Os computadores pessoais de hoje são muito diferentes dos dispositivos maciços e desajeitados que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, e a diferença não está apenas no tamanho. Os "pais" e "avôs" dos desktops e laptops modernos não sabiam quanto do que as máquinas modernas podem lidar facilmente. Contudo o primeiro computador do mundo foi uma inovação em ciência e tecnologia. Sente-se na frente do monitor e falaremos sobre como nasceu a era do PC.
Quem criou o primeiro computador do mundo
Nos anos 40 do século passado, havia vários dispositivos que poderiam reivindicar ser o primeiro computador.
Z3
Um computador antigo criado pelo engenheiro alemão Konrad Zuse, que trabalhava em isolamento completo de outros cientistas. Ele tinha uma unidade de memória separada e um console separado para entrada de dados. E sua transportadora era um cartão perfurado de oito faixas, fabricado por Zuse a partir de filme de 35 mm.
Havia 2600 relés de telefone no carro e ele poderia ser programado livremente em código binário com um ponto flutuante. O Z3 foi usado para cálculos aerodinâmicos, mas foi destruído durante o bombardeio de Berlim no final de 1943. Zuse liderou a reconstrução de sua criação na década de 1960, e agora essa máquina programável está em exibição no Museu de Munique.
Marcos 1
O dispositivo Mark 1, concebido pelo professor Howard Aiken e lançado pela IBM em 1941, foi o primeiro computador programável da América. A máquina custou meio milhão de dólares e foi usada para desenvolver equipamentos para a Marinha dos EUA, como torpedos e equipamentos de detecção subaquática. Além disso, "Mark 1" foi usado no desenvolvimento de dispositivos de implosão para a bomba atômica.
Esse "Mark 1" pode ser chamado o primeiro computador do mundo. Suas características, ao contrário do alemão Z3, permitiram realizar cálculos no modo automático, sem a necessidade de intervenção humana no processo de trabalho.
Computador Atanasoff-Berry (ABC)
Em 1939, o professor John Vincent Atanasov recebeu fundos para criar uma máquina chamada Atanasoff-Berry Computer (ABC). Foi projetado e construído por Atanasov e pelo estudante Clifford Berry em 1942. No entanto, o dispositivo ABC não era amplamente conhecido antes do litígio de patente relacionado à invenção do computador. Isso só foi permitido em 1973 quando foi comprovado que o co-autor do ENIAC John Mockley viu o computador da ABC logo depois que ele se tornou funcional.
O resultado legal dos processos foi significativo: Atanasov foi declarado o iniciador de várias idéias básicas de computador, mas o computador como conceito foi declarado não patenteável e, portanto, aberto livremente a todos os desenvolvedores. Uma cópia de trabalho em grande escala do ABC foi concluída em 1997, provando que a máquina do ABC funcionava como Atanasov alegava.
ENIAC
O ENIAC foi desenvolvido por dois cientistas da Universidade da Pensilvânia - John Eckert e John Mockley. Ele poderia resolver "uma ampla gama de problemas numéricos" reprogramando. Embora o carro tenha sido apresentado ao público após a guerra, em 1946, era importante para cálculos durante conflitos subsequentes, como a Guerra Fria e a Guerra da Coréia. Foi utilizado para cálculos na criação de uma bomba de hidrogênio, engenharia de cálculos e criação de mesas de tiro. Ela também fez previsões meteorológicas na URSS para que os americanos soubessem onde as consequências poderiam ocorrer no caso de uma guerra nuclear.
Ao contrário da Mark 1, com seus relés eletromecânicos, a ENIAC possuía tubos de vácuo. Acredita-se que o ENIAC tenha realizado mais cálculos em seus dez anos de operação do que toda a humanidade até então.
Edsac
O primeiro computador com software na memória foi chamado EDSAC. Foi montado em 1949 na Universidade de Cambridge. O projeto para sua criação foi liderado pelo professor Cambridge e diretor do Laboratório de Pesquisa Computacional da Cambridge Maurice Wilkes.
Um dos maiores avanços na programação foi o uso de Wilkes de uma pequena biblioteca de programas chamada "rotinas". Ele foi armazenado em cartões perfurados e usado para realizar cálculos repetitivos gerais dentro do programa de cerveja.
Como era o primeiro computador do mundo?
O americano "Mark 1" era enorme, ocupando um comprimento superior a 17 metros e uma altura superior a 2,5 metros. A máquina, em uma carcaça de vidro e aço inoxidável, pesava 4,5 toneladas e o comprimento total de seus fios de conexão quase chegava a 800 km. Para a sincronização dos principais módulos de computação, respondeu um eixo de quinze metros, que acionou um motor elétrico de 4 kW.
Ainda mais difícil que o Mark 1 foi o ENIAK. Ele pesava 27 toneladas e exigia 174 kW de eletricidade. Quando foi ligada, as luzes da cidade diminuíram. O carro não tinha teclado nem monitor, ocupava uma área de 135 metros quadrados e estava entrelaçado com quilômetros de fios. Para ter uma idéia da aparência do ENIAC, imagine uma longa fila de armários de metal, que são iluminados de cima para baixo com lâmpadas. Como ainda não havia um bom resfriamento no computador, fazia muito calor na sala onde estava localizado e o ENIAK travou.
O primeiro computador soviético
Na URSS, eles não queriam ficar para trás no Ocidente e conduziram seus desenvolvimentos na criação de computadores. O resultado dos esforços dos cientistas soviéticos foi "Pequena máquina de calcular eletrônica" (MESM). Seu primeiro lançamento ocorreu em 1950. No MESM, foram utilizadas 6 mil lâmpadas, ocupando uma área de 60 metros quadrados. me necessários até 25 kW para operação.
