A planta da América do Sul da família Compositae hebruulia shoot (Chevreulia stolonifera) pertence a registro de distância de vôo. Com as correntes de ar, eles são capazes de superar uma distância de mais de 7,5 mil. km
Ele menos de 12 mil quilômetros flutuou sementes de uma trepadeira típica da família das leguminosas - entada gigante (Entada scandens). Feijão grande, com até 1 m de comprimento capaz de passar mais de um ano em água salgada do marsem perder a germinação das sementes.
Cerca de um ano eles podem nadar em água doce, bolsas de couro cheias de ar.
A erva mais comum, que se espalhou por mais de 100 países, é uma ronda permanente de junco (Cyperus rotundus). Felizmente, na Rússia, além do Cáucaso, isso praticamente não ocorre.
A planta brasileira, o aguapé, ou Eichhornia crassipes (Eichhornia crassipes, da família sem nome Pontederiaceae) se espalharam quase em todos os grandes reservatórios, bem como em rios e lagos na região tropical de New Town e New waterman malicioso.
Uma das plantas de manto mais tolerantes ao sal é o soleroc (Salicornia europea, da família da tosse). Cresce nas costas e pântanos salgados com concentração de sal nas águas subterrâneas de até 6%. Ego sementes germinam mesmo em uma solução salina a 10%.
A segunda maior família de monocotiledôneas da classe são os cereais; de 8 a 10 mil espécies pertencem a ele. Os cereais são distribuídos por toda parte, são encontrados mesmo nas margens extremas da distribuição da vegetação - na Antártica e nas ilhas das ilhas.
A alga verde Dunaliella solonchakova (Dunaliella salina) pode existir no oceax salino com uma concentração de sal de 285 g / l.
Na classe dos dicotiledôneos, a maior família - cores complexas. Inclui cerca de 900 gêneros, incluindo de 13 a 20 mil. Como os cereais, os complexos são comuns em todos os lugares - do Ártico à Antártica, das planícies às altas montanhas.
O ponto mais ao norte da Terra, onde é encontrada uma planta com flores - Clareira alpina (Cerastium alpinum, da família dos cravos) - Lockwood Island, localizada no arquipélago do Ártico canadense - 83-24 ns Mais ao norte, apenas alguns musgos e líquenes são encontrados.
A fronteira mais a sul da propagação de plantas com flores corre entre 64o e 66o s.sh. no continente antártico e nas ilhas antárticas. Aqui, nas zonas úmidas - desertos de líquen da Antártica, são encontradas duas espécies de plantas com flores - colobanthus platifolia (Colobanthus crassifolius, da família cravo) e pique de cereal anthracis trica des Antarctica.
A maior taxa de crescimento tem Um dos parentes do bambu é a minhoca comestível (Phyllostachys edulis), encontrada selvagem no sul da China. O aumento diário na corrida desta planta atinge 40 cm, ou seja, 1,7 cm por hora. Em apenas alguns meses, a erva cresce até uma altura de 30 metros, atingindo 50 cm de diâmetro.
Tem plantas comum em todos os continentes da Terra. Eles receberam o nome de Cosmopolitan. Cinco das espécies mais difundidas incluem: bolsa de pastor (Capsella bursa-pastoris, da família dos crucíferos), gado ou pássaro alpinista (Polygonum aviculare), da família do trigo sarraceno), bluegrass anual (Poa annua de cereais), estrela do mar (estrela do mar) Stellaria media, da família cravo-da-índia) e urtiga dioica (Urtica dioica, família urtiga).
O mais diversificado em número de espécies Entre as plantas com flores, o falcão é considerado (Hieracium, uma família de Asteraceae). As espécies de espécies são muito variáveis, além disso, existem muitas formas de transição. Portanto, os tamanhos dessa água por diferentes botânicos são estimados em 1 a 5 mil. espécies.
Sedges também são um gênero muito grande (Carex, família de sedge). Atualmente, segundo estimativas de espécies de junça, existem de 1,5 a 2 mil espécies.
