A insignificância do homem não é sentida em lugar algum, nem diante dos elementos. E a beleza assassina dos vulcões simplesmente não pode deixar de admirar. Então, sua atenção é convidada para os cinco vulcões mais bonitos do planeta.
Hualalai (Havaí, Estados Unidos)
O diâmetro da cratera deste vulcão é de cerca de 4,5 quilômetros, o que o torna o maior dos vulcões ativos na Terra. Paisagens “lunares” e lava fantasticamente congelada são de grande interesse para turistas e amantes da natureza. Excursões fascinantes são organizadas aqui, graças às quais você pode encontrar muitas fotos deste vulcão e até sua erupção, capturadas em vídeo. Segundo as crenças antigas dos povos locais, Hualalai é considerado o habitat da deusa dos vulcões Pelé. As formações de lava também recebem o nome dela. Gotas de lava, que após o resfriamento congelaram em forma de lágrima, foram chamadas de "lágrimas de Pele", enquanto os fios de vidro vulcânico, formados durante o rápido resfriamento da lava que flui para o oceano, foram chamados de "cabelos de Pelé".
Kilimanjaro (Tanzânia)
Quem não se lembra das fotos de vulcões dos livros de geografia da escola? Provavelmente todos eles foram feitos por Kilimanjaro, porque este gigante de cabelos grisalhos tem um formato de cone quase perfeito. Esta montanha incrivelmente bonita pode ser vista até do espaço. O nome "Kilimanjaro" na tradução literal significa "uma montanha que brilha". No entanto, agora a cobertura de neve que cobre seu topo está derretendo a uma velocidade espantosa. Nos últimos cem anos, a quantidade de gelo e neve em seu pico diminuiu 82%, e agora os cientistas prevêem seu desaparecimento completo literalmente nos próximos 7-9 anos. Portanto, se você quiser ver o Kilimanjaro como nos livros didáticos, deve se apressar!
Vesúvio (Nápoles, Itália)
A erupção do Vesúvio 79 dC, talvez a mais famosa da história. A catástrofe em um dia destruiu completamente as cidades antigas de Pompéia, Estábia e Herculano. Atualmente, o Vesúvio parece bastante inofensivo, e seu próprio nome agora causa cada vez mais associações gastronômicas. Mas o Vesúvio ainda é considerado o vulcão mais perigoso do planeta. E ele ainda está ativo: a última erupção ocorreu em 1944. O Vesúvio está localizado no sul da Península dos Apeninos, a apenas 15 quilômetros de Nápoles, que é quase um milionésimo.
Eyyafyatlayokudl (Islândia)
Apesar do fato de que, sem uma fratura da língua, apenas o venerável proferidor da língua pode pronunciar o nome desse tumulto do norte na primeira tentativa, sua erupção em 2010 lhe trouxe fama mundial. Esse Eyyafyatlayokudl, durante a erupção, jogou tanta cinza na atmosfera que provocou uma estagnação mundial no transporte. Agora, nas montanhas da Islândia, tudo está bastante calmo, os vôos seguem o cronograma e o Eyyafyatlayokudl, que já se enfureceu, pode ser visto em um voo de helicóptero.
Vulcões do Alasca (EUA)
Uma série de vulcões cobertos de neve é tão ativa que um observatório separado foi criado para estudar seu comportamento. Em 2009, ocorreu uma série de erupções no Alasca, durante todo o período em que uma enorme nuvem de cinzas vulcânicas subiu até uma altura de cerca de 15 quilômetros, bloqueando todo o tráfego aéreo de Cook Bay. Mas agora esses vulcões, assim como o seu homólogo islandês, podem ser admirados da altura de um helicóptero.