Se no ano passado o mercado de compras governamentais ainda tentou imitar a concorrência, então foi decidido não observar nem mesmo a aparência de decência. Os pedidos de vários bilhões de dólares são distribuídos diretamente a empresas pouco conhecidas. Mas se o Serviço Federal Antimonopólio estiver adormecido, a Forbes russa estará atenta aos fluxos de caixa no país. Apresente a sua atenção ranking das maiores ordens do governo em 2017compilado pelos analistas da Forbes com base no recurso zakupki.gov.ru e no Kontur. Compra ”e“ Contorno. Foco".
10. Vazou
A quantidade de ordens do estado: 55,6 bilhões de rublos.
Os dez principais "reis de compras governamentais" estão sendo abertos por uma empresa que não tem relação com estradas, petróleo ou transporte de petróleo nas estradas. Esta é a empresa farmacêutica Protek, de propriedade de V. Yakunin (a cadeia de farmácias Rigla também é dele). No final do ano passado, a empresa ocupava quase um quinto do mercado de vendas de medicamentos e as instituições de saúde do governo serviam como clientes.
9. Balttransservice
A quantidade de ordens do estado: 57,4 bilhões de rublos.
Há dois anos, Ruben Vartanyan e seus amigos compraram 40% da Baltransservice, a empresa transportadora. Mas a Rosneft não deixou a atenção dos amigos e, por mais cinco anos, eles estarão envolvidos no transporte de mercadorias por uma quantidade impressionante de 143 bilhões de rublos. Claro, sem concorrência.
8. A primeira empresa de frete
A quantidade de ordens do estado: 89,4 bilhões de rublos.
A First Freight Company é uma das maiores empresas de transporte marítimo da Rússia e faz parte do grupo internacional UCL Holding. No ano passado, Rosneft deu vários pedidos, totalizando 87,7 bilhões de rublos para serviços de logística.
7. Stroygazmontazh
A quantidade de ordens do estado: 96,9 bilhões de rublos.
O ano passado não foi fácil para Arkady Rotenberg, proprietário da Stroygazmontazh. Se, na lista do ano passado de "reis da ordem do estado", ele se destacou orgulhosamente dos outros participantes da classificação com uma bela quantidade de 555,55 bilhões de rublos, então ele teve que gerenciar um modesto 96,9 bilhões. Mas a Gazprom ainda não o deixa e continua jogando peças como um contrato para a construção do próximo gasoduto de 39,8 bilhões de rublos.
6. Metrô de Moscou, Transmashholding e Transoil
A quantidade de ordens do estado: 117 bilhões de rublos.
O governo de Moscou e Kazmetrostroy não deixaram para trás suas empresas de atenção pertencentes a I. Makhmudov e A. Bokarev - agora fornecem à capital bondes e constroem estações do terceiro anel do metrô.
5. Gennady Timchenko
A quantidade de ordens do estado: 137,7 bilhões de rublos
O quinto lugar na classificação dos amantes da torta estatal não é uma empresa, mas uma pessoa. A Gennady Timchenko tem participação em três empresas - Stroytransneftegaz, Transoil e Stroytransgaz. E, embora em 2016, a Stroytransgaz tivesse que apertar mais o cinto, já que sua participação nas ordens do governo era menor do que o habitual, mas a Transoil preencheu a desvantagem. A Rosneft emitida para a empresa, 80% de propriedade da Timchenko, contrata um total de 68,8 bilhões de rublos. "E a competição?" - você pergunta. Qual concurso?
4. Neftetransservice
A quantidade de ordens do estado: 147,1 bilhões de rublos.
A Neftetransservice atua no transporte há muito tempo e é uma das maiores empresas transportadoras do mercado. "Por que confiar a carruagem a outra pessoa se Neftetransservice estiver por perto?" - aparentemente, pensaram na Rosneft e concederam à empresa sem licitação vários contratos para o transporte de cargas de petróleo. O maior deles - na quantidade de 119,4 bilhões de rublos.
3. Stroytransneftegaz
A quantidade de ordens do estado: 153,3 bilhões de rublos.
O número exato de proprietários de Stroytransneftegaz permanece oculto em segredo (sabe-se que apenas metade pertence a Timchenko e seus parentes já mencionados no ranking), mas eles recebem pagamentos estatais lucrativos da Gazprom de forma estável. Portanto, no passado de 2016, eles foram enriquecidos em 153,3 bilhões de rublos, é claro, sem licitação.
2. WAD
A quantidade de ordens do estado: 163,2 bilhões de rublos.
A adesão da Crimeia para alguns não é apenas uma questão de orgulho nacional ou um sonho de relaxar no mar quente a preços reduzidos, mas também uma ótima oportunidade para encher seus bolsos. Assim, no ano passado, a VAD CJSC e seus proprietários, Abramov e Perevalov, conseguiram, sem uma proposta do governo da Criméia, um contrato de luxo para a construção de uma estrada que liga a península ao continente russo por uma quantia modesta de 128 bilhões de rublos.
1. NIPI NG "Peton"
A quantidade de ordens do estado: 176 bilhões de rublos.
O primeiro lugar na seleção dos pedidos governamentais mais lucrativos para empresas privadas vai para três amigos - Mnushkin, Polyakov e Zaitsev. Sua empresa, NIPI NG Peton, conseguiu dois grandes contratos ao mesmo tempo - para a construção de uma estação de processamento de gás natural e para a instalação de estabilização de condensação do campo de Yamal. Este é um grande sucesso para a empresa, cuja receita anual era de apenas 2 bilhões de rublos.