A árvore mais antiga do mundo Também é considerada uma planta careca - coco espinhoso (Pinus longaeva ou P. aristata), que cresce nas montanhas do leste de Nevada. O método de análise de radiocarbono mostrou que o tamanho dessa árvore é de cerca de 4900 anos.
Cultivo em pântanos esfagno de mirtilo (Vaccinum myrtyllus) e cranberries (Oxycoccus palustris) da família lingonberry (de acordo com outras opiniões, da família heather) capaz de tolerar uma acidez muito alta do solo - o pH é de cerca de 3,5.
Em uma ampla variedade de acidez do solo, algumas plantas cultivadas podem crescer. Assim, o centeio e o sorgo são mais indiferentes à acidez do solo e sobrevivem na faixa de pH de 4,5 a 8,0. Cereais e cenouras não toleram solos muito ácidos, mas silenciosamente toleram flutuações de pH de 5,0 a 8,5.
Um de as árvores mais "grossas" O baobá africano (Adansonia digitata, da família dos bombardeios) é contado no mundo. O diâmetro do tronco do maior dos baobás descritos era de cerca de 9 M. No entanto, o diâmetro de uma castanha européia comestível comum (Castanea sativa, uma família de castanheiros), crescendo no Monte Etna, na Sicília, em 1845, possuía um tronco com cerca de 20 m de comprimento. 4 m de diâmetro. A idade deste gigante foi estimada em 3600-4000 anos. Os ciprestes aquáticos gigantes (Taxodium mucronatum) estão crescendo no México - gimnospermas da ordem dos ciprestes, com um diâmetro de tronco de 10,9 a 16,5 m.
A árvore mais longa na Terra está o rattan da palma em forma de liana (gênero Calamus, família das palmeiras). Seu comprimento total, de acordo com várias fontes, atinge de 150 a 300 m. É interessante que o diâmetro do caule na base não exceda alguns centímetros no campo. Os caules de vime se estendem de uma árvore para outra, segurando plantas com espinhos fortes localizados em veias médias de grandes folhas de cirros.
O comprimento total de todas as raízes da planta de quatro centeios de inverno é superior a 619 km.
As maiores folhas do mundo Palma rafia tediger em crescimento no Brasil (Raphia taedigera). Com um pecíolo de 4-5 metros, sua lâmina transparente atinge um comprimento superior a 20 me uma largura de cerca de 12 m.
Maiores peças fundidas em chapa única existe um nenúfar da Amazônia - Victoria Amazônia (Victoria amazonica, sinônimo - V.regia, da família dos nenúfares). Seu diâmetro atinge 2 m, e a "capacidade de carga" máxima com uma carga uniforme - 80 kg.
Um de brotos de folhas maiores (fugas futuras encurtadas) - uma cabeça de repolho. O peso da cabeça do repolho pode atingir mais de 43 kg.
A menor planta com flores da Terra - Wolffia sem raiz (Wolffia arrhiza, da família russa) encontrada em águas doces da Austrália e nos trópicos do Velho Mundo. A pequena folha de wolfia tem um diâmetro de 0,5–2 mm. Nesse caso, a planta é capaz de formar aglomerados bastante grandes, apertando a superfície dos reservatórios de água com um filme contínuo, semelhante à lentilha comum.
Wolffia Beskornova e seus primos são Lemna minor e as flores mais pequenas. O seu diâmetro não excede 0,5 mm.
As maiores inflorescências a palma de Corifa umbelliferous (Corypha umbraculifera), que cresce no sudeste da Ásia e no Sri Lanka. A altura de sua inflorescência atinge 6 m, e o número de flores na inflorescência é de meio milhão.
Prazo de floração defina uma queima de palmito, ou kitul (Caryota urens). Esta árvore, que cresce no sudoeste da Ásia, floresce uma vez na vida, após o que morre. No entanto, a floração dura continuamente por vários anos.
