Muitas pessoas confundem um cão de guarda com um cão de companhia e um cão de combate, ou pensam que estes são apenas nomes diferentes para o mesmo animal. No entanto, não é.
Um bom cão de guarda deve primeiro avisar os donos do perigo, e não atacar primeiro. No entanto, a maioria dos cães (e até os mais amigáveis) latem para informar sobre um possível intruso no território que lhes foi confiado. O único problema é 99% das vezes que os cães latem em vão. Portanto, mesmo a melhor raça de cachorro para a proteção de uma casa ou pessoa particular precisa de treinamento profissional e abrangente.
Tendo estudado fóruns e sites especializados dedicados à criação de cães, selecionamos as dez melhores raças de cães de guarda. Com o treinamento adequado, eles se tornarão os melhores guardas da propriedade e da vida do proprietário.
10. Rottweiler
Rottweilers fortes e musculosos foram originalmente usados na Alemanha para acompanhar gado e vagões. Eles são sensíveis a estranhos e nunca são tímidos. Essas características provavelmente os tornam um dos cães de guarda mais populares que podem ser ferozes na proteção de pessoas e propriedades.
Os Rottweilers não podem reagir imediatamente, porque têm um hábito de “esperar para ver” que lhes permite agir, se não for muito rápido, mas corretamente. Portanto, há menos chances de um ataque desnecessário.
Rottweilers são considerados uma das raças de cães mais perigosas do mundo. Portanto, eles precisam de uma preparação cuidadosa, sem a qual os cães podem não ver a linha entre defesa e agressão. Rottweilers se dão bem com crianças e são ótimos como protetores para um filho ou filha.
9. Cão Pastor Belga Malinois
Este é um cão pastor, que muitas vezes é confundido com um pastor alemão por causa de uma aparência semelhante. Malinois é inteligente, alerta e muito ativo. Por esse motivo, eles não são a melhor opção para segurança em casa, onde você terá que ficar sozinho por um longo tempo ou em casa com crianças pequenas. Estes cães são amigáveis com crianças, porém durante o jogo eles podem esquecer e esmagar a criança.
Alguns pastores belgas são amigáveis e assertivos, enquanto outros são calmos e sem pressa. Quais características prevalecerão em um animal específico dependerão de seu treinamento.
8. Komondor
Cães muito espertos e astutos, mas por esse motivo são difíceis de treinar. Não se surpreenda se o seu Komondor ignorar alguns comandos que ele não deseja executar. Esta raça grande é adequada apenas para proprietários experientes que podem treinar seu animal de estimação em novas pessoas e outros cães. Komondors não gostam de um ou de outro. Mas ele imediatamente inclui os membros da família do proprietário em seu rebanho e protegerá incansavelmente.
Não se surpreenda se o seu Komondor se sentar e olhar para você. Ele simplesmente vigia a pessoa que lhe foi confiada, garantindo sua segurança.
7. Pinscher Doberman
Os Dobermans têm a reputação de serem um dos cães mais agressivos. Como em muitas outras raças, essa reputação é imerecida. O Doberman é na verdade um companheiro amoroso, fiel e confiável.
Esses cães são incrivelmente gentis, atenciosos e prestativos com as crianças e serão seus excelentes guardiões nas caminhadas. Eles aprendem rápido e não procuram problemas. Mas tenha certeza de que eles protegerão a casa e a propriedade quando necessário.
Dobermans se entediam facilmente. Uma casa com um grande jardim seria ideal para esta raça, porque então o animal teria muito território para patrulhar.
6. Sharpei
Inicialmente, os sharpei eram criados como cães de combate, mas gradualmente começaram a ser usados como cães de guarda. É um companheiro leal e um defensor feroz quando necessário.
O shar pei chinês é conhecido como um cão calmo, independente e inteligente que não gosta de estranhos e outros cães. Shar Pei é um animal muito territorial e, quando estranhos entram na casa, o cão pode exibir um comportamento conhecido como "tubarão". Envolve circular ao redor de um estranho para confundi-lo e intimidá-lo. Este é um comportamento natural da raça que é usado ao combater outros cães.
