Era uma vez reis e rainhas moravam em palácios, e os nobres e ricos tentavam imitá-los no luxo. Muitos anos se passaram desde então, a terra subiu de preço, os palácios ficaram fora de moda (e viver neles pelos padrões modernos é desconfortável), mas o desejo de se destacar permanece.
Quais edifícios os ricos e famosos erguem para si e onde eles preferem morar? Vamos dar uma olhada As 10 casas mais caras do mundo - ambos habitados e acondicionados para venda.
10. Fairfield Pond, EUA - valor: US $ 249 milhões
Abre uma lista das casas mais caras do mundo a um preço de US $ 249 milhões por palácio gigante do tamanho de quase meio hectare. Está localizado em Long Island, Nova York. A maior propriedade ocupa um modesto 19º lugar entre as maiores casas dos Estados Unidos, mas uma das mais caras é a sua localização - há pouco espaço em Nova York e custa muito.
Propriedade de Fair Field Ira Rennert. Não, essa não é a garota Ira, mas um cavalheiro respeitável nascido em 1934. Com 65 anos, ele decidiu comprar seus compatriotas e construir uma mansão. Embora os vizinhos protestassem ferozmente contra o prédio, o magnata industrial ainda era capaz de insistir por conta própria (embora em tamanho menor do que o planejado originalmente). Como resultado, Long Island adorna uma casa gigantesca de 29 quartos, 39 banheiros, com sua pequena central elétrica, três piscinas, uma estufa, um home theater com 164 lugares e uma sinagoga. É verdade que possuí-lo não é barato - a Rennert paga mais de 40 mil dólares em impostos todos os meses.
9. Rancho Molokai, EUA - US $ 260 milhões
Se um homem rico sofre de misantropia e não quer ver as pessoas (é claro, exceto os atendentes), ele se retira para lugares como um rancho na ilha de Molokai, no Haiti. É simplesmente criado para milionários que preferem a vasta cidade à agitação do espaço desabitado. Ocupa mais de um terço da superfície da ilha e sua área é de 22,5 hectares. Esses hectares incluem uma costa de quase 32 km, praias de neve branca e ensolarada com vista para recifes coloridos, florestas tropicais, penhascos rochosos ... E pastagens - pelo entretenimento, existem dois campos de golfe, um hotel e uma fazenda inteira do tamanho de metade hectare.
O notório Mark Zuckerberg estava pensando em comprar uma fazenda, mas no final ele decidiu se estabelecer em outra ilha havaiana - Kauau.
8. Cobertura em cima do arranha-céu Odeon, Mônaco - US $ 330.000.000
Em 2014, a cobertura foi colocada à venda e imediatamente chamou a atenção - a um preço alto, com vistas deslumbrantes e um projeto arquitetônico original. O apartamento "modesto" está localizado na parte superior do arranha-céu da Odeon e ocupa os cinco andares superiores; sua área é de 3,3 mil m2, possui cinco quartos e cinco banheiros.
Os criadores decidiram não sacrificar a vista, de modo que as paredes do apartamento em cada andar são uma janela contínua. E estando no centro da sala, você pode literalmente pesquisar os arredores. Mas a característica mais impressionante da casa é seu toboágua, onde os hóspedes podem pular direto para a enorme piscina externa da pista de dança, oferecendo vistas deslumbrantes sobre o Mar Mediterrâneo.
7. Chartwell Manor, EUA - US $ 350 milhões
Até hoje, a propriedade de Chartwell detém com confiança a palma da mão entre as casas mais caras dos Estados Unidos. Este é realmente um imóvel projetado pelo arquiteto Sumner Spoulding, seguindo o exemplo dos melhores exemplos de arquitetura da França do século XVIII. Forrada com calcário, uma casa cinza-branca de proporções clássicas se ergue no meio de um parque bem cuidado, com gazebos, caminhos, fontes, quadras de tênis, uma piscina gigante e estacionamento para 40 carros.
Um popular programa de televisão dos anos 60, The Beverly Hillbillies, foi filmado em casa. Mais tarde, foi comprada pelo chefe da empresa de televisão da Univision, à qual, de fato, devemos a excelente preservação da propriedade - ele gastou vários milhões para restaurar e modernizar a Chartwell.
6. Cedar Villa, França - US $ 418 milhões
Os imóveis da Cote d'Azur há muito se transformam em sonho para pessoas ricas de todos os países. Mas não foi sempre assim. Uma vila de cedro localizada na costa de Saint-Jean-Cap-Ferrat, no início do século XIX, começou sua jornada como uma fazenda simples para a produção de azeite. Até agora, oliveiras de trezentos anos podem ser vistas na vila. Agora, em vez da prensa a óleo, o pátio é decorado com uma estátua de bronze da deusa Atena, e caminhos sinuosos sob o dossel de palmeiras e cedros levam a uma impressionante cidadela.
Lá dentro, está cheio de candelabros, retratos do século XIX (imagino se existem trabalhadores rurais lá?) E tudo o que um simples leigo associa ao castelo da Besta a partir do desenho da Disney. Além das poltronas do império, o palácio também possui uma biblioteca que possui um códice botânico da 1640ª edição. A propósito, móveis e utensílios domésticos não estão incluídos no preço de venda; se desejado, eles podem ser resgatados separadamente.
