A inteligência artificial (AI) ainda está em sua infância, mas já está sendo usada em várias áreas: da medicina e agricultura ao tráfego, criando sistemas para uma “casa inteligente” e tradução automática.
Aqui, examinamos algumas das principais áreas de inteligência artificial que, de acordo com especialistas da Forbes, Computerworld, Interesting Engineering e outras publicações especializadas, se tornarão as tendências mais importantes da IA em 2020.
10. Os aspectos éticos se tornarão mais importantes no desenvolvimento da IA.
À medida que a IA fica mais inteligente (mas ainda não o suficiente para proclamar “Glória aos robôs!” E conquistar a humanidade), os desenvolvedores precisam prestar mais atenção aos aspectos éticos de seu trabalho.
A estrutura ética para o desenvolvimento e uso da IA é projetada para determinar como as pessoas devem desenvolver e usar suas criações, bem como definitivamente não deve ser usada.
Muitos cientistas e até escritores dedicam seus trabalhos ao problema da interação de pessoas e IA, por uma brevidade chamada "roboética". O exemplo mais simples é As Três Leis da Robótica, do escritor de ficção científica Isaac Asimov. Alguns especialistas argumentam que 2020 é o momento certo para transformar os conceitos de Asimov em lei antes da chegada de IAs verdadeiramente avançadas.
9. Os chatbots “capturam” negócios na Internet
Os chatbots - programas de diálogo com um cliente usando comandos de texto ou voz - há muito tempo são instalados nos sites de muitas lojas online russas e estrangeiras.
E em 2020, de acordo com especialistas da Forbes, a presença de um bot de bate-papo é obrigatória para quase todas as plataformas de serviços de comércio eletrônico e SaaS. Está disponível 24 horas por dia, diferentemente dos operadores humanos, e ajuda perfeitamente a reter clientes, respondendo a perguntas comuns.
8. A IA será ativamente usada em computação gráfica
Uma das tendências que observaremos em 2020 está associada ao uso ativo da inteligência artificial em computação gráfica. Isso ajudará a criar efeitos mais realistas, como a criação de veículos e personagens com aparência mais crível em filmes e jogos.
Recriando uma cópia realista de metal na tela, o brilho opaco de madeira ou couro - como regra geral, o processo consome muito tempo. Requer de um artista humano não apenas experiência, mas também paciência. E a IA pode fazer esse trabalho duro mais rápido e "sem nervosismo". A NVIDIA, por exemplo, trabalha nisso há vários anos. Os engenheiros da empresa usam inteligência artificial para criar métodos mais baratos e rápidos para renderizar gráficos hiper-realistas em jogos de computador.
7. A IA será aplicada no campo da segurança cibernética
De acordo com uma recente pesquisa de tendências de tecnologia realizada em 2020 pela Computerworld, 43,9% das pessoas aguardam ansiosamente a implementação de tecnologias de IA na proteção de redes, aplicativos e dados contra ataques digitais. Isso não é surpreendente, dado o crescente número de crimes nessa área.
As organizações precisam de ajuda para identificar ameaças e impedir o vazamento de dados, e a inteligência artificial imparcial pode compensar a escassez de profissionais de segurança cibernética.
6. O Dipfake vai ficar ainda melhor ... ou seja, pior
A tecnologia com a qual você pode fazer caretas no vídeo permite criar vídeos muito engraçados. Mas ela também abre as portas para consequências perturbadoras que podem potencialmente danificar ou destruir a reputação de uma pessoa no mundo real.
O Dipfeiki já está se tornando muito difícil de distinguir de um vídeo real, e poderemos dizer no futuro com confiança que falso e o que não é? Isso é muito importante, pois o dipheyk pode ser facilmente usado para espalhar desinformação política, sabotagem corporativa ou até intimidação.
Google e Facebook tentaram evitar possíveis aspectos negativos, lançando milhares de vídeos dipfake para ensinar a IA a distinguir entre eles. Infelizmente, muitas vezes até a IA ficou confusa.
5. A IA se tornará uma das principais ferramentas dos profissionais de marketing
Entender o comportamento do cliente é uma das pedras angulares de uma empresa de sucesso, e os algoritmos de IA ajudam os empresários e profissionais de marketing a coletar esses dados de maneira rápida e eficiente.
Como resultado, os usuários recebem ofertas personalizadas com base em suas preferências em uma loja online específica.
Os especialistas da Forbes prevêem que, em 2020, a personalização do marketing da IA se estenderá a todas as plataformas de comércio eletrônico online.
4. O reconhecimento de rosto aparecerá em mais lugares
O reconhecimento de rosto é uma das tendências mais importantes relacionadas à inteligência artificial em 2020. Essa tecnologia é usada tanto por organizações privadas quanto por serviços de segurança aeroportuária e até mesmo na vida cotidiana, por exemplo, para desbloquear seu smartphone.
Em 2020, a inteligência artificial será ainda mais usada para reconhecer e rastrear a localização e o movimento de várias pessoas. Alguns programas podem até ajudar a localizar pessoas específicas, analisando sua marcha e freqüência cardíaca.
3. O texto preditivo se tornará mais acessível
O texto eletrônico inteligente está gradualmente passando de dispositivos móveis para um computador. Ele já está sendo testado em serviços como o Gmail.
Quando usado corretamente, isso pode ajudar os usuários a acelerar significativamente a gravação de mensagens e pode ser especialmente útil para pessoas com deficiências físicas que têm dificuldade em digitar.
Só podemos adivinhar como isso se desenvolverá em 2020, mas parece que a entrada intelectual de texto pode rapidamente se tornar uma parte familiar e útil de nossa vida.
2. A saúde digital está aqui
Nos países desenvolvidos, a saúde digital não é uma promessa doce do governo, mas um estilo de vida. Este ano, foram apresentadas na CES 2020 cerca de 150 exposições, que incluíam tecnologias para normalizar o sono, tecnologias para monitorar a saúde de uma criança, mãe, etc.
Graças ao desenvolvimento dos recursos da IA e da rede 5G em 2020, a transição de "sintomas baseados em telemedicina para dados reais" começará e os médicos terão amplo acesso a vídeos em tempo real e dados semelhantes que facilitam o monitoramento da condição do paciente.
1. A IA ajudará a otimizar a produção
Lembra da fábrica de droides totalmente automatizada em um dos episódios de Guerra nas Estrelas? Bem, isso ainda está muito longe, no entanto, linhas de produção autônomas operando sob o controle da IA estarão conosco em um futuro não muito distante.
Isso promete reduzir custos, melhorar a qualidade do produto e reduzir o consumo de energia para as organizações que investem nessa tecnologia. Um efeito colateral de todos esses benefícios é a perda de empregos para muitas pessoas.