O e-sports tem um enorme potencial de espectador. Somente no ano passado, segundo o NewZoo, 22 milhões de telespectadores assistiram a transmissões de esportes eletrônicos.
Gigantes do mercado russo como Megafon, MTS, Tele2, Tinkoff Bank e outras grandes marcas não ignoram os eSports. E quanto mais patrocinadores sólidos, mais dinheiro os participantes da competição. Alguns deles ganham centenas de milhares e até milhões de dólares em suas carreiras.
Para selecionar o melhor dos melhores esportes eletrônicos russos do mundo, os especialistas da revista Forbes fizeram três coisas:
- Calculamos o dinheiro (prêmios, salários e contratos de publicidade de jogadores, fundos investidos de investidores e receita de empresas de esportes eletrônicos em 2018).
- Estudamos o fator de influência:
- quantas vezes um jogador ganhou torneios e quais são suas estatísticas pessoais;
- com que frequência essa ou aquela equipe é mencionada na mídia e qual é seu status;
- a rapidez com que a empresa cresce financeira e auditivamente;
- quão grande é a audiência de transmissões e canais do YouTube, o torneio é prestigiado etc.
- Entrevistou jornalistas independentes especializados em e-sports, bem como representantes de recursos populares: Cybersport.ru, Cyber.Sports.ru, Kanobu, Igromaniya.
O resultado foi uma lista das pessoas mais influentes em esportes eletrônicos na Rússia e no espaço pós-soviético, segundo a Forbes. Talvez depois de ler você pare de repreender as crianças por brincarem demais.
10. Yaroslav Komkov
Era: 33 anos
Co-fundador da Winstrike Holding
Empresa / Organização: Winstrike
Antes de se dedicar ao campo do e-sports, Yaroslav trabalhou na indústria cinematográfica e no jornalismo. Ele ajudou a publicação Sports.ru com a promoção da seção de e-sports, que acabou se transformando em um projeto independente.
Isso foi seguido pela criação do clube Gamer Stadium, no entanto Komkov e seu parceiro sênior divergiram, e Yaroslav já havia lançado o projeto Winstrike por conta própria. Esta organização organiza torneios, auxilia as equipes na busca de patrocinadores e lida com muitas outras atividades relacionadas ao eSports.
Em setembro, na capital sob o patrocínio de Winstrike, foi realizada a fase mundial da série BLAST Pro Series sobre Counter-Strike: Global Offensive. O prêmio totalizou 250 mil dólares e os patrocinadores do torneio foram de marcas como Toyota, Samsung e outras.
9. Alexey Solo Berezin
Era: 29 anos
Jogos: Dota 2
Empresa / Organização: ESforce Holding (Virtus.pro)
O capitão da equipe do Dota 2 Virtus nem sempre lutou por vitórias. Os jogadores podem ter esquecido, mas Runet se lembra da história de 2013, quando Berezin apostou cem dólares na perda de seu time e recebeu 322 dólares.
Quando os organizadores do torneio descobriram isso, Solo foi desclassificado por toda a vida. No entanto, ele se declarou culpado, pediu desculpas e o período de inelegibilidade foi reduzido para um ano. Isso foi lembrado como um meme “322”, que significa uma partida em várias disciplinas de esportes eletrônicos.
Agora, sendo um dos jogadores mais fortes do Dota 2, não apenas na Rússia, mas também no mundo, Solo sempre demonstrou um bom jogo, e até falhou com o Virtus.pro O International 2019 fez tudo ao seu alcance, de acordo com o Cybersport. ru.
8. Daniil Zeus Teslenko
Era: 31 anos
Jogos: CS: GO
Empresa / Organização: Na'Vi (até 2019)
Poucos conseguem vencer a Copa do Mundo CS: GO pelo menos uma vez. E Daniil Teslenko, capitão da equipe Na'Vi, conseguiu cinco vezes. Com o orgulhoso título de cinco vezes campeão, ele deixou a arena de esports em 2019.
A propósito, este ano a Teslenko lançou o livro “Contrário a. O caminho para a vitória ”, em que na primeira pessoa fala sobre seu longo e sinuoso caminho até o topo da glória do jogo.
7. Anton Cherepennikov
Era: 36 anos
Co-fundador da ESforce Holding
Empresa / Organização: ESforce Holding (até 2019), IKS Holding
Uma das pessoas mais famosas do e-sports russo contribuiu ativamente para o renascimento do clube Virtus.pro e o ajudou a se tornar uma das maiores organizações de e-sports do mundo - a ESforce holding.
No entanto, em 2019, Cherepennikov decidiu se afastar do mundo do e-sports e concentrou seus esforços em sua estrutura multidisciplinar de TI, a IKS Holding, cujos interesses estão no campo da mídia e tecnologia de telecomunicações.
6. Dvoryankin romano
Era: 33 anos
Gerente Geral Virtus.pro
Empresa / Organização: ESforce Holding
O principal clube de esportes eletrônicos da Rússia Virtus.pro está sempre na audiência. Mas quantas pessoas sabem quem o controla? Bem, se você não sabia, é hora de nos conhecermos.
