Os cientistas acreditam que a vida se originou nos oceanos e só então "fluiu" para a terra. E para ver as criaturas que não queriam rastejar nesta mesma terra, não é absolutamente necessário voltar ao oceano novamente. Basta visitar o aquário.
Depois de calcular a capacidade total dos aquários populares, escolhemos o maior aquário do mundo e informamos onde ele está. Assim como aquários menores, mas talvez você goste ainda mais. Afinal, cada um deles é único à sua maneira.
10. Aquário Mundial de Sochi Dicovery
A capacidade total é de 5 milhões de litros de água.
Este é o maior aquário da Rússia. Está localizado na cidade turística do distrito de Adler, em Sochi.
O Sochi Dicovery World Aquarium consiste em dois andares: no primeiro há habitantes marinhos e no segundo - água doce.
Ao mesmo tempo, os visitantes podem não apenas olhar para os habitantes do reino de Netuno, mas também interagir com alguns deles. Por exemplo, alimente carpas koi que nadam em águas abertas. Ou montar uma tartaruga. E os mais ousados podem até afiar moréias e nadar em um aquário com tubarões (é claro, bem alimentados).
9. Akvaryum de Istambul, Turquia
Capacidade total - 6,8 milhões de litros de água.
Este aquário ocupa uma posição de liderança entre estabelecimentos similares em todo o mundo devido ao seu volume, variedade de espécies de peixes e rotas ativas. O último inclui 17 tópicos e 1 floresta tropical, do Mar Negro ao Oceano Pacífico.
Todos os seres vivos (e há um total de 17.000) vivem em condições que repetem seu habitat natural. Aqui você pode ver moreias, peixes de pedra, arraias, piranhas, pinguins e, claro, tubarões.
Além de criaturas vivas, este aquário também está cheio de paisagens interessantes que você pode ver e tocar. As crianças gostam especialmente de um submarino abandonado, onde você pode transmitir um sinal no código Morse.
8. Aquário Nacional, EUA
A capacidade total é de 8,3 milhões de litros de água.
O National Aquarium em Baltimore, Maryland é um dos maiores e mais famosos aquários dos Estados Unidos. Foi inaugurado em 1981 e desde então recebe anualmente 1,5 milhão de pessoas.
É o lar de 20.000 peixes, aves, anfíbios, répteis e mamíferos marinhos de várias espécies. Há um beco de tubarões, um aquário com golfinhos, onde você pode ver como eles aprendem e brincam, além de muitos outros lugares interessantes.
Uma parte interessante deste aquário é o nível que imita a floresta amazônica. Inclui duas plataformas elevadas para observação de pássaros e uma caverna com várias vitrines com répteis, anfíbios e artrópodes terrestres.
7. Okinawa Churaumi Aquarium, Japão
Capacidade total - 9,8 milhões de litros de água.
O Museu Okinawan de Natureza Marinha Marinha é uma das atrações mais populares do Japão. Este é o primeiro oceanário do mundo em que foi possível cultivar e criar manto (o maior representante de arraias).
Além disso, aqui (e novamente - pela primeira vez no mundo) eles aprenderam a cultivar corais vivos em um aquário sem teto e que permite a passagem da luz solar natural. No total, o aquário, que os japoneses chamam de Turaumi (Tura - lindo, umi - o mar) contém mais de 26.000 diferentes criaturas marinhas.
6. Dubai Aquarium, Emirados Árabes Unidos
O volume total de água é de 10,5 milhões de litros.
Eles adoram entretenimento nos Emirados Árabes Unidos que tem o prefixo "maior", "maior", "incrível" etc. Portanto, o Dubai Aquarium é um dos dez maiores e mais famosos aquários do mundo. E existe um dos painéis acrílicos mais longos e mais altos do mundo para visualização.
O Dubai Aquarium abriga 33 mil animais aquáticos (de crocodilos a peixes tropicais brilhantes) e possui a maior coleção de tubarões-tigre do mundo.
Apresentações são realizadas regularmente neste aquário, onde você pode aprender mais sobre os habitantes de rios, mares e oceanos. As sessões populares incluem alimentar tubarões e crocodilos, bem como apresentações curtas em shows de lontras, piranhas e pingüins.
5. Oceanário do Cubo, China
O volume total de água é de 11 milhões de litros.
