Estrelas são enormes bolas de plasma em chamas. Mas, com exceção do Sol, eles parecem pequenos pontos de luz no céu noturno. Além disso, nosso Sol não é a menor ou a maior estrela. Existem muitas estrelas muito mais massivas e maiores que o Sol. Alguns deles evoluíram desde o início. Outros crescem à medida que envelhecem.
Para responder à pergunta de qual estrela é a maior do universo, "classificamos" as estrelas por um sinal como tamanho. O raio equatorial do Sol, que é 696.392 quilômetros, foi tomado como uma unidade de medida do raio estelar.
10. V766 Centauri
Esse luminar celeste, também conhecido por outro nome (HR 5171 A), pertence aos gigantes gigantes e é uma estrela dupla. Seu menor "companheiro de trabalho" HR 5171 B gira em torno do V766 Centauri por 1300 dias terrestres.
9. VV Cepheus A
Esta estrela está localizada na direção da constelação de Cepheus, a cerca de 5 mil anos-luz da Terra. Um hipergigante vermelho com um raio de cerca de 1050-1900 raios do Sol faz parte de um sistema estelar binário. Sua companheira é a pequena estrela azul VV Cepheus B, que gira em torno de seu "irmão mais velho" em uma órbita elíptica. O nome da estrela é dado em homenagem à maior das duas, e agora é conhecida como uma das maiores estrelas duplas da Via Láctea.
8. AH Escorpião
Para conhecer mais essa supergigante vermelha da constelação de Escorpião, as pessoas precisariam percorrer uma distância de 7400 anos-luz. O raio AH de Escorpião excede o solar em 1411 vezes.
7. Canis Major VY
Essa estrela está associada a um acalorado debate entre os astrônomos. Segundo estimativas ajustadas em 2012, seu raio excede o raio do Sol em 1420 vezes. No entanto, de acordo com uma estimativa inicial de Robert Humphries, o raio de VY do Canis Major é 1800 - 2200 vezes maior que o sol. O raio exato da estrela gigante ainda não foi estabelecido. Quando é possível descobrir com certeza, o líder no ranking das maiores estrelas pode mudar.
6. KY Swan
O raio desta estrela hipergigante é pelo menos 1420 vezes o raio do Sol, e o nível de brilho já é 300.000 vezes maior que o Sol. Está localizado na constelação de Cygnus, a uma distância de cerca de 5 mil anos-luz da Terra.
5. VX Sagitário
Essa estrela pertence à classe dos hiper-gigantes - os mais poderosos e brilhantes, os mais pesados e, ao mesmo tempo, os super-gigantes mais raros e de vida curta. Seu raio excede o solar cerca de 1520 vezes.
O VX Sagittarius está localizado na constelação de Cepheus, a 9000 anos-luz do nosso planeta. É tão grande que pode cobrir facilmente o caminho orbital de Saturno, se estiver no lugar do Sol. A cor vermelha da estrela indica que sua faixa de temperatura é de 3000 a 4000 na escala Kelvin. Estrelas mais quentes são de cor amarela, enquanto estrelas muito quentes assumem uma tonalidade azulada.
4. Westland 1-26
A uma distância de 11.500 anos-luz do nosso planeta, no aglomerado de estrelas Westerland 1, é a quarta maior estrela da galáxia. Na luminosidade, ele excede o Sol em 380 mil vezes e, se colocado no lugar de nossa luminária amarela com sua fotosfera, absorveria a órbita do maior planeta do sistema solar - Júpiter. A fotosfera é onde a estrela se torna transparente à luz e onde os fótons podem desaparecer - isto é, partículas de luz. A fotosfera permite que os astrônomos aprendam aproximadamente sobre as "bordas" de uma estrela.
3. RW Cepheus
Aqui está outra estrela conhecida pela ciência da constelação de Cefeus que entrou na lista das maiores. O raio desta supergigante vermelha é de cerca de 1.600 raios solares. Se RW Cepheus estivesse no lugar do Sol, a camada radiante de sua atmosfera estelar (fotosfera) se estenderia além da órbita de Júpiter.
2. WOH G64
A segunda maior estrela do espaço está localizada na constelação Golden Fish, a 160 mil anos-luz do nosso mundo. Apesar do fato de que essa estrela perdeu até um terço de sua massa original devido ao vento estelar, uma camada anular grossa e de longo prazo de um toro de poeira de gás se formou ao seu redor. As "dimensões" da estrela foram ajustadas levando em consideração toda a massa presente em seu anel. Ela deve se tornar uma supernova em alguns milhares de anos.
