Na infância, você tinha medo de uma avó, fantasmas e outras criaturas místicas? Mas há pessoas que estão prontas para superar centenas de quilômetros para ver, ou pelo menos sentir a presença de forças sobrenaturais. Se você também sonha em fazer isso, mas não sabe para onde ir, então aqui 10 melhores lugares para o turismo místico na Rússia. A lista é baseada nos dados da agência TurStat, cujos especialistas analisaram a popularidade dos chamados "locais de poder" e as análises de turistas na Web.
10. Baús de montanhas, Khakassia
Este monumento histórico-natural consiste em várias elevações separadas - “baús”. Todos eles são baixos e acessíveis para elevação. Os baús interessavam aos arqueólogos com seus cemitérios, pinturas rupestres e estruturas antigas que poderiam servir para observar o progresso dos corpos celestes.
Segundo a lenda, os espíritos Khakass não permitem que todos os baús. Eles confundem a estrada ou enviam uma tempestade e vento indesejados. Se uma pessoa ainda consegue visitar esses lugares, é necessário amarrar uma fita em uma árvore de sacrifício - como um sinal de respeito pelos espíritos.
E essa cordilheira é única em sua excelente acústica. Mesmo uma palavra silenciosa dita no topo da encosta será ouvida por pessoas abaixo da cordilheira, embora a distância entre o interlocutor e os ouvintes seja de pelo menos 200 metros. Este efeito pode ser explicado pelos fluxos de ar que vão de cima para baixo.
9. Ivolginsky datsan, Buriácia
Este lugar é sagrado para os budistas. Ele contém o Lama Imperecível, que em 1927 "entrou no nirvana", mas nunca retornou. Ele ainda está em uma pose de meditação. Seu corpo muda de peso, mantém a temperatura e os cientistas não têm explicação para esse fenômeno. Muitos budistas acreditam que o Lama Imperecível acordará um dia, como ele prometeu.
8. A cidade de Arkaim, região de Chelyabinsk
Este assentamento fortificado da Idade do Bronze é o lugar mais misterioso dos Urais. Está localizado na mesma latitude que os Pilares de Amur e Stonehenge e é considerado um dos "lugares de poder". É chamada a cidade do Sol e o lar ancestral dos arianos.
Arkaim é cercada por montanhas baixas, cada uma com seu próprio nome. Uma das lendas associadas a Arkaim diz que se você escalar a montanha Shamanka e fizer um desejo, isso se tornará realidade. E a montanha da Razão foi supostamente visitada pelo próprio Jesus Cristo.
7. Lake Endless, Região de Moscou
Corria o boato de que o próprio Dmitry Mendeleev (o autor da tabela periódica de elementos químicos) tentou medir a profundidade do lago com uma corda de 100 metros. Mas seu comprimento não era suficiente. Já perto da costa, você não pode "se afogar" até o fundo. Uma suspensão silty substitui-o.
Existe até a crença de que o Abismo está conectado com as águas dos oceanos, quando meninos locais encontraram naufrágios na praia. Histórias sobre isso foram escritas por Alexander Blok, que costumava visitar a propriedade de seu avô perto do lago quando criança.
A profundidade do Sem Fundo continua sendo um mistério até hoje.
6. Monte Belukha, Altai
Os moradores de Altai chamam essa montanha de Uch-Sumer, que pode ser traduzida como "montanha sagrada de três cabeças". Além disso, o terceiro pico - Delaunay Peak - está localizado longe dos outros dois.
É curioso que os três picos de Belukha sejam um reflexo preciso das três estrelas do cinturão de Órion. Para pessoas místicas, isso é prova da conexão da montanha com o cosmos.
Nicholas Roerich já visitou o Belukha, chamou-o de “Sumeru Ásia” e acreditava que ele define “o centro dos quatro oceanos”. Sumeru na cosmologia hindu e budista é uma montanha sagrada, o centro de todos os universos materiais.
E de acordo com as crenças locais, a deusa Umai, a padroeira de crianças e mulheres em trabalho de parto, vive em Belukha.