Um dos aquários mais jovens do mundo comemorou seu "nascimento" em 2015. Mas, apesar de tão jovem, ele é famoso por um grande número de "convidados" (33.000 criaturas, incluindo a maior água-viva do mundo). E também a maior janela do aquário do mundo, com 39,65 metros de largura e 8,3 metros de altura.
O orgulho do aquário chinês são dois tubarões-baleia. Mas se você não está interessado nesses gigantes gentis, sempre encontrará uma visão ao seu gosto. De fato, o Cube Oceanarium apresenta exposições de águas quentes e frias, do Oceano Pacífico à Amazônia e ao Ártico Norte.
4. Mundo marinho uShaka, Durban, África do Sul
O volume total de água é de 17,5 milhões de litros.
Este é um dos maiores parques aquáticos do mundo e o parque temático marinho mais popular da África do Sul, que oferece um mundo de passeios aquáticos, shows de golfinhos, focas e pinguins, nadar com tubarões e muitas outras atrações.
Uma das exposições mais impressionantes é a mandíbula gigante de Karharodon - o maior tubarão do mundo.
O uShaka Marine World foi construído com um estilo original e parece um navio antigo. Ao mesmo tempo, possui vários restaurantes modernos, lojas de souvenirs e cafés.
Outro "truque" interessante deste aquário é o vapor "abandonado", e não falso, mas real. Os criadores do parque conseguiram encaixá-lo no território com tanta habilidade, como se o vapor estivesse sempre naquele lugar.
3. Georgia Aquarium, EUA
O volume total de água é de 38 milhões de litros.
De 2005 (data de abertura) a 2012, este aquário foi considerado o maior do mundo. Então ele perdeu esse título para o Singapore Aquarium, mas continua sendo o maior aquário dos Estados Unidos. E é o lar de mais animais do que qualquer outro aquário na Terra.
Nele, você pode ver centenas de milhares de espécies de seres vivos, incluindo espécies exóticas como piranhas, caranguejos japoneses, pinguins de óculos e peixes elétricos.
E o Georgia Aquarium é o único fora da Ásia, onde você pode ver tubarões-baleia. Esses gigantes majestosos vivem em um enorme reservatório de 24.000 m³. Eles foram entregues de Taiwan aos Estados Unidos por via aérea, marítima (por navio) e por terra (por caminhão), que foi o primeiro transporte desse tipo no mundo.
2. Parque da Vida Marinha, Sigapur
O volume total de água é de 45 milhões de litros.
Este aquário gigante, localizado na ilha de Sentosa, fornece um habitat para 100 mil animais marinhos, incluindo raros raios mortos, tubarões-martelo, caranguejos japoneses e outros gigantes marinhos.
A Dolphin Island, parte integrante do Marine Life Park, abriga graciosos golfinhos. Lá, os visitantes receberão uma experiência interativa inesquecível e a oportunidade de conhecer golfinhos nas proximidades, em um ambiente seguro para mamíferos marinhos e humanos. Uma variedade de programas de interação com golfinhos será oferecida para você escolher, incluindo:
- interação em águas rasas, onde os convidados estarão na água até a cintura;
- interação no fundo da lagoa;
- nadar com golfinhos no fundo da lagoa.
E para quem está cansado de observar os habitantes subaquáticos, várias atrações funcionam: toboáguas, foguetes hidromagnéticos e um gigantesco “rio de aventura” com 620 metros de comprimento.
Atualmente, o Marine Life Park é o segundo maior oceanário do mundo.
1. Reino do Oceano Chimelong, China
O volume total de água é de 48,7 milhões de litros.
O maior aquário do mundo está localizado na China, na cidade de Zhuhai. Um grande oceanário com quase 49 milhões de litros de água.
Além disso, este parque temático mantém um recorde não apenas em tamanho, mas também em tamanho da cúpula de visualização subaquática. E listado no Guinness Book of Records para o maior aquário do mundo.
O Chimelong Ocean Kingdom também é conhecido pelo ótimo entretenimento familiar, com passeios emocionantes, shows de circo com animais e fogos de artifício à noite.
O maior aquário do mundo contém vários tubarões-baleia, além de um grande número de outras espécies, como arraias-manta, golfinhos, focas e tubarões.
Se você pretende visitar este aquário, faça-o no fim de semana e não no feriado, caso contrário corre o risco de ficar em uma fila enorme.