5. Kuvas
Estes cães húngaros são muito musculosos e extremamente fortes. Eles são excelentes guardas, fanaticamente leais a seus donos e sem conhecer o medo. Muito inteligente e muito gentil com as crianças.
No entanto, as kuvas são animais orgulhosos, por isso são difíceis de treinar. Além disso, o método stick é absolutamente inaceitável. A socialização e o treinamento do kuvas devem começar o mais cedo possível, devido ao seu desejo abnegado de proteger sua família por qualquer meio.
Este cão não é adequado para locais pequenos, como um apartamento ou uma casa sem jardim. Ela pode se tornar agressiva se se sentir trancada.
4. Chow Chow
Cães calmos e atenciosos, não amando abraços ou barulho. Chow Chows são praticamente o mesmo dono, então não espere que eles amem todos da casa da mesma forma. Eles precisam de um dono forte e de força de vontade, caso contrário, o pequeno "ursinho de pelúcia" se tornará uma fera teimosa e travessa.
O espaço livre é muito importante para esta raça, e o Chow Chow ficará feliz em proteger uma grande área.
É melhor não iniciar um chow chow como cão doméstico se a família tiver filhos pequenos. Esses animais de estimação não resistirão com calma se o bebê apertar dolorosamente seus ouvidos ou cauda.
3. pastor caucasiano
No passado, a principal tarefa desses cães fortes, rápidos e inteligentes era proteger o rebanho e o lar do ataque de animais predadores. Eles não são exigentes, autoconfiantes, destemidos e distinguem-se por uma extrema desconfiança dos que estão de fora. No entanto, um cão pastor caucasiano mal criado, devido ao seu tamanho enorme e caráter dominante, pode ser perigoso para o proprietário. Portanto, é necessário um curso de treinamento geral.
Cães pastores caucasianos são bons para crianças, no entanto, deixar uma criança pequena sozinha com um cão não vale a pena. Afinal, o peso mínimo de um homem é de 50 kg e do feminino, de 45 kg.
Esta raça é ideal para proteger uma grande área. Em uma cadeia ou em um apartamento apertado, os cães pastores caucasianos ficam entediados e costumam latir "fora do negócio".
2. pastor alemão
Em segundo lugar no ranking dos melhores cães para proteção doméstica e familiar, está uma raça verdadeiramente universal e facilmente treinada. Pode ser usado para atividades de segurança e detetive, oficiais e de guarda, e também será um excelente companheiro para uma pessoa cega ou um guarda para uma criança pequena.
Os pastores alemães são extremamente enérgicos e latem e uivam se estiverem entediados. Eles precisam de um proprietário que faça tarefas constantes, além de longas caminhadas e muita atenção. Deve-se notar que, embora esses cães sejam ótimos para famílias, eles não gostam de convidados e têm receio de seguir um estranho, mesmo que o proprietário o trate como um amigo.
1. Akita Inu
O primeiro lugar entre os 10 melhores cães de guarda do mundo foi para um cão grande, ousado e extremamente poderoso. Era a essa raça que o lendário Hachiko pertencia. Extremamente leal ao proprietário, Akita Inu é reservado para estranhos se o proprietário estiver próximo. No entanto, a mera presença desse cachorro é suficiente para fazer a maioria das pessoas não entrar na casa de outra pessoa.
Por todos os seus méritos, Akita Inu é um cão formidável, e sem um líder humano forte, ela dominará o proprietário e sua casa.
Akita Inu não é latido se algo estiver realmente errado. Em vez disso, eles emitem grunhidos, murmúrios e gemidos engraçados para se comunicar com o anfitrião.
Esse cão se sente bem tanto em uma casa particular quanto em um apartamento na cidade.
Como um cão de família, o Akita japonês não é a melhor escolha. Esses animais não gostam de barulho e são fortes demais para brincar com crianças pequenas. Akita também não gosta quando as pessoas entram no território “dele” e podem reagir mal ao fato de as crianças irem e virem, especialmente se não forem controladas por adultos.