5. Belovodye, Altai
Turistas misteriosos procuram um país misterioso, Belovodye, em Altai, que, segundo a lenda, foi visitado pelo esquadrão e monge de Vladimir Krasnoy Solnyshko e Sergiy. A equipe queria ficar, mas o monge já era um homem velho e profundo.
Somente pessoas amáveis e sinceras podem entrar em Belovodye, porque neste país maravilhoso o homem é amigo do homem, camarada e irmão.
A busca por Belovodye foi feita pelo famoso esotérico Nicholas Roerich. Mas se alguém encontrou Belovodye é um mistério. Talvez você tenha sucesso.
4. Lago Svetloyar, região de Níjni Novgorod
Um dos lugares mais misteriosos da Rússia está associado à lenda da cidade submersa de Kitezh. Os moradores da cidade, que não queriam se render a Batu Khan, oraram a Deus por ajuda, e Kitezh afundou no fundo do lago.
Acredita-se que apenas pessoas que são cristalinas de coração e espírito podem seguir o caminho de Batyva até Kitezh. E em clima calmo, você pode ouvir o toque dos sinos da cidade e o canto dos moradores.
A três quilômetros do lago há uma fonte de cura (chave de Kibelek) e ao lado dela está o túmulo de três soldados sagrados que morreram em batalhas com os soldados de Batu. Os crentes tomam um pouco de terra das sepulturas dos heróis. Há uma crença de que ajuda a curar-se de doenças.
3. Ilha Olkhon, região de Irkutsk
A maior ilha do Lago Baikal é caracterizada pela maior variedade de paisagens e clima ensolarado. Em um ano, não há mais de 48 dias chuvosos. É em Olkhon que se localiza a famosa rocha Shaman (Cabo Burhan), um dos santuários asiáticos e o “cartão de visita” do lago Baikal. Há uma caverna onde rituais xamanísticos são realizados desde o aparecimento dos primeiros xamãs. E então uma capela budista foi construída lá.
Muitas lendas e rumores estão associados ao Shaman-rock e à caverna do Shaman. Por exemplo, acredita-se que uma mulher não deve passar pela caverna, caso contrário ela não terá filhos. Mas os Buryats sem filhos vieram à Shaman Rock para pedir a continuação do clã.
E em um lugar chamado "Sete Pinheiros" (embora não haja pinheiros), há uma bétula solitária. Segundo a lenda, ela cresceu no local da morte de um curandeiro xamã. Se você abraçar o tronco dela e pedir saúde ou ajuda para resolver qualquer problema, a árvore milagrosa certamente ajudará.
2. Mosteiro de Kachi Kalon, Bakhchisaray
Até hoje, esse mosteiro das cavernas, fundado na Idade Média, ficou em uma forma muito "vencida pela vida". Muitas cavernas são tão destruídas que seu propósito só pode ser julgado pelos fragmentos sobreviventes do interior. Agora, os turistas podem entrar em várias grutas relativamente seguras, algumas fontes e vários recantos religiosos. E perto da fonte de Hagia Sophia, há um mosteiro monástico ativo, um ramo do Mosteiro da Assunção de Bakhchisarai.
No entanto, o principal charme deste lugar não é o que pode ser visto a olho nu. Este é um lugar sagrado, como se costuma dizer, um lugar "orado". As pessoas que praticam meditação costumam vir aqui, e às vezes ocorre um "raio frio".
1. Cabo Fiolent, Sebastopol
Os dez lugares mais místicos da Rússia são encabeçados por uma bela capa da Crimeia, cujo nome é traduzido do grego como "país de Deus". De acordo com as tradições gregas antigas, havia um templo da deusa Ártemis. E em 891, um mosteiro ortodoxo apareceu no Cabo Fiolent, construído por marinheiros gregos que milagrosamente escaparam de um naufrágio. Quando eles escalaram a rocha e gritaram por socorro, George, o Vitorioso, apareceu a eles, em cuja honra o mosteiro foi nomeado. É válido até hoje.
Ficar no próprio Cape Fiolent tem um efeito benéfico na saúde humana. O ar bonito, as belas vistas e a energia poderosa de um dos lugares mais bonitos da Crimeia contribuem para o fato de os turistas sentirem uma recuperação física e emocional.