Ao escolher um laptop, os compradores observam não apenas seus parâmetros técnicos e preços, mas também o fabricante. Portanto, o recurso LaptopMag, dedicado às análises de smartphones, tablets e laptops, avalia anualmente as marcas globais de "laptop" e compila classificação de fabricantes de notebooks.
Ao compilar a lista, os especialistas do site usaram uma escala de 100 pontos, dividida em várias categorias: análises de usuários (máximo de 30 pontos), suporte técnico (máximo de 20 pontos), design (até 15 pontos), garantia de laptop (até 5 pontos), qualidade do software pré-instalado (até 5 pontos), a faixa geral do modelo (até 15 pontos), inovação (até 10 pontos).
Aqui estão as 10 melhores marcas de laptop.
10. Toshiba
A pontuação total é 58.
É o último lugar pela segunda vez desde 2013. Isso se deve a laptops de baixa qualidade, suporte técnico inadequado e design medíocre. Para preencher a pomada, a LaptopMag acrescentou que a Toshiba obriga os usuários a pagar os custos de remessa ao devolver produtos de baixa qualidade e baixa muitos programas indesejados.
9. Samsung
A pontuação total é 60.
Embora a empresa tenha lançado vários laptops finos e leves, como o Ativ Book 9 e o Book 9 Plus, seus produtos não competem com outros laptops com mais baterias de "longa duração", e o design não pretende receber críticas. Mas a Samsung oferece um bom suporte técnico por telefone.
8. Acer
A pontuação total é 67.
Em 2016, a marca passou do último para o oitavo lugar, principalmente devido às fraquezas de seus concorrentes, já que inovação e suporte técnico não estão entre os pontos fortes dos produtos Acer. A maioria dos novos laptops da marca foi classificada como boa, mas não excelente.
7. Microsoft
A pontuação total é 71.
A empresa é conhecida por seus produtos inovadores, como o laptop Surface Book, duas vezes mais rápido que o MacBook Pro (como afirma o fabricante). No entanto, a Microsoft tem uma tendência alarmante de lançar produtos "brutos", como foi o caso do inconveniente touchpad na superfície do Surface Book. E os produtos da marca são caros em comparação com os concorrentes.
6. HP
A pontuação total é 73.
Este ano, a marca "caiu" imediatamente em dois lugares, já que em 2015 lançou vários modelos malsucedidos que sofreram com uma bateria de curta duração, incluindo o Spectre x2 2-em-1, Envy 13t e EliteBook 745 G3. Ao mesmo tempo, o X360 13t Spectre foi um dos melhores notebooks para transformadores do ano passado.
5. MSI
A pontuação total é 75.
A linha de laptops MSI (principalmente modelos de jogos) apresenta recursos novos e intrigantes, como teclados mecânicos e sensores de rastreamento ocular. Os dispositivos da empresa têm um design e desempenho atraentes, mas os usuários precisam arcar com o custo de entrega de laptops defeituosos ao fabricante.
4. Lenovo
A pontuação total é de 77.
A Lenovo fabrica alguns dos melhores laptops do mundo, mas também possui modelos malsucedidos. O último, de acordo com o LaptopMag, é o LaVie Z, que pesa 0,45 kg, mas tem um teclado terrível. No entanto, o fraco suporte por telefone da empresa não permitiu alcançar os três primeiros.
3. Asus
A pontuação total é 81.
A empresa se tornou líder no ranking graças a laptops de alta qualidade, como o Asus Zenbook UX305. Eles garantiram o terceiro lugar na categoria de análises para o fabricante de Taiwan.
2. Dell
A pontuação total é 82.
Pelo segundo ano consecutivo, a Dell foi o melhor fornecedor de laptops e o número dois no geral devido à sua excelente linha de laptops e uma garantia útil. A empresa oferece a mais ampla gama de laptops, desde jogos de baixo custo até jogos de alto desempenho.
1. Apple
A pontuação total é 83.
Ainda é o primeiro entre as marcas de laptops. É líder pelo sétimo ano consecutivo, graças a uma combinação dos melhores laptops da categoria e suporte técnico líder do setor. Uma empresa em Cupertino, Califórnia, também recebeu as melhores notas por poderosos programas pré-instalados e convenientes opções de garantia. Um laptop com defeito pode ser enviado por correio (os custos de envio são suportados pela Apple) ou levados à loja para serviços de garantia.