No mundo, existem muitos pontos turísticos maravilhosos e muitos edifícios que são os "cartões de visita" da sua cidade ou país inteiro. Cada um deles tem sua própria história interessante de criação e características únicas. Nós compilamos uma lista detalhada para você. 10 edifícios mais famosos do mundo.
10. Hagia Sophia - Istambul, Turquia
É considerada a personificação de todas as virtudes da "era de ouro" de Bizâncio, que mudou a história da arquitetura mundial. Este magnífico edifício permaneceu a maior catedral do mundo por quase mil anos. E também encontrou muitas inscrições de grafite feitas por imigrantes da Rússia. Quase como "Kitty e Osia estavam aqui", apenas em eslavo.
O edifício foi convertido de uma catedral para uma mesquita e, finalmente, para um museu em 1932. Hoje é um dos templos mais bonitos do mundo. Seu segundo nome, atualmente usado, é Museu Hagia Sophia.
9. Torre Eiffel - Paris, França
Essa é uma daquelas atrações que até aqueles que não podem mostrar a França no mapa mundial conhecem. A Torre Eiffel é um dos monumentos arquitetônicos mais visitados do mundo, todos os anos milhões de pessoas se tornam seus hóspedes.
A torre recebeu o nome de Gustave Eiffel, um engenheiro que a projetou e construiu de 1887 a 1889. Sua altura atinge 300 metros, o que é comparável à altura de um prédio de 80 andares. Os visitantes têm acesso aos três níveis da torre, dois dos quais são restaurantes. No piso superior (276 metros acima do solo), há uma sala secreta e uma plataforma a partir da qual você pode ver os arredores de Paris, desfrutando não apenas deles, mas também do fato de ter visitado o mais alto deck de observação (acessível ao público) na União Europeia.
Fato curioso: a Torre Eiffel é talvez o único edifício do mundo que possui uma cor patenteada. É chamado de "eiffel marrom" e dá ao design um tom de bronze.
8. Museu do Louvre - Paris, França
Não vamos longe da Torre Eiffel, porque o 8º participante na seleção dos edifícios mais emblemáticos do mundo também está localizado em Paris. Em 2017, o Louvre foi o museu de arte mais visitado do mundo, 8,1 milhões de pessoas visitaram seus salões. Em grande parte devido ao fato de que as pinturas mais famosas de Leonardo Da Vinci são exibidas aqui.
O museu está localizado dentro do Museu do Louvre de Paris, uma estrutura antiga que foi originalmente concebida como uma fortaleza. Se você for ao porão do museu, ainda poderá ver os restos desse período. Como museu, o Louvre foi aberto pela primeira vez em 10 de agosto de 1793 e, em seguida, apenas 537 pinturas foram apresentadas nele. Desde então, a coleção cresceu para 300 mil exposições e o Louvre se tornou o maior museu de arte do mundo.
7. Tower Bridge - Londres, Reino Unido
Este magnífico edifício gótico vitoriano foi construído entre 1886 e 1894 e é um símbolo simbólico de Londres. Está localizado perto da Torre de Londres, e esses dois pontos de referência às vezes são confundidos.
A Tower Bridge atravessa o Tamisa e é na verdade uma combinação de elevador e ponte suspensa, e os mecanismos de trabalho estão localizados na base de cada uma das duas torres.
Gerenciar uma ponte é um pouco semelhante ao controle de um navio. A famosa ponte possui não apenas um capitão, mas também uma equipe inteira de marinheiros que estão de guarda e batem em frascos, como em um navio real.
6. Coliseu - Roma, Itália
Este anfiteatro oval, localizado em Roma, foi construído por volta de 80 dC e, em seus melhores anos, podia acomodar de 50.000 a 80.000 espectadores, de acordo com várias estimativas.
O edifício tornou-se um símbolo da inviolabilidade de Roma. Embora o Coliseu tenha sido parcialmente destruído principalmente devido a terremotos, incêndios e roubo de pedras, ele ainda está no centro da cidade, lembrando os tempos de orgulho e glória do Império Romano. Hoje é um dos edifícios mais famosos do planeta.
5. Torre Inclinada de Pisa - Pisa, Itália
Esta torre sineira de pé da catedral de Pisa é um dos edifícios mais incríveis do mundo. A construção da torre durou até 1372, e a famosa encosta começou mesmo durante as obras. Isso foi causado por uma base macia em um lado da estrutura.
A inclinação aumentou lenta mas firmemente até o final do século 20, até que foram feitos esforços para detê-la e corrigir parcialmente a inclinação da torre. Claro, eles não a endireitaram completamente, e por quê? De fato, muitos turistas gostam de ser fotografados como se a torre caísse diretamente em suas mãos, ou ajudam a segurá-la.
4. Taj Mahal - Agra, Índia
O enorme mausoléu da mesquita é um dos edifícios mais famosos e populares do mundo - e, talvez, um dos lugares mais bonitos do mundo. Atrai oito milhões de visitantes todos os anos.
O Taj Mahal é um monumento ao grande amor do imperador Mughal do Shah Jahan e sua esposa Mumtaz Mahal. Quase nunca se separavam, e Mumtaz viajava frequentemente com o marido, mesmo para a guerra. Foi em uma dessas campanhas em 1631 que ela morreu durante o nascimento do 14º filho.
A construção da estrutura de 74 metros levou 22 anos. Há uma lenda que Shah Jahan planejou construir outro mausoléu, feito de mármore preto, em frente ao Taj Mahal. Mas ele não teve tempo, desde que ocorreu um golpe de palácio, na cabeça do qual era filho do governante - Aurangzeb.
3. Burj Khalifa - Dubai, Emirados Árabes Unidos
Falando em edifícios famosos, é impossível perder esse arranha-céu de 828 metros de altura no topo da lista dos edifícios mais altos do mundo. Foi construído com o único objetivo de atingir o mundo inteiro e provar que, no campo da construção de arranha-céus, os Emirados Árabes Unidos estão à frente do resto.
2. Ópera de Sydney, Austrália
Se você está planejando uma viagem à Austrália, não deixe de visitar um dos edifícios mais característicos e facilmente reconhecíveis da Terra. É feito no estilo do expressionismo, e o teto do teatro é coberto por 1.056.006 azulejos em azulejo creme branco e fosco. À distância, o design parece branco como a neve e, graças à iluminação hábil do azulejo, adquire cores diferentes.
A construção deste incrível edifício foi concluída em 1973, e Sua Majestade Elizabeth II o abriu pessoalmente.
Todos os anos, a Sydney Opera House recebe até 3.000 eventos. Seu programa também inclui uma ópera dedicada ao próprio teatro. É chamado de Oitavo Milagre, que é uma referência ao fato de que em 2007 o prédio se tornou um dos finalistas do concurso Sete Novas Maravilhas do Mundo.
1. Catedral de São Basílio - Moscou, Rússia
Você pode ter visto esse famoso edifício, se não viver, em muitos filmes populares. A Catedral de São Basílio é uma igreja na Praça Vermelha, um dos lugares mais bonitos de Moscou. A construção do edifício foi concluída em 1561, e tornou-se o edifício mais alto da cidade até a conclusão da construção da torre do sino Ivan, o Grande, em 1600.
O estilo único do templo combina as tradições arquitetônicas européias do Renascimento com as tradições da arquitetura russa. Existe até uma lenda de que Ivan, o Terrível, impressionado com a beleza e o estilo único do templo, ordenou que os mestres dos arquitetos ficassem cegos para que nunca criassem algo assim.