O site especializado Global Firepower publicou uma classificação dos exércitos mais poderosos do mundo em 2019. Estão listados 137 países, com mais de 55 fatores diferentes usados para determinar o PowerIndex de cada país.
No entanto, a lista completa não se baseia apenas no número total de armas disponíveis para qualquer país, mas também na variedade de armas dentro do número total, o que fornece o melhor equilíbrio de poder de fogo disponível.
Além disso, a presença de armas nucleares não é reconhecida diretamente (mas recebe um ponto de bônus indireto), mas fatores geográficos, base material e técnica, recursos naturais e indústria local afetam diretamente o lugar no ranking.
10. Alemanha
O ranking dos exércitos mundiais em 2019 é aberto pelas forças armadas alemãs, com 178 mil pessoas. Ao mesmo tempo, o orçamento de defesa do país é de 49,1 bilhões de dólares, mais do que a Rússia gasta com seu milionésimo exército.
No entanto, o estado do equipamento militar do Bundeswehr é motivo de preocupação para o Ministério da Defesa alemão. Apenas um terço das novas aeronaves, veículos blindados e outros equipamentos fornecidos ao exército alemão podem ser considerados úteis. É relatado pela publicação Stuttgarter Nachrichten, referindo-se ao secretário de Estado do Ministério da Defesa alemão Peter Tauber.
9. Turquia
Com 355.000 militares ativos e um orçamento de defesa de US $ 8,6 bilhões, a Turquia é legitimamente considerada um dos exércitos mais fortes do mundo. É o segundo exército mais poderoso da OTAN depois dos Estados Unidos.
Um fato interessante: em tempos de paz, ao servir no exército turco, você pode pagar oficialmente. Esse serviço custa 18 mil liras e traz para o orçamento do país de 25 a 30 milhões de dólares anualmente. Esse dinheiro vai para várias necessidades do exército, por exemplo, para pagar as famílias de soldados mortos.
8. Grã-Bretanha
Por causa do Brexit, ou por outros motivos, os gastos militares da Inglaterra caíram este ano para US $ 47,5 bilhões, em comparação com US $ 50 bilhões em 2018. Atualmente, o exército britânico possui 150 mil soldados, o que o torna o menor da lista.
Apesar do fato de o Reino Unido estar entre os 10 exércitos mais poderosos de 2019, seu exército tem 20 anos. Essa é a opinião do general aposentado Richard Barrons, que lidera a publicação do The Telegraph.
7. Coreia do Sul
Seul e Washington trabalham estreitamente militarmente. No início de março, eles realizaram exercícios militares em grande escala, chamados Tongman, e em maio ocorrerão os primeiros exercícios civis do país, que combinarão as manobras das Forças Armadas sul-coreanas Taegeuk e parte dos exercícios militares conjuntos do Guardião da Liberdade de Ulchi com os Estados Unidos.
Assim, o governo sul-coreano quer avaliar a capacidade do exército de repelir ataques armados por conta própria. O segundo objetivo dos exercícios é realizar ações em situações de emergência (ataques terroristas, desastres naturais, etc.).
625.000 pessoas estão servindo no exército sul-coreano, e o orçamento de defesa é de US $ 38,3 bilhões.
6. Japão
Formalmente, as forças armadas do Japão são chamadas de "forças de autodefesa", que incluem forças navais, terrestres e aéreas.
Apesar de sua doutrina de não agressão, o Japão considera a China e a Coréia do Norte as principais ameaças e está constantemente atualizando suas capacidades militares. 247 mil soldados estão servindo no exército japonês, e o orçamento de defesa do país é de US $ 47 bilhões.
5. França
O programa do governo francês prevê gastos militares substanciais em 2019-2025. Eles atingirão quase 300 bilhões de euros.
Em 2019, a Quinta República aumentou os gastos com defesa para US $ 40,5 bilhões, um aumento de 5% em relação a 2018. O foco principal, que custará mais recursos, é a defesa cibernética.
De 2005 a 2015, o exército francês foi reduzido em 60 mil pessoas, mas os ataques fizeram o governo parar a onda de reduções. Agora, está previsto recrutar pelo menos 6 mil novos funcionários em sete anos. Atualmente, o número de militares ativos no exército francês é de 205.000.
4. Índia
De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), em 2018 a Índia gastou US $ 58 bilhões, ou 2,1% de seu PIB, para apoiar um exército de 1,36 milhão de soldados, sem contar reservistas.
E de acordo com a Global Firepower em 2019, os gastos da Índia em defesa são um pouco mais modestos, totalizando US $ 55 bilhões.
No entanto, os analistas da IISS acreditam que, apesar da grande quantidade de mão de obra, as capacidades militares da Índia são limitadas devido à logística inadequada, manutenção deficiente e falta de munição e peças de reposição para equipamentos.
3. China
Ano após ano, os líderes dos três exércitos mais poderosos do mundo permanecem inalterados. São a China, a Rússia e os EUA. Ao mesmo tempo, a China tem as tropas mais ativas - 2,18 milhões de pessoas, e o orçamento de defesa, segundo o Global Firepower, é de US $ 224 bilhões.
Segundo outras reportagens da mídia, em 2019, a China aumentará seu orçamento militar para US $ 178 bilhões, 8,9% superior ao ano passado. Mesmo em meio à queda do crescimento econômico, o governo chinês reluta em economizar nos exércitos.
A China pretende demonstrar todo o poder de sua máquina militar até o 70º aniversário de sua fundação. 23 de abril - no dia em que a marinha chinesa foi formada e em 1º de outubro, dois grandes desfiles militares ocorrerão, durante os quais serão apresentados os últimos sistemas de armas.
2. Rússia
O segundo exército mais poderoso do mundo tem 1 milhão de soldados e o orçamento da defesa é de US $ 44 bilhões. Ao mesmo tempo, a parcela do orçamento militar do orçamento total do país em 2019 será de 17%, enquanto em 2018 foi de 17,3% e em 2017 - 19,3%.
O primeiro número da classificação - os Estados Unidos - mostra a imagem oposta, onde a parcela do orçamento do Ministério da Defesa deste ano será de 14,9% e, em 2018, foi de 14,7%.
1. EUA
Os Estados Unidos foram nomeados o país militarmente mais poderoso do mundo em 2019. Este país tem 1,28 milhão de tropas ativas, 13.398 aeronaves, mais de 6.200 tanques e um orçamento de defesa de US $ 716 bilhões.
E em março deste ano, Donald Trump apelou ao Congresso com um pedido para aumentar os gastos em defesa nacional para US $ 750 bilhões no ano fiscal de 2020. A maior parte do valor será destinada aos custos do Pentágono e o restante a operações no exterior.
O exército mais fraco do mundo em 2019 foi o exército do Butão. Tem apenas 7 mil pessoas e o orçamento de defesa não excede 10 milhões de dólares.