Roman Dvoryankin, com a ajuda de investimentos de Alisher Usmanov (5º lugar na classificação das pessoas mais influentes em e-sports na Rússia) e usando seus próprios talentos gerenciais, permite que Virtus fique à tona e concorra com clubes estrangeiros.
Sob sua estrita supervisão, a equipe Virtus.pro que participou dos torneios Dota 2 conquistou as vitórias mais famosas. O que, no entanto, não a impediu de terminar após uma performance inglória no The International 2019. Dois ex-“virtuosos” - Roman RAMZEs Kushnaryov e Pavel 9pasha Khvastunov foram transferidos para outras equipes.
5. Alisher Usmanov
Era: 66 anos
Investidor, ESforce Holding
Empresa / Organização: ESforce Holding
Embora o próprio Alisher Burkhanovich seja da geração que não jogava jogos de computador, ele contribui ativamente para o desenvolvimento de esportes eletrônicos na ex-URSS.
O Mail.ru Group, de propriedade da Usmanov, adquiriu o líder do e-sports russo - holding ESforce - por US $ 100 milhões. E em 2019, ela transferiu 51% das ações da ESforce para a editora internacional de jogos Modern Pick. Mas não por dinheiro e não de graça, mas por uma "pequena participação" no Modern Pick. A edição Vedomosti avaliou em 16%.
4. Alexander Kokhanovsky
Era: 36 anos
O fundador da Na'Vi, DreamTeam, cofundador da ESforce Holding
Empresa / Organização: Na'Vi, DreamTeam
A guerra cibernética nas famosas equipes ucranianas eXtremely Bad e GSC Pro-Team de Alexander Kokhanovsky é coisa do passado.
E no presente - trabalhe no Zero Gravity Group, que inclui o clube de esportes eletrônicos Na’Vi e a plataforma DreamTeam, que ajuda os esportistas novatos a encontrar companheiros de equipe, aprimorar suas habilidades de jogo e ganhar recompensas virtuais e dinheiro real.
3. Vitaly V1lat Volochay
Era: 33 anos
Comentarista do ESports
Empresa / Organização: Elenco principal
Os comentaristas amam e odeiam quase da mesma maneira que os atletas de qualquer esporte. E jogos de computador não são exceção. Vitaliy Volochay é o comentarista mais popular em competições de e-sports no espaço pós-soviético.
Por trás de Volochai, há uma longa experiência de comentar em várias disciplinas, bem como a participação no projeto RuHub (ele foi um dos seus co-fundadores). No entanto, no ano passado, este estúdio, juntamente com outros ativos da ESforce, foi adquirido pelo Mail.ru Group, e Vitaly, juntamente com outro ex-representante do RuHub, Andrei x3m4eg Grigoryev, fundou sua própria empresa Maincast em Kiev.
2. Alexander S1mple Kostylev
Era: 22
Jogos: CS: GO
Empresa / Organização: Na'Vi
Em 2018, Alexander se tornou o jogador de CS: GO mais forte do mundo, de acordo com o HLTV.org, um dos principais sites relacionados ao Counter-Strike. Até agora, nenhum atleta das repúblicas da ex-URSS conseguiu tirar seu título de S1mple.
E, embora periodicamente pareçam rumores de que Kostylev pretende deixar Na'Vi, sua cooperação com o principal clube de esportes eletrônicos da Ucrânia continuou com sucesso de 2016 até o presente.
A Esports Earnings estima que o total de prêmios de Alexander seja de pelo menos US $ 540.000. E seu salário pode chegar a dezenas de milhares de dólares por ano.
1. Roman Ramzes Kushnarev
Era: 20 anos
Jogos: Dota 2
Empresa / Organização: Gênios do mal
Nem todo jovem na Rússia pode se orgulhar de ter ganho mais de 1,7 milhões em sua carreira por seus próprios esforços, e é precisamente esse valor, de acordo com os especialistas em Esports Earnings, que Roman Kushnarev recebeu na forma de prêmios por todos os seus jogos a partir de 2015.
Roman é o primeiro esportsman russo a se tornar o embaixador da marca Head & Shoulders (promotor de massa).
Ele também é o primeiro jogador no espaço pós-soviético a marcar 10 mil pontos em Dota.
Ramzes começou a jogar na escola para ganhar tempo. E ele recebeu sua primeira taxa de mil rublos para torneios locais no clube de Novokuznetsk. Era pouco provável que o jovem pensasse que, aos 18 anos, ele seria capaz de comprar um apartamento por uma taxa de torneio.
Roman não planeja descansar sobre os louros. Tendo se separado da equipe russa Virtus.pro em setembro, ele mudou para o American Evil Geniuses. Segundo o Cyber.Sports.ru, o valor dessa transferência (com bônus) é de 250 mil a 300 mil dólares.