A Forbes analisa regularmente as cidades russas por sua atratividade para os empreendedores. Os especialistas avaliam a disponibilidade de mão de obra qualificada, a ausência de obstáculos legislativos, a disponibilidade de espaço para escritórios, terrenos, comunicações, carga tributária e pressão administrativa.
Hoje em nossos dez coletados as melhores cidades da Rússia para fazer negócios Segundo analistas da Forbes.
10. Saratov
Apesar do alto nível de dívida, que representa cerca de 80% das receitas orçamentárias para 2013, as autoridades estão tentando atrair investidores com ofertas atraentes na forma de uma carga tributária reduzida. Assim, os empresários que investiram mais de 50 milhões de rublos em qualquer setor (exceto construção) da economia da região aguardam apenas 13,5% do imposto de renda, em vez de 17,5%, bem como o imposto sobre a propriedade no valor de 0,1%
9. Kazan
Atualmente, o boom da construção é observado na capital do Tartaristão. Em preparação para a World Universiade, as autoridades de Kazan distribuíram ativamente contratos de construção ao longo do ano passado. É verdade que a prioridade foi dada às empresas locais. Apenas 7% foram para empreiteiros não residentes.
8. Kemerovo
Kemerovo está crescendo constantemente no ranking graças ao desenvolvimento de infraestrutura. Há pouco tempo, uma rodovia de quatro faixas que liga a cidade a Leninsk-Kuznetsk foi posta em operação. A propósito, esta é a primeira e única rodovia da Sibéria na qual o limite de velocidade é aumentado para 110 km / h. Em geral, nos últimos 10 anos, o investimento em ativos fixos da cidade atingiu 43 bilhões de rublos, mostrando um aumento de quase 10 vezes.
7. Irkutsk
Pode-se dizer que quase toda a indústria de grande escala da região está sob o controle de grupos financeiros e industriais federais. O governador Sergey Eroshchenko e o prefeito Viktor Kondrashov chegaram ao poder dos negócios. No entanto, segundo Oleg Yatsenko, um dos líderes do partido Delovaya Rossiya, os negócios na região estão se desenvolvendo não graças a, mas contrariamente às ações das autoridades.
6. Tolyatti
Desde 2010, o parque tecnológico do vale de Zhiguli foi construído em Togliatti, que supostamente resolverá o eterno problema das cidades de indústria única - um baixo nível de diversificação econômica. Agora na cidade, além da AvtoVAZ e das empresas da indústria química, começaram a aparecer empresas de alta tecnologia.
5. Omsk
A produção de tanques T-80, veículos de lançamento Proton, reparo de helicópteros Mi-8 - esses são apenas alguns toques que deixam claro que a cidade possui um grande número de especialistas qualificados e infraestrutura desenvolvida. Os investidores estrangeiros representados pela francesa Decathlon e pela checa PPF Real Estate Holding vão construir shopping centers aqui.
4. Tomsk
A indústria da cidade universitária é baseada no processamento de gás e petróleo. Em 2011, a primeira planta que produz estações base 4G na Rússia foi aberta na Zona Econômica Especial local. Isso foi facilitado pela disponibilidade de mão de obra treinada, baixas taxas de empréstimos e uma carga tributária relativamente tolerável.
3. Krasnodar
A capital de Kuban fez um avanço no ranking, porque em 2012 a cidade ocupava apenas o 10º lugar na lista. Entre as maiores empresas da região está a CJSC Tander Sergei Galitsky, dona das mercearias Magnit. A economia de Krasnodar está se desenvolvendo ativamente em todas as direções, apenas na construção de moradias há uma diminuição na demanda. É muito mais rentável comprar imóveis baratos na vizinha Adygea.
2. Ufa
A indústria mais significativa na economia da cidade é a produção de petróleo, refino e a indústria química. No entanto, em Ufa, existem todas as condições favoráveis para as pequenas empresas. Há muita mão-de-obra qualificada, condições bastante simples para obter terra, capacidade de energia disponível.
1. Kaliningrado
A liderança de Kaliningrado no nosso Top 10 deve-se em grande parte à presença da Zona Econômica Especial aqui. A maior empresa da cidade é a Avtotor, que oferece empregos para milhares de residentes. A infraestrutura em desenvolvimento de Kaliningrado favorece o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, que em muitos casos estão abrindo aqui, atraídas por incentivos fiscais.