Escolher as cidades mais bonitas do mundo é uma tarefa muito difícil, porque cada cidade, seja uma "vila do tipo cidade" ou uma metrópole enorme, possui características próprias.
Depois de revisar as avaliações de turistas e as opiniões de especialistas sobre recursos conhecidos, como The Telegraph, Rough Guides e TripAdvisor, selecionamos 10 lugares que expressam totalmente a beleza e a diversidade das cidades do mundo.
Você vai gostar das nossas classificações:
- 10 cidades mais bonitas da Rússia
- Os lugares mais bonitos do mundo
10. Istambul, Turquia
O número de visitantes russos e estrangeiros nesta cidade despencou como resultado de ataques terroristas e tumultos na Turquia. E é muito lamentável, porque a capital do antigo Império Otomano é incomparável.
Obras-primas criadas sob a direção de poderosos governantes turcos incluem o Palácio Topkapi, onde os sultões viviam, assim como seus eunucos e escravos, e a Mesquita Sultanahmet (também conhecida como Mesquita Azul) é um dos exemplos mais bonitos da arquitetura islâmica.
Mas o que faz de Istambul uma maravilha turística é o renascimento de bairros antes decadentes e sua transformação em comunidades prósperas. Assim, a região de Karakoy, outrora a periferia do porto da cidade, agora é um local de concentração de hotéis boutique de luxo e galerias de arte. O Museu Marítimo, o Museu de Arte Moderna e o Museu Judaico com uma história de 500 anos também estão localizados lá.
Melhores razões para visitar Istambul:
- Istambul é a única cidade transcontinental do mundo localizada em dois continentes - Europa e Ásia. Eles são separados pelo Bósforo.
- Istambul é uma terra de maravilhas arquitetônicas. A mais famosa delas é a Catedral Hagia Sophia - uma antiga igreja bizantina que se tornou um museu. Foi construído no século IV.
- Este é um dos lugares onde você pode ver o pôr do sol mais bonito do mundo.
- Na primavera, os visitantes de Istambul podem desfrutar de mais de 20 milhões de tulipas em flor.
- O Grand Bazaar, com mais de 4.000 lojas, é um dos maiores e mais antigos mercados internos do mundo.
9. Luang Prabang, Laos
Em 1995, esta cidade recebeu o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, devido ao qual um fluxo turístico foi derramado ali. As autoridades da cidade administraram o dinheiro recebido dos turistas com muita sabedoria, colocando-os na restauração de edifícios e templos antigos.
A beleza de Luang Prabang é explicada não apenas pela arquitetura antiga e cuidadosamente preservada, mas também pela estrutura incomum da selva exuberante na confluência dos rios Mekong e Nam Khan.
Esta pequena cidade costeira é adornada com 33 templos com esculturas em ouro, orgulhosamente elevando-se entre as densas florestas e nevoeiro. Também é importante que em Luang Prabang agora existam alguns dos melhores hotéis e restaurantes franceses do mundo.
Melhores razões para visitar Luang Prabang:
- Nadar em uma das mais belas cachoeiras do mundo - Quang Si.
- Observar a alimentação dos monges na rua principal ao amanhecer (às 6 da manhã) é uma das antigas tradições urbanas.
- Visite o mercado de comida noturna, que abre ao pôr do sol em uma rua lateral entre o centro de informações turísticas e o Templo Wat Mai.
- Um passeio pela Cidade Velha, com ruas aconchegantes e uma interessante mistura de estilos: do budista e do Laos ao francês colonial.
8. Florença, Itália
As cidades mais bonitas do mundo podem ficar sem uma cidade italiana que leva o título de "berço da Renascença"? Todos os anos, milhões de turistas enchem suas ruas, mas, apesar disso, Florença sempre estará envolta em uma auréola de romance. Curiosamente, nesta cidade há cerca de um terço de todos os tesouros da arte mundial.
Melhores razões para visitar Florença:
- Entre todas as galerias de arte de Florença, a Galeria Uffizi é a mais destacada em termos de número de exposições. É também a galeria de arte mais visitada da Itália. Ele contém obras de arte como "Madonna Onyissanti", de Giotto, "Madonna and Carduelis", de Rafael e "Anunciação", de Simone Martini.
- Florença é o primeiro lugar na Europa onde as ruas de asfalto apareceram.
- A Catedral de Florença, construída entre 1296 e 1436, é um Patrimônio Mundial e a principal atração de Florença. Sua cúpula vermelha brilhante foi projetada pelo arquiteto italiano Filippo Brunelleschi e é a marca da cidade.
7. Jerusalém
Esta cidade - um local sagrado para três religiões - é habitada desde 4000 aC. O lugar mais sagrado para os judeus e o terceiro lugar mais sagrado para os muçulmanos é o Monte do Templo, com sua cúpula dourada da rocha. No território da montanha estavam o Primeiro, e depois o Segundo Templo de Jerusalém - o centro da vida religiosa dos judeus. Aqui, segundo a lenda, o Terceiro Templo também estará localizado.
Um grande número de locais antigos e lugares sagrados, a atmosfera mundana e espiritual fazem de Jerusalém uma cidade única na Terra.
Melhores razões para visitar Jerusalém:
- A Igreja do Santo Sepulcro é o lugar da crucificação, e depois o enterro e a ressurreição de Jesus Cristo. É considerado o altar principal do mundo.
- O Monte Sião é o símbolo judaico da Terra Prometida. Aqui estão atrações como o túmulo do rei Davi, a Igreja Católica Romana de São Pedro e a Câmara da Última Ceia.
- Getsêmani - aqui em oração passou sua última noite antes da prisão de Jesus. O jardim também abriga o túmulo da Virgem e a Igreja de Maria Madalena.
- O Muro das Lamentações é um lugar para orações dos judeus. Entre as pedras na parede há milhares de notas com vários pedidos. Acredita-se que eles certamente alcançarão o Todo-Poderoso.
6. Edimburgo, Escócia
A cidade é famosa por seu festival internacional anual, mas tem algo mais - beleza natural. Vá para o leste da cidade e faça uma curta caminhada até o trono de Arthur - a mais alta das sete colinas sobre as quais Edimburgo repousa - para apreciar o magnífico panorama da cidade e entender por que a capital da Escócia está entre as 10 cidades mais bonitas do mundo.
Melhores razões para visitar Edimburgo:
- O Royal Botanic Gardens é um dos mais antigos do Reino Unido. Contém mais de 6% das plantas que crescem no mundo.
- Royal Mile é o coração da cidade, um lugar onde você pode ver uma das mulheres mais assustadoras do mundo e visitar muitas lojas.
- O Museu Nacional Escocês, que tem cerca de 800 exibições, incluindo a televisão em cores mais antiga do mundo e amostras coletadas pelo próprio Charles Darwin durante sua viagem ao Beagle.
- Castelo de Edimburgo, onde está localizada a Pedra da Perdição. Os monarcas ingleses e escoceses foram coroados nela. Filmes sobre Harry Potter foram filmados aqui.
5. Rio de Janeiro
Rio divertido e barulhento é simplesmente criado para fãs de tudo que é brilhante e pomposo. Ele abriga as maiores férias do país, que os moradores e visitantes locais estão ansiosos.
No entanto, esta cidade é famosa não apenas por férias. Da estátua de Jesus à floresta da Tijuca, a metrópole brasileira é rica em sua beleza natural e artificial.
Melhores razões para visitar o Rio:
- Cristo Redentor, localizado a 700 metros de altitude nas montanhas do Corcovado, é o marco mais famoso do Rio de Janeiro e um ícone do cristianismo. Esta estátua de 30 metros de braços abertos é uma das sete novas maravilhas do mundo.
- O Carnaval do Rio é o maior carnaval do planeta. O grande festival começa 40 dias antes da Páscoa e dura cinco dias. O evento atrai anualmente mais de 2 milhões de visitantes de todo o mundo. Cerca de 200 escolas de samba (gênero de música e dança brasileiras) participam.
- A praia de Copacabana, com areia branca e água azul-turquesa, é uma das praias mais bonitas do mundo.
- A Floresta da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo. Protege centenas de plantas e animais. Os visitantes podem caminhar até o pico mais alto da floresta - o Pico da Tijuca (1021 metros de altura).
4. Havana, Cuba
Esta cidade combina o glamour desvanecido de meados do século XX: carros americanos grandes, o cheiro de gasolina que enche o ar e hotéis bonitos com edifícios coloniais em colapso que parecem tristes. Havana é uma idiossincrasia, que atrai e perturba igualmente, onde museus surpreendentemente bem cuidados e informativos, a Catedral da Virgem Maria do século XVIII e farmácias com janelas de madeira são adjacentes a lojas de arte contemporânea, paladares (restaurantes caseiros) e casas da cidade.
Melhores razões para visitar Havana:
- Desfrute da culinária caribenha, espanhola e latino-americana no famoso restaurante Havana, Los Nardos, com música ao vivo e preços razoáveis (uma média de US $ 5 por prato).
- Selfies no fundo do Capitólio Nacional - uma espécie de versão cubana do Capitólio de Washington. Apenas o cubano é um pouco mais alto e rico em interiores.
- Caminhe pela Praça Cienaga, onde está localizada a bela Catedral de São Cristóvão - ambos os objetos estão na Lista do Patrimônio Mundial.
3. Kyoto, Japão
Sendo o centro da cultura japonesa por centenas de anos, e cercado por montanhas pitorescas cobertas por uma vegetação luxuriante, Kyoto é uma das cidades mais incríveis do mundo. Se Tóquio surpreende os turistas com trens de alta velocidade, luzes de neon e arranha-céus, a vida de Kyoto prossegue em um ritmo diferente e mais calmo. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi poupada do bombardeio e hoje ainda abriga 2.000 templos budistas e santuários xintoístas.
Principais razões para visitar Kyoto:
- No distrito de Gion, você pode admirar a gueixa e seus alunos maiko, picando as ruas em uma das casas de chá.
- Siga os passos de Nishida Kitaro - o pensador mais famoso da cidade e tente resolver os segredos do Universo durante uma caminhada meditativa ao longo do Caminho do Filósofo. Esta passarela começa no templo Ginkaku-ji e fica próxima dos santuários e santuários xintoístas. Torna-se especialmente bonito durante o florescimento das cerejeiras localizadas nos dois lados do caminho.
- Se você está cansado de vários templos de Kyoto, o Museu Internacional de Manga dissipará o tédio. Ele oferece um curso intensivo em tudo relacionado aos quadrinhos japoneses e possui a maior coleção de mangá do mundo.
2. Suzhou, China
Essa cidade é frequentemente chamada de "Veneza do Oriente". Seus jardins estão na Lista do Patrimônio Mundial e são conhecidos como obras-primas do design clássico de jardins chineses. Para os chineses, eles refletem o profundo significado metafísico da beleza natural.
Melhores razões para visitar Suzhou:
- O jardim do humilde funcionário é o maior jardim de Suzhou. Contém cerca de 700 árvores anãs e 48 edifícios. Uma visita ao jardim custará 90 yuans.
- Tiger Hill, com 36 metros de altura - acredita-se que contenha a tumba do imperador He Lu, que viveu no século VI aC
- Templo de Confúcio - localizado ao norte de outra atração da cidade - Panmen Gate.
1. Veneza, Itália
De Veneza do leste, seguimos para a verdadeira Veneza, composta por 118 pequenas ilhas conectadas por pontes. Não há estradas e isso é uma das coisas que tornam a cidade única. Ônibus aquáticos e gôndolas (barcos a remos venezianos tradicionais) são as principais maneiras de chegar ao lugar certo.
Melhores razões para visitar Veneza:
- Um passeio de gôndola no Grande Canal é a melhor maneira de apreciar a beleza de Veneza. O Grand Canal é um canal de 3,8 quilômetros em forma de S que percorre a cidade.
- Além de canais e gôndolas, Veneza também é famosa por seu estilo arquitetônico único chamado "gótico veneziano". Seu melhor exemplo é o Palácio Ducal.
- Das 139 igrejas, a Basílica de São Marcos é a igreja veneziana mais famosa e bonita. 85.000 pés quadrados de mosaicos foram usados para criar seu interior.