A uma altitude de 6218 m acima do nível do mar, uma planta atarracada de um briófito (Arenaria musciformis, da família dos carnívoros) sobe às montanhas. Um pouco mais abaixo, a uma altitude de 6096 m, no Himalaia, crescem várias espécies de edelvais (Leontopodium) da família Asteraceae.
Plantas cultivadas crescem no alto das montanhas. Na Ásia Central, a fronteira terrestre atinge 5 mil metros acima do nível do mar. No Tibete, a cevada é cultivada nessa altura.
As maiores frutas do mundo crescer em uma planta herbácea de uma abóbora comum (Cucurbita pepo) - eles podem ter um peso superior a 92 kg.
O menor entre as sementes de plantas com flores tem uma planta parasita zarazixa (Orobanche ionantha, da família das vassouras). Bec de uma semente é apenas um centésimo de grama.
Cerca de 45 espécies de plantas de flores são tão originais que foram criadas famílias separadas para elas - com um único gênero e uma espécie. A maioria dessas plantas são habitantes de regiões tropicais e subtropicais. E na zona temperada há adoxa muscular (Adoxa moschatellina) e chiclete (Butomus umbellatus) - os únicos representantes das famílias, respectivamente, de adolescentes e susaks.
Os maiores tubérculos (brotos subterrâneos modificados) forma a planta Inhame Asiático (Dioscorea alata, da família dioscoreic). Tubérculos de inhame cultivado podem atingir uma massa de 50 kg. Eles são consumidos assados ou vape e têm gosto de batatas.
As folhas de Stevia Pebo (Stevia rebaudiana) - plantas da família Asteraceae, nativa da América do Sul - contêm glicosídeos Stevin e rebodin, que 300 vezes mais doce que o açúcar.
Maior quantidade de proteína nas sementes - 61% - contém leguminosas de tremoço (gênero Lupinus). No entanto, juntamente com a proteína, as sementes de tremoço contêm alcalóides tóxicos, o que não permite seu uso em alimentos.
A cerda exógena da árvore cubana (Aeschynomene hispida, da família das leguminosas) tem a madeira mais leve do mundo. Sua densidade é de apenas 0,044 g / cm3, 23 vezes menor que a densidade da água e 3 vezes mais leve que a árvore da famosa árvore de balsa. A balsa Kon-Tiki, na qual o famoso viajante Tur Heyerdahl atravessa o Oceano Pacífico, foi feita da madeira de uma árvore branca.
A maior flor do mundo - em uma planta tropical das florestas tropicais do oeste de Sumatra, descrita em 1821 - a aflição de Arnold (Rafflesia arnoldi, da família dos aflitos). Atualmente, suas dimensões máximas são estimadas em 45 cm de diâmetro com uma massa de 7 kg.
Detentor de registro para a área ocupada pela coroa, Banyan indiano ou Ficus bengalis (Ficus bengalensis, da família das amoras). Esse ficus forma um grande número de raízes aéreas nos galhos laterais, que, atingindo o solo, são encurtados e se transformam em troncos falsos. Como resultado, a enorme copa da árvore é mantida em adereços de raiz. A mais famosa das árvores de banyan cresce no jardim botânico da cidade de Calcutá. Em 1929, quando foram realizadas as medições, a circunferência de sua coroa excedeu 300 m (pouco menos de 100 m de diâmetro), e o número de “troncos” - raízes aéreas - atingiu 600.
Nelumbo nucifera, uma família de sementes de lótus, descoberta em 1951 no Japão, em uma turfeira de 5,5 m de profundidade, estava localizada em um barco pertencente a um homem da Idade da Pedra. Depois de extraí-los da turfa, eles brotaram, os córregos normalmente se desenvolveram e floresceram. O enterro dessas sementes na turfa, sem a disponibilidade de oxigênio, contribuiu para a preservação de sua viabilidade. O método de análise de radiocarbono mostrou que, por As sementes tinham pelo menos 1040 anos.
