baikal levaram à criação de um dos ecossistemas de água doce mais ricos do mundo. Curiosamente, cerca de 80% das mais de 3.700 espécies encontradas no lago Baikal são endêmicas. Ou seja, eles não são encontrados em nenhum outro lugar da Terra.
Provavelmente a mais famosa dessas espécies é o selo do Baikal, o único selo exclusivo de água doce do mundo. Os cientistas não sabem ao certo como a foca chegou ao lago Baikal e evoluiu, mas suspeitam que as focas possam nadar no rio pré-histórico desde o Ártico.
Outras espécies endêmicas incluem peixes oleosos, Golomyanka e Baikal omul.
No total, mais de 50 espécies de peixes vivem no lago Baikal, e as espécies aquáticas de invertebrados incluem mais de 100 espécies de minhocas, mais de 700 espécies de antrópodes (insetos, aracnídeos e crustáceos) e mais de 170 espécies de moluscos. Estes são fatos cientificamente confirmados.
8. Bolas luminosas são vistas frequentemente sobre o Baikal
Moradores e pescadores freqüentemente relatavam bolas luminosas incomuns aparecendo sobre o lago. Graças a esse fenômeno, Baikal se tornou um dos destinos mais populares do turismo místico.
Os habitantes locais acreditam que essas bolas não passam de perfumes e que não são seguras perto delas. E a comunidade científica acredita que o aparecimento dessas esferas pode ser causado pela combustão espontânea de metano liberado do lago. No entanto, evidências diretas dessa teoria ainda não foram encontradas.
7. Baikal - uma das sete maravilhas subaquáticas do mundo
Fato curioso: O lago Baikal foi escolhido pelo grupo ambiental CEDAM em 1990 como uma das sete maravilhas subaquáticas do mundo, junto com:
- Ilhas Galápagos.
- República de Palau, na Micronésia.
- O recife de coral de Ras Muhammad, no norte do Mar Vermelho.
- Recife de barreira de Belize.
- Grande Barreira de Coral.
- Fissuras oceânicas profundas encontradas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Indiano.
6. Pode haver vulcões a gás ou a lama no fundo do lago Baikal
Nas fotografias de Baikal tiradas do espaço, as olheiras são visíveis na superfície congelada do lago durante os meses de inverno. Esses anéis com um diâmetro de 5 a 7 quilômetros não mudavam de localização, mas não apareciam todos os anos.
Os cientistas dizem que este é o resultado da atividade de vulcões de gás ou de lama localizados no fundo do lago. Quando esses vulcões entram em erupção, o gás quente corre para a superfície e formam os ciclones subaquáticos.
Esses ciclones são mais quentes que a água e, quando o gás atinge a superfície do gelo, essas olheiras se formam. Essa teoria dos ciclones subaquáticos causada por vulcões a gás é credível porque o gelo dentro dos círculos tem maior saturação da água e é mais fino que o gelo em outras áreas. Além disso, os cientistas descobriram microfissuras no gelo dentro do círculo, o que indica que o gás conseguiu passar por elas.
E em 2015, cientistas da Universidade Estadual de Irkutsk encontraram um vulcão de lama na parte subaquática do delta do rio Selenga. Ele recebeu o nome de Telny, em homenagem à estação ferroviária mais próxima.
Aqui está outro fato interessante sobre Baikal: da língua Buryat, a palavra "Bai Gal" é traduzida como "fogo permanente". Talvez nos tempos antigos as pessoas observassem tochas de metano em chamas no lago Baikal.
5. Baikal - uma fonte natural de combustível
Quando os veículos subaquáticos de profundidade exploraram o lago, eles descobriram hidratos de gás - compostos sólidos compostos de água e gás.
Fato interessante: o aquecimento de 1 metro cúbico de hidrato de gás pode produzir 160-180 metros cúbicos de gás natural. Por esse motivo, a comunidade científica vê os hidratos de gás como futuros recursos de combustível.
No momento, Baikal é o único lago de água doce do mundo que tem evidências diretas e indiretas da presença de hidratos gasosos.
4. Baikal - o lago mais limpo do mundo
A impressionante pureza do lago Baikal é o resultado da pureza do gelo derretido, da atividade de crustáceos microscópicos que se alimentam de detritos flutuantes e da falta de sais minerais e impurezas orgânicas no lago. Sob condições favoráveis, você pode considerar objetos localizados a uma profundidade de 35 metros da superfície.
3. Apenas um rio flui de Baikal
É interessante que mais de 330 córregos e rios fluam para o lago Baikal, mas o rio Angara é a única saída do lago. Na fonte do Angara está uma rocha - pedra xamã. Segundo a lenda, o herói Baikal o jogou após sua filha Angara, que, contra a vontade de seu pai, fugiu para o bonito ienissei.
2. Baigal Dalai - o lago mais ensolarado da Rússia
Se você decide passar suas férias no Lago Baikal, faça a escolha certa. De fato, durante um ano o número de dias ensolarados é mais do que no popular resort russo - a costa do Mar Negro. Por exemplo, existem cerca de 50 dias nublados na Ilha Olkhon por ano.
1. Baikal pode se transformar em um oceano
Os cientistas apresentaram uma hipótese interessante de que o lago Baikal é um oceano em desenvolvimento gradual. Essa hipótese é baseada no fato de que o lago está localizado na borda da plataforma da Sibéria e, à medida que as placas tectônicas se movem, os limites do lago se expandem gradualmente - em 2 cm por ano. Isso se compara à velocidade com que a África e a América do Sul divergem.
Com o tempo (em um futuro muito, muito distante), o lago pode se transformar em um oceano.