5. Palácio das Bolhas, França - US $ 418 milhões
E dos clássicos nos voltamos para os desenhos animados - sim, a inspiração para criar as casas mais caras do mundo foi extraída de várias fontes. Acima de tudo, o Bubble Palace se assemelha à morada quase primitiva dos Flintstones da imagem animada infantil de mesmo nome. Imagine um divertido conjunto de estruturas esféricas com as mesmas janelas redondas, portas e outros detalhes arquitetônicos. É verdade que eles são muito parecidos com bolhas? A agradável cor de terracota dos edifícios e as elegantes bordas brancas se reconciliam com o tumulto da forma.
O tamanho da casa é de cerca de 1200 m2 e possui tudo o que é necessário para o homem rico mais exigente, incluindo uma piscina e um anfiteatro ao ar livre com 500 lugares. Foi nele que o desfile de moda da casa Dior foi realizado e o quadragésimo aniversário do nascimento de James Bond foi comemorado.
4. Middle Gap Road, 24, Hong Kong - US $ 446.000.000
Hong Kong é uma área densamente povoada e as terras são caras lá. A um preço por metro quadrado, essa cidade-estado fica em segundo lugar, perdendo apenas para Mônaco. Não é de surpreender que uma casa grande, localizada no topo de uma montanha pitoresca, estivesse em quarto lugar na lista dos imóveis mais caros.
Embora, em comparação com as amostras apresentadas na classificação, pareça, francamente, claramente - ele possui apenas dois andares, quatro quartos e quatro banheiros. No quintal, há uma piscina que esconde dos olhares indecentes um denso crescimento de árvores.
3. Villa Leopold, França - US $ 750 milhões
Esta enorme propriedade está localizada perto de Villefranche-sur-Mer, a cidade da Riviera Francesa. Seu tamanho é de pouco mais de sete hectares, no qual existe um palácio revestido com raras variedades de mármore, com dezenove quartos, lareiras, piscinas, um cinema e uma pista de boliche. Palácio não é uma palavra acidental; uma vez que a propriedade pertencia ao rei belga Leopoldo II, sob o sábio domínio de que a população do Congo foi reduzida pela metade, mas a produção de borracha cresceu duzentas vezes. Agora, a vila mais cara do mundo pertence a Lily Safra, a milionária brasileira que a herdou de seu falecido marido.
Curiosamente, o oligarca russo Mikhail Porokhov sonhava em assumir a vila, que até começou as negociações com Lily, mas algo deu errado. O próprio Prokhorov diz que foi afetado pela crise de 2008. As línguas malignas afirmam que Prokhorov foi mortalmente ofendido pelo estado francês. Lá, ele foi preso pela polícia por transportar meninas com responsabilidade social reduzida para Courchevel. O milionário insistia que eram apenas garotas bonitas que, por vontade própria, decidiram fazer-lhe companhia. Não importa como, mas depois que o pagamento já foi feito, Prokhorov recusou o acordo. E o Safra prometeu gastar esse adiantamento em vários fins de caridade.
2. Antilia, Índia - US $ 1.000.000.000
Em segundo lugar, entre os edifícios residenciais mais caros do mundo, há uma torre inteira acima dos meros mortais no sul de Mumbai. Seu dono é o homem mais rico da Índia, chamado Mukesh Ambani. A torre possui 27 andares e os arquitetos não salvaram na altura dos tetos - um edifício com tetos padrão teria sessenta andares com a mesma altura. Para operar os serviços de construção e garantir o conforto de um bilionário e sua família, são necessárias 600 pessoas. O palácio da torre possui três helipontos, um parque de estacionamento gigante para mais de 160 carros e serviço de carro próprio. Mukesh não esquece a cultura - o prédio possui teatro, salão de festas, spa e piscinas.
Nem todos os índios saudaram a criação deste gigantesco monumento à riqueza. No país em que as maiores favelas estão localizadas na Ásia, onde 42% das crianças com menos de cinco anos estão abaixo do peso, erigir uma torre dessas não é a coisa mais sensata a fazer. Alguns já sugeriram que é exatamente assim que a revolução ocorre.
1. Palácio de Buckingham, Inglaterra - US $ 1.550.000.000
E em primeiro lugar no ranking, o Palácio de Buckingham está confortavelmente localizado - a casa mais cara do mundo, no valor de US $ 1,550 bilhão. A foto mostra claramente o antigo e o belo edifício em si, bem como multidões de turistas correndo todos os dias.
É verdade que isso é visto de frente - a vista frontal do palácio realmente incorpora as melhores tradições do classicismo. Sua fachada agrada aos olhos com proporções nobres. Mas no fundo, onde os donos do sangue real ordenaram a construção de vários tipos de instalações necessárias e úteis na casa, a vista já não é tão boa. Não é de admirar que o jornal britânico The Guardian o tenha chamado de um dos edifícios mais feios do mundo; aparentemente, os jornalistas não tinham preguiça de andar pela casa.
A partir de 1761, o Palácio de Buckingham está em uso total da família real britânica. E é atualmente a residência oficial da rainha Elizabeth II.