A questão dos salários para altos funcionários do governo não se preocupa apenas com os russos. Em 15 de novembro, o jornal francês Echos publicou dados de pesquisa do centro internacional Statista sobre este tópico altamente interessante. Aqui está um ranking dos chefes de estado com os maiores salários do mundo.
10. Matteo Renzi (Itália)
O salário do presidente do Conselho de Ministros italiano não é considerado muito alto entre os líderes mundiais - ele recebe modestos US $ 125.000 anualmente. Apesar de o governo Renzi ter proclamado uma política de redução de custos administrativos, o próprio Matteo não tem vergonha de usar jatos estaduais para viajar para estações de esqui. O contraste é particularmente impressionante se comparado ao comportamento do recém-eleito presidente da Itália, Sergio Mattarella, que prefere viajar de transporte público (e até pega um bonde).
9. Vladimir Putin (Rússia)
O salário do presidente da Federação Russa em 2016 para os padrões mundiais não é tão grande - apenas 136.000 dólares. Antes da crise de 2014-2015, eram 10% a mais, no entanto, Vladimