Grupo de pesquisa suíço e líder em educação gerencial IMD (Institute of Management Development) publicado classificação de competitividade mundial.
O IMD realiza uma análise competitiva desde 1989. Cada país é avaliado com base em 331 critérios que caracterizam a eficácia do governo, o estado da economia, o estado do ambiente de negócios e o desenvolvimento da infraestrutura.
A Rússia este ano ficou em 48º lugar entre as 59 possíveis. E hoje estamos chamando a atenção dos dez principais líderes na classificação do IMD.
10. Catar
- Um grande exportador global de petróleo e gás natural. Esse estado monárquico fornece aos cidadãos um padrão de vida consistentemente alto. O governo está adotando uma política que visa atrair investimentos estrangeiros e diversificar a economia.
9. Alemanha
- Um dos quatro países europeus que figuraram entre os dez primeiros. A preservação da produção orientada para a exportação e a alta disciplina financeira permitiram à Alemanha subir uma linha - em 2011, ocupava o 10º lugar no ranking do IMD.
8. Noruega
Ao longo do ano, ela melhorou sua posição no ranking em 5 posições. A riqueza de recursos naturais, combinada com um sistema político de orientação social, permite que esse país escandinavo melhore seu desempenho mesmo em condições de instabilidade financeira global.
7. Taiwan
- Um grande exportador asiático de produtos manufaturados fornece tecidos, eletrônicos, produtos de metal, plásticos e equipamentos não elétricos aos mercados globais. Apesar de Taiwan ter perdido uma linha no ranking em relação ao ano passado, os especialistas apreciam muito a estabilidade desse estado autoproclamado.
6. Canadá
- Ocupa de forma estável lugares altos entre os países mais competitivos do mundo. Um alto padrão de vida da população, uma economia aberta e orientada para a exportação desenvolvida, uma situação política estável formam uma imagem positiva aos olhos dos especialistas do IMD.
5. Suécia
- com uma população de 9 milhões de pessoas, tem sede em 50 empresas globais, incluindo Saab, Scania, Volvo, ABB, Oriflame, TELE2, Electrolux, IKEA. Este país gasta cerca de 5% do PIB em subsídios à educação. A alta estabilidade da economia e a situação política garantem à Suécia um alto nível de competitividade.
4. Singapura
- mantém um clima favorável ao investimento nas últimas décadas. A cidade-estado é caracterizada por um alto nível de bem-estar da população. Cingapura está tentando manter uma carga tributária baixa, prestando muita atenção ao desenvolvimento de tecnologia da informação, eletrônica e biotecnologia.
3. Suíça
- melhorou sua posição no ranking em 2 linhas em comparação com 2011. Sua posição hoje é estimada por especialistas como a melhor entre os países europeus. A Suíça é líder mundial em termos de segurança, bem-estar e nível de desenvolvimento de uma cultura comercial.
2. EUA
- Este ano, posição ligeiramente reduzida. No entanto, a influência dos Estados na economia mundial é tão alta que os estados europeus ainda não são capazes de competir com eles, apesar de todos os esforços para se integrar.
1. Hong Kong está nas letras do ranking pelo segundo ano consecutivo
Especialistas enfatizam o alto nível de indicadores em Hong Kong, como a eficácia do governo e dos sistemas de organização de negócios.