Vinificação na Rússia e no exterior traz bons rendimentos. Por exemplo, o custo médio de uma garrafa de vinho em Moscou em 2018 foi de 389 rublos e 324 rublos no país. Mas colecionadores que possuem as garrafas de vinho mais caras do mundo, apenas ria desses preços. Eles pagaram centenas de milhares de dólares por seus tesouros.
Apresentamos os dez melhores vinhos mais caros do mundo, de acordo com o banco de dados do Wine-Searcher e outras fontes. Talvez durante o processo de leitura você queira beber um ou dois copos de suco de uva. Bem, é mais útil e mais barato do que gastar centenas de milhares de dólares (para sua conveniência, convertemos o preço em rublos à taxa de câmbio no momento da redação) do vinho que poderia ter perdido suas propriedades por um longo tempo.
10. Chateau d'Yquem 1811 - US $ 117.000 (7,7 milhões de rublos)
Um dos maiores vinhos da história de Bordéus nasceu em 1811 na vinícola francesa Chateau d'Iquem.
Tendo sobrevivido muito a seus criadores, uma garrafa de Chateau d´Yquem foi vendida em 2011 por 75.000 libras (117.000 dólares) para o colecionador particular Christian Vannek. No momento, é a garrafa de vinho branco mais cara do mundo. E talvez já esteja vazio.
9. Chateau Lafite 1787 - $ 156.450 (10,3 milhões de rublos)
A editora Malcolm Forbes, em 1985, pagou quase US $ 160.000 por uma garrafa de vinho tinto do Chateau Lafite em 1787, que se acreditava pertencer à adega do terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson. Isto é provado pelas iniciais de Th.J. Um dos pais fundadores da fortaleza da democracia era um grande conhecedor de bebidas fortes e tinha uma impressionante coleção de vinhos, que os amantes do dinheiro vendem com sucesso. No entanto, a autenticidade desta garrafa é controversa e os especialistas se dividiram sobre esse assunto.
A história de alto perfil do Chateau Lafite 1787 não terminou após a venda. A Forbes exibiu sua valiosa aquisição em uma coleção dedicada a Thomas Jefferson; no entanto, a rolha da garrafa, incapaz de suportar a luz da lâmpada, secou e caiu para dentro. A Forbes, chateada, chamou imediatamente o especialista em vinhos Michael Broadbent, que na época estava encarregado do departamento de vinhos da casa de leilões de Christie. O conselho de Broadbent foi simples e engenhoso - basta inserir uma nova rolha. Todos esses eventos apenas aumentaram o debate sobre se esse vinho pode ser considerado genuíno ou se a gravação é uma farsa hábil.
8. Ampola Penfolds Limited Edition - US $ 168.000 (11,1 milhões de rublos)
É o vinho mais caro vendido diretamente na vinícola. E aqueles que não podem pagar podem comprar um copo por apenas US $ 850.
Ao contrário de outros participantes da classificação, este vinho em uma embalagem muito original é exclusivamente um produto comercial da vinícola mais famosa do sul da Austrália.
Degustação de vinhos é um processo muito empolgante; e para torná-lo verdadeiramente inesquecível, cada “ampola” que contém um líquido precioso é fornecida com uma ponta de vidro, que deve ser quebrada da maneira correta. O comprador é assistido por uma equipe especialmente treinada na vinícola.
7. Chateau Margaux 1787 - US $ 225.000 (14,9 milhões de rublos)
A história de um dos vinhos mais caros do mundo teve um final trágico. Essa garrafa de Chateau Margot já foi propriedade de Thomas Jefferson e a companhia de seguros o valorizou em US $ 225.000.
Seu último proprietário, William Solokin, um comerciante de vinhos, trouxe sua joia alcoólica para um jantar no Four Season Hotel. E aí o garçom descuidado quebrou! De acordo com outra versão, o próprio Solokin acidentalmente quebrou a garrafa quando sua bolsa com um Chateau Margaux 1787 dentro bateu na mesa de servir.
Seja qual for a realidade, a companhia de seguros pagou a Solokin 250 mil dólares por uma bebida que ele nunca tentaria novamente.