O dispositivo pode executar até 3 mil operações por segundo. O MESM foi usado para cálculos científicos complexos, depois foi usado como auxílio didático e, em 1959, o carro foi desmontado.
Em 1952, o MESM tinha uma irmã mais velha - "Grande máquina de calcular eletrônica" (BESM). O número de lâmpadas eletrônicas aumentou para 5 mil e o número de operações por segundo aumentou de 8 para 10 mil.
O primeiro computador comercial do mundo
UNIVAC 1, introduzido nos EUA em 1951, pode ser chamado de primeiro computador projetado para uso comercial.
Ele ficou famoso depois de usar uma pesquisa com 1% da população votante para prever corretamente que o general Dwight Eisenhower venceria a eleição de 1952. Quando as pessoas entenderam os recursos do processamento de dados do computador, muitas empresas começaram a comprar esta máquina para suas necessidades.
O primeiro computador pessoal do mundo
Pela primeira vez, o termo "computador pessoal" foi aplicado à criação do engenheiro italiano Pierre Giorgio Perotto sob o nome Programma 101. Lançado por Olivetti.
O dispositivo custou US $ 3200 e vendeu cerca de 44.000 cópias. Dez peças foram compradas pela NASA para serem usadas para calcular o pouso na Lua da Apollo 11 em 1969. A rede ABC (American Broadcasting Company) usou o Programma 101 para prever as eleições presidenciais de 1968. Os militares dos EUA o usaram para planejar suas operações durante a Guerra do Vietnã. Também foi adquirido para escolas, hospitais e agências governamentais e marcou o início de uma era de rápido desenvolvimento e vendas de PCs.
O primeiro computador doméstico produzido em massa no exterior
Em 1975, um artigo sobre o novo kit de computador, o Altair 8800, apareceu em uma das edições da revista Popular Electronics. Poucas semanas após o dispositivo aparecer, os clientes inundaram seu fabricante, a empresa MITS, com pedidos. A máquina estava equipada com memória de 256 bytes (expansível até 64 Kb) e um barramento de interface universal, que se tornou o padrão S-100, amplamente utilizado em computadores amadores e pessoais daquela época.
O Altair 8800 pode ser comprado por US $ 397. Após a compra, o proprietário do rádio amador teve que soldar e verificar a operabilidade dos nós montados por conta própria. As dificuldades não terminaram aí: ainda havia a necessidade de dominar programas de escrita usando zeros e uns. O Altair 8800 não possui teclado, monitor, disco rígido ou unidade. Para entrar no programa desejado, o usuário clicou nos botões de alternância no painel frontal do dispositivo. E a verificação dos resultados foi realizada observando as lâmpadas piscando no painel frontal.
E Em 1976, o primeiro computador da Apple apareceuProjetado e criado por Steve Wozniak e apontado por seu amigo Steve Jobs como o primeiro produto da Apple Computer. Apple 1 é considerado o primeiro PC pré-embalado.
De fato, o dispositivo não tinha monitor nem teclado (era possível conectá-los). Mas havia uma placa de circuito totalmente equipada na qual havia 30 chips. O Altair 8800 e outros dispositivos que entraram no mercado também não tinham isso; eles tinham que ser montados a partir de um conjunto. Inicialmente, a Apple 1 tinha um preço quase "infernal" de US $ 666,66, mas um ano depois foi reduzido para US $ 475. Mais tarde, uma placa adicional foi lançada, o que permitiu a gravação de dados em um gravador de cassetes. Custou US $ 75.
O primeiro computador doméstico produzido em massa na URSS
Desde os anos 80 do século XX, na Bulgária, começou a produzir um computador chamado "Pravets". Era um clone da segunda versão da Apple. Outro clone incluído na linha Pravets foi o IBM PC "soviético", baseado nos processadores Intel 8088 e 8086. O clone Oric Atmos posterior foi o modelo Pravets 8D "doméstico" em um estojo pequeno e com um teclado embutido. Foi produzido de 1985 a 1992. Os computadores "Pravets" estavam em muitas escolas da União Soviética.
Quem quisesse construir um computador doméstico poderia usar as instruções da revista Radio 1982-83. e jogar um modelo chamado Micro-80. Foi baseado no microprocessador KR580VM80, semelhante ao Intel i8080.
Em 1984, o computador Agate apareceu na União Soviética, o que é bastante poderoso comparado aos modelos ocidentais. A quantidade de RAM era de 128 KB, o dobro da quantidade de RAM nos modelos da Apple do início dos anos 80 do século XX. O computador foi produzido em várias versões, tinha um teclado externo com 74 teclas e uma tela em preto e branco ou colorida.
A produção de "Ágatas" continuou até 1993.
Computadores do presente
Hoje, a moderna tecnologia de computadores está mudando muito rapidamente. Os computadores mais poderosos do nosso tempo são bilhões de vezes superiores aos seus ancestrais. Toda empresa quer surpreender usuários já saturados, e muitos ainda conseguem isso. Aqui estão apenas alguns dos principais tópicos dos últimos anos:
- Um laptop que teve um impacto importante no desenvolvimento da indústria: Apple Macbook (2006).
- Smartphone que teve um impacto importante no desenvolvimento da indústria: Apple iPhone (2007).
- O tablet que teve um impacto importante no desenvolvimento da indústria: Apple iPad (2010).
- O primeiro "relógio inteligente": Pulsar Time Computer (1972). Eles podem ser vistos nas mãos de James Bond no filme de ação de 1973 "Live and Let Die".
E, claro, vários consoles de jogos: Playstation, Xbox, Nintendo, etc.
Vivemos um tempo interessante (embora isso pareça uma maldição chinesa). E quem sabe o que espera no futuro próximo. Computadores neurais? Computadores quânticos? Espere e veja.