O mercado imobiliário russo não está em boa forma. A demanda por imóveis comerciais é reduzida e os inquilinos preferem economizar dinheiro e ocupar um espaço de escritório classe B em vez da prestigiada classe A. Alguns inquilinos pensaram em mudar de profissão e estão lentamente vendendo imóveis.
No entanto, existem aqueles que têm coisas subindo. A lista desses "reis" dos imóveis domésticos foi compilada pela revista Forbes. Os participantes são classificados de acordo com a receita de imóveis recebidos em 2017.
10. Investimentos integrados
Os maiores credores da empresa são um dos bancos mais confiáveis da Rússia - Sberbank, VTB e Russian Agricultural Bank.
Em 2017, o ativo de longa data e importante da Integrated Investments - Gorbushkin Dvor - passou para as mãos do "rei farmacêutico" Viktor Kharitonin. Graças ao acordo, a família Khotin ficou mais rica em meio bilhão de dólares.
9. O Absoluto
O proprietário da Absolute Alexander Svetakov também é dono da seguradora Absolute Insurance and Northeast Company. A maioria dos russos vê seus produtos nos feriados, quando compram um pote de caviar vermelho.
Quanto ao setor imobiliário, as coisas na Absolut estão indo muito bem. No ano passado, o proprietário fez um acordo com a Metro Cash & Carry para vender um terreno na cidade de Pushkino, perto de Moscou. Um novo centro atacadista será construído lá. O montante prescrito no contrato não foi divulgado, segundo especialistas, era de pelo menos 300 milhões de rublos.
8. Regiões GK
O grupo de empresas, de propriedade de Amirkhan Mori e Amiran e Alikhan Mutsoev, conduz dois importantes projetos de construção em Moscou.
Um deles é o primeiro parque temático coberto do país, chamado "Ilha dos Sonhos". Como disse o prefeito da capital, Sergei Sobyanin, "Island of Dreams" se tornará o maior parque de diversões coberto não apenas na Rússia, mas em todo o mundo. O parque, projetado na forma de um castelo de conto de fadas, será dividido em dez zonas temáticas, onde haverá entretenimento para crianças e seus pais. O volume de investimentos na "Ilha dos Sonhos" foi de um bilhão e meio de dólares.
Os mesmos parques estão planejados para serem construídos em São Petersburgo e Ecaterimburgo, enquanto os dois projetos estão em fase de projeto.
O segundo projeto é um shopping center (142,5 mil metros quadrados) e um complexo residencial (78,7 mil metros quadrados) perto da Praça Preobrazhenskaya.
E o Grupo de Empresas da Regiões atuará como investidor e desenvolvedor da roda-gigante mais alta da Rússia e da Europa. A atração será no VDNH, e sua altura será de 140 metros. Para comparação: a altura da maior roda gigante russa da já construída é de 83 metros.
7. Propriedades de KR
Em 2016, a empresa, de propriedade de Alexander Klyachin, estava pronta para concluir um acordo de US $ 655 milhões pela venda de espaço no bairro comercial de Krasnaya Roza com o maior mecanismo de busca russo. Mas a Yandex mudou de idéia e a venda não ocorreu.
No entanto, a KR Properties está indo bem sem isso. Os hotéis europeus lhe renderam mais de 24,5 milhões de euros em receita no ano.
6. Propriedades O1
O principal beneficiário desta empresa de investimento é o bilionário Boris Mints. A O1 Properties está envolvida apenas em imóveis para escritórios em Moscou e apenas em objetos premium.
No ano passado, o Otkritie FC Bank adquiriu alguns dos títulos depositados pelo O1 Group pouco antes de sua reorganização. Ele e o Grupo O1 encerraram antecipadamente quatro contratos de empréstimo e oito linhas de crédito. No entanto, posteriormente, o FC Otkritie recorreu ao tribunal para contestar a transação. O Banco considerou que, devido às “ações coordenadas dos réus”, havia perdido segurança no valor de mais de 30 bilhões de rublos.
5. Grupos de açafrão
Em 2017, uma holding russa de propriedade de Araz Agalarov abriu imediatamente dois imóveis - “Your house Kuntsevo” (35 mil metros quadrados) e “Vegas Kuntsevo” (288 mil metros quadrados).
Para 2018 e os próximos anos, o Crocus Group tem grandes planos: a holding está trabalhando na construção da seção de 118 quilômetros do anel viário central na região de Moscou e está criando um projeto de ponte de duas vias para automóveis que atravessa o rio Moskva e tem vista para a Rodovia Volokolamsk. A construção do trecho do anel viário central está prevista para ser concluída pela Copa do Mundo.
4. Safmar
Devido ao seu amplo campo de atividade, esse grupo industrial e financeiro é um dos maiores empregadores da Rússia. Cerca de 50 mil pessoas trabalham em suas empresas.
O acordo sobre a transferência de "Safmar" cerca de 120 mil km. m. de terra para arrendamento ao Gazprombank se tornou uma das maiores transações no mercado de escritórios da Rússia no ano passado. O valor estimado do aluguel anual será de 402 a 540 milhões de rublos.
3. Tashir
Um dos líderes do setor imobiliário comercial russo não tem nada a ver com a crise. Enquanto outros vendiam seus ativos, Tashir abriu seis lojas de varejo sob a marca One Way em Yerevan. E até 2020, planeja concluir a construção de uma estação de ônibus de longa distância em Moscou. Ele ficará localizado perto da estação de metrô Seligerskaya.
2. IKEA Mos
Na segunda linha da lista dos proprietários mais ricos da Rússia em 2018, está o representante do grupo IKEA Centres. Este grupo está entre os 5 maiores promotores imobiliários de varejo europeus.
Em 2022, o hipermercado IKEA será construído em Tyumen. Até o momento, existem 14 lojas com a marca IKEA na Rússia.
1. Praça Kievskaya
Líder indiscutível entre os players do mercado imobiliário russo, segundo a Forbes. A principal receita da empresa é proveniente da hotelaria e aluguel de espaço de varejo. Talvez os mercados conhecidos por todos os moscovitas: "The Gardener", "Moscow" e "Food City" pertençam à "Kiev Square".
Recentemente, a empresa comprou um lote em Khimki, será construído o agro-cluster Food City 2. Os jardins da Praça Kievskaya estão em expansão, incluindo um hotel em Novy Arbat e um complexo hoteleiro no histórico bairro de Zaryadye em Moscou.
Além disso, a empresa pretende gastar cerca de US $ 400 milhões na reconstrução do complexo esportivo de Olimpiysky.