O Bitcoin, que nos primeiros anos de sua existência, muitos usuários percebidos como moeda anônima ou método de pagamento, não é realmente uma criptomoeda completamente confidencial. Mas, atualmente, os desenvolvedores do Bitcoin Core não estão prestando atenção a esse problema. Como resultado, cada vez mais criadores das melhores trocas de criptomoedas estão tentando consertar a situação com a confidencialidade, o anonimato e a permutabilidade da moeda digital, tentando abordagens diferentes.
Apresentamos a você as 5 principais criptomoedas anônimas do mundo em 2018. O volume indicado de sua capitalização de mercado foi obtido no coinmarketcap.com.
5. ZCash
Capitalização 1,17 bilhões de dólares.
Custo 1 ZEC - 304 dólares.
Nossa classificação de criptomoeda é aberta, o que garante a confidencialidade e a transparência seletiva das transações. Como moeda virtual independente, o ZCash foi lançado em 2016 e usa um protocolo à prova de divulgação zero chamado zk-SNARK (argumento sucinto do conhecimento não interativo) para garantir o anonimato de seus usuários.
Este protocolo permite verificar dados sem revelar as principais informações sobre os usuários. É usado para criptografar endereços e o valor da transferência para ambas as partes em uma transação. Ou seja, a única coisa que um observador externo pode ver é que a tradução foi concluída.
No entanto, o ZCash não pode se orgulhar do anonimato completo. Os endereços IP dos usuários dessa criptomoeda não serão completamente ocultos se eles não usarem o serviço de roteamento. E para usar a função de privacidade zk-SNARK, seu computador deve ter pelo menos 4 gigabytes de RAM.
4. Margem
Capitalização - 1,119 bilhão de dólares.
Custo 1 XVG - 0,80 dólares.
O lançamento de uma das melhores criptomoedas anônimas ocorreu em fevereiro de 2016. Ela se renomeou oficialmente Verge do Dogecoindark e funciona como uma moeda virtual descentralizada com código-fonte aberto e com sua própria plataforma. As moedas chamadas XVG não podem ser controladas centralmente e totalmente rastreadas.
O Verge usa várias tecnologias de anonimato, como o sistema proxy Tor e o complemento I2P. Isso permite ocultar endereços IP e transações do usuário. Além disso, a plataforma Verge possui recursos exclusivos, como swaps atômicos (troca direta de moedas com outras blockchains) ou transações rápidas. Apesar do baixo preço dessa criptomoeda, o Verge tem um excelente potencial para o futuro, incluindo uma excelente equipe de desenvolvimento e uma grande comunidade de usuários.
3. Bytecoin
Capitalização 1,31 bilhões de dólares.
Custo 1 BCN - US $ 0,007.
O Bytecoin, introduzido na comunidade de mineradores on-line em 2012, tem uma diferença significativa em relação a outras criptomoedas. Este é o primeiro altcoin baseado na tecnologia CryptoNote. É frequentemente chamada de "criptomoeda completamente anônima". As principais vantagens dessa criptomoeda incluem o uso de assinaturas de anel e chaves de endereço únicas. As assinaturas em anel usam dados de um grupo inteiro de usuários, o que torna impossível identificar uma pessoa específica. Além disso, esse algoritmo é complementado por ofuscação de código para dificultar a análise de transações.
Esta plataforma suporta pagamentos internacionais instantâneos ilimitados. Demora um pouco para processá-los, enquanto eles exigem confirmação criptográfica. Os desenvolvedores do Bytecoin afirmam que as transações são processadas em cerca de dois minutos.
2. Traço
Capitalização - 3,91 bilhões de dólares.
Custo 1 DASH - US $ 495.
Essa é uma das criptomoedas mais populares com alto anonimato. O Dash fornece transações privadas e métodos de pagamento transparentes. E por capitalização, está prestes a superar o líder na classificação das melhores criptomoedas em termos de confidencialidade.
O recurso de privacidade do Dash é um serviço de troca de moedas chamado PirvateSend. Graças ao sistema de mixagem descentralizado implementado no PrivateSend, as transações são geradas por várias partes e podem ser pagas a várias partes. Ou seja, os fundos são “misturados” e depois divididos em partes para que um estranho não possa determinar o remetente, o valor da transferência e seu destinatário. A combinação bem sucedida de pagamentos usando o PrivateSend requer pelo menos três participantes.
No segundo semestre de 2018, os desenvolvedores prometem lançar uma atualização do Dash Evolution, que deve aumentar a conveniência e a velocidade das transações.
1. Monero
Capitalização - 3,92 bilhões de dólares.
Custo 1 XMR - US $ 245
Esta é a melhor criptomoeda do mundo, se a privacidade for sua principal preocupação.
Foi lançado em abril de 2014 como uma alternativa ao bitcoin e, desde então, se estabeleceu como uma moeda digital confiável, com um nível excepcionalmente alto de privacidade e anonimato.
As transações no Monero usam assinaturas de anel e ofuscação de código, que ocultam todos os detalhes associados à transferência de fundos, incluindo o endereço e a quantidade de envio ou recebimento.
Quando você envia moedas Monero, a transação é assinada com uma assinatura de toque, que é verificada pelo grupo de chaves públicas sem revelar a chave privada do usuário real. Isso acontece por padrão e, portanto, as transações no Monero não podem ser rastreadas ou vinculadas ao usuário e à sua identidade real. A análise de blockchain dessa criptomoeda é quase impossível.
Os recursos de privacidade do Monero são tão bons que nem a polícia pode contorná-los. Quando o mercado de Alphabay na darknet foi fechado, a polícia não conseguiu descobrir quantas moedas Monero pertenciam a seus proprietários naquele momento.
Os ativos digitais com alto anonimato, apesar da popularidade entre os usuários, causam insatisfação com as agências policiais e reguladoras. Afinal, o anonimato no mundo das criptomoedas pode ser uma excelente ferramenta para esquemas criminais. Os governos de diferentes países encontrarão mecanismos para abrir a cortina de confidencialidade nas trocas de criptomoedas - o tempo dirá.