6. Chateau Lafite 1869 - US $ 230.000 (15,2 milhões de rublos)
Chateau Lafite é uma vinícola na França que pertence a membros da família Rothschild desde o século XIX. E assim como os Rothschild são considerados uma das pessoas mais ricas do mundo, o vinho Chateau Lafite é considerado uma das bebidas alcoólicas mais caras disponíveis apenas para o bilhão de ouro.
Em 2010, três garrafas de Chateau Lafite com néctar divino da safra de 1869 foram vendidas no leilão da Sotheby's. Para cada um deles pediram 230 mil dólares. Todos os três lotes foram comprados por um comprador e quanto ele pagou por eles - você mesmo pode calcular facilmente. Agora, o novo proprietário pode desfrutar de uma bebida cara, esvaziando as duas primeiras garrafas e deixando a terceira à inveja de todos.
5. Naufrágio de Heidsieck em 1907 - US $ 275.000 (18,2 milhões de rublos)
A festa desta nobre bebida da colheita de 1907 foi um presente para o último czar russo Nicolau II. No entanto, não chegou ao seu destino, uma vez que o navio que levava champanhe para a Corte Imperial Russa foi afundado por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial. E somente em 1998, os mergulhadores encontraram uma carga valiosa afundada na costa da Finlândia. Infelizmente, não foi incluído na lista dos melhores champanhes de acordo com Roskachestvo, uma vez que não foi projetado para o consumidor de massa.
Agora, sortudos desconhecidos inalam esse maravilhoso aroma da história.
4. Cheval-Blanc 1947 - US $ 304.375 (20,2 milhões de rublos)
O outono da primavera de 1947 foi excepcionalmente quente do início de abril a outubro. A colheita na vinícola Chateau Cheval Blanc começou em 15 de setembro, quando a temperatura do ar era ainda maior que 35 graus, e foi concluída rapidamente. Essas condições quentes fizeram com que os vinhos de Bordeaux de 1947 tivessem atingido níveis atipicamente altos de açúcar natural.
Em 2010, uma das melhores criações da arte da viticultura - a colheita de Cheval Blanc de 1947 - passou para as mãos de um colecionador particular, que lhe entregou mais de 300 mil dólares no leilão da Christies.
3. Chateau Mouton Rothschild Jeroboam 1945 - US $ 310.700 (20,6 milhões de rublos)
No rótulo deste vinho ostenta um sinal dourado "V", indicando a vitória da URSS e aliados na Segunda Guerra Mundial. Mas não apenas o letreiro determinou um preço tão alto pela garrafa. É tudo sobre o seu tamanho grande. Se fosse uma capacidade padrão de 750 ml, seria vendida por apenas 51.783 dólares.
2. Screaming Eagle Cabernet Sauvignon 1992 - US $ 500.000 (33,1 milhões de rublos)
Um dos vinhos mais caros já vendidos. E se outro álcool de elite se tornasse mais caro à medida que envelhecia, o Screaming Eagle de 1992, no momento da venda, ainda não havia comemorado sua década.
Uma garrafa de tamanho “Screaming Eagle” (até seis litros) foi vendida por um milhão e meio de dólares em 2000, em um leilão de caridade na famosa zona vinícola - Napa Valley. Ela poderia pagar a Chase Bailey, ex-chefe da Cisco Systems.
1. Romanee-Conti Grand Cru - US $ 551.314 (36,6 milhões de rublos)
Algumas pessoas gastam mais de meio milhão de dólares com o vinho mais caro chamado Romanee-Conti, uma colheita de 1945. A avaliação inicial da garrafa de Borgonha francesa de 73 anos colocada em leilão na Sotheby's em 2018 foi de US $ 32.000. E o preço final de uma garrafa do vinho mais caro excedeu o preço inicial em mais de 17 vezes.
Romanee-Conti é o "rei dos vinhos de coleção" e 1945 é a sua safra mais cara. Apenas 600 garrafas foram produzidas naquela época, e este foi o último ano em que foram utilizadas videiras mais antigas e preferidas.
Segundo a Sotheby's, as melhores garrafas Romanee-Conti de 1945 são "tão concentradas e exóticas que parecem ter poder eterno - este é um vinho em paz consigo mesmo". Só podemos esperar que a pessoa que considerou apropriado gastar tanto em uma garrafa de álcool também esteja em paz consigo mesma.