As maiores empresas característica de uma árvore de fruta-pão da família das amoreiras, mais precisamente - uma de suas espécies, a jaca (Arctocarpus heterophyllus). O peso de uma fertilidade é de cerca de 40 kg, comprimento - cerca de 90 cm, largura - até 50 cm.
Os maiores grãos de pólen - com diâmetro de 250 mícrons - têm abóbora comum. E o menor pólen formado nas anteras dos miosótis (Myosotis sylvatica) - 2–5 mícrons. É interessante que ambas as plantas sejam polinizadas por insetos. Nas plantas ventosas, o diâmetro dos grãos de pólen é, em média, de 20 a 50 mícrons.
A árvore mais alta da Terra é atualmente considerada a sempre viva Hyperion (Sequoia sempervirens). A maior das árvores medidas de forma confiável no século passado no Parque Nacional dos EUA, tinha uma altura de 120 me foi chamada de “Pai das Florestas”. Sequoia é sempre-viva e sequoia dendron, ou mamute (Sequoiadendron giganteum) tem tamanho aproximado. No entanto, essas plantas pertencem às gimnospermas (a ordem dos ciprestes), e as plantas com flores mais altas da Terra são os eucaliptos australianos (Eucalyptus, uma família de mortos). Os mais altos eucaliptosatualmente existentes, são consideradas duas árvores, relacionadas às espécies de flores de eucalipto (Eucalyptus regnans). Um deles tem uma altura de 99,4 m, e o outro - 98,1 m.
A planta terrestre mais "resistente ao calor" é um espinho de camelo (Alhagi camelorum, da família das leguminosas). Pode suportar temperaturas de até +70 oC.
Os rebentos das árvores dos gêneros bétula (Betula, família de bétula), álamo (Populus, família de salgueiro) e - do lariço faminto (Larix) muito resistente ao frio. Eles são capazes de suportar o resfriamento a –196 ° C. As estacas de groselha (Ribes nigrum, da família dos groselhas) são capazes de suportar o resfriamento a –253 ° C sem perder a capacidade de enraizar após o descongelamento. No entanto, essa é uma resistência potencial ao frio das plantas, estabelecida em condições de laboratório. No pólo do frio no hemisfério norte de bétula e larício, a temperatura cai para –71 ° C.
E, finalmente, existem alguns fatos mais interessantes relacionados a outros grupos de plantas e cogumelos.
O maior suprimento de água - macrocystis da água marrom (Macrocystis pyrifera). Seu comprimento máximo, de acordo com várias fontes, varia de 70 a 300 m.
Classificação de imersão em água é também a alga marrom da laminaria Rodpigeca (Laminaria rodriguesii). No mar Adriático, foi levantado a partir de uma profundidade de cerca de 200 m.
E aqui está um osciloscópio filamentoso de algas verde-azuladas (Oscillatoria filiformis) perfeitamente vive e se reproduz em águas termais, a temperatura em que atinge +85,2 ° C.
Os líquenes espessos de Cladonia no estado seco permanecem vivos após aquecimento a +101 ° C. E o musgo barbul delgado (Barbula gracilis) mantém a viabilidade mesmo depois de mantê-lo a uma temperatura de + 110-115 ° C por 30 minutos.
O título da planta mais tolerante à seca alega algas marinhas - bubbly fucus (Fucus vesiculosus). Ele tolera a perda de umidade dez vezes o conteúdo original. A propósito, isso e o mais resistente ao gelo entre as algas. O fucus suporta temperaturas de até –60 ° C.
A taxa de crescimento do corpo frutífero do fungo a vera comum (Phallus impudicus) é o dobro da taxa de crescimento dos brotos das folhas, chegando a 5 mm por minuto.
A madeira mais densa, 1,5 vezes mais pesada que a água, possui uma piratinera (gênero Piratinera, da família tutaceae), que cresce na Guiana. Quase a mesma madeira densa tem uma guayakoe, ou uma árvore de bacou (Guajacium officinale, da família das folhas). Sua densidade é de 1,42 g / cm3. Como regra, a madeira da árvore de bacouta quase não perde ferro.