1. UY Shield (UY Scuti) - a maior estrela do universo
A uma distância de 9500 anos-luz do Sol, na constelação Shield, é a maior estrela do mundo. Seu tamanho aproximado é quase oito unidades astronômicas, onde uma unidade astronômica é a distância entre a Terra e o Sol. Isso é suficiente para estender a fotosfera do Escudo UY para a órbita de Júpiter.
O UY Shield é tão gigantesco e brilhante que você pode vê-lo com binóculos poderosos em uma noite escura. É visível ao longo das estrelas da Via Láctea e parece uma estrela avermelhada com um ponto fraco.
Aprendizagem supergigante
No verão de 2012, os astrônomos, usando o complexo Very Large Telescope localizado no deserto de Atacama, no Chile, mediram os parâmetros de três supergigantes vermelhos próximos à área do centro galáctico. Os objetos de estudo foram UY Shield, AH Scorpio e KW Sagittarius.
Os cientistas determinaram que as três estrelas são 1000 vezes maiores e mais de 100 mil vezes mais brilhantes que o Sol. Eles também descobriram que UY Shield é a maior e mais brilhante das três estrelas. Uma temperatura efetiva de 3665 ± 134 K foi obtida a partir do raio e luminosidade.
Massa e dimensões do escudo UY em comparação com o Sol
A massa exata desta estrela é desconhecida, principalmente porque ela não tem uma estrela satélite visível, devido à qual sua massa pode ser medida estudando a interferência gravitacional. De acordo com modelos evolucionários estelares, a massa inicial de uma estrela (quando formada), correspondente a um estágio supergigante vermelho, como o do UY Shield, seria de cerca de 25 M☉ (possivelmente até 40 M☉ para uma estrela não rotativa) e queimaria constantemente. Presumivelmente, sua massa atual é de 7 a 10 M☉ e continua a diminuir. O UY Shield não é apenas o maior, mas também a estrela em chamas mais rápida da ciência atualmente conhecida.
A massa do Escudo UY é um pouco mais de 30 vezes a massa do nosso Sol, que nem chega ao topo da lista das estrelas mais massivas. Essa honra pertence à estrela R136a1, que é 265 vezes maior que o Sol em massa, mas ao mesmo tempo em raio apenas 30 vezes o raio do Sol.
A massa e as dimensões físicas nem sempre se correlacionam para os corpos celestes, especialmente para as estrelas gigantes. Assim, embora o UY Shield seja apenas 30 vezes mais massivo que o Sol, ele possui um raio em torno de 1700 vezes o raio da luz do dia. O erro desta medição é de cerca de 192 raios solares.
A vida é possível perto de UY Scuti
A zona habitável ou zona orbital com maior probabilidade de vida é uma coisa complexa, cuja possibilidade depende de vários fatores. O planeta em que a vida nasceu não deve estar muito longe ou muito perto da estrela. Segundo os astrônomos, a zona habitável ao redor do UY Shield será de 700 a 1300 unidades astronômicas (AE). Esta é uma distância insanamente longa. O número em quilômetros é simplesmente incompreensível - são cerca de 149 597 870 700 km. Para comparação: a zona habitável no sistema solar está a uma distância de 0,95 a 1,37 UA do sol.
Se um planeta vivo está a uma distância segura, digamos, 923 unidades astronômicas do Escudo UY, o ano em que ele durará 9612 anos terrestres. São quase 2500 anos de inverno! E 2500 anos de verão. Ou seja, muitas gerações que sabem apenas uma época do ano serão substituídas.
O Escudo UY pode de fato ter um sistema planetário nessa zona, mas se isso acontecer, ele não existirá por muito tempo. Você, leitor, pode razoavelmente perguntar: "Por quê?" Porque o futuro da estrela é muito brilhante.
O que espera a estrela no futuro
Com base em modelos modernos da evolução das estrelas, os cientistas sugerem que o UY Shield começou a fundir hélio na concha ao redor do núcleo. À medida que o hélio expira, a estrela começará a mesclar elementos mais pesados, como lítio, carbono, oxigênio, néon e silício. A localização da estrela nas profundezas da Via Láctea sugere que ela é rica em metal. Após a fusão de elementos pesados, seu núcleo começará a produzir ferro, perturbando o equilíbrio de gravidade e radiação, o que levará ao aparecimento de uma supernova. Isso acontecerá em um milhão de anos - não muito tempo para os padrões astronômicos, mas a humanidade tem tempo para se preparar para um espetáculo tão encantador.
Após a supernova, o UY Shield provavelmente se tornará uma hipergigante amarela, uma estrela variável azul ou mesmo uma estrela Wolf-Rayet com temperatura e luminosidade muito altas. Neste último caso, ela “dará à luz” muitas estrelas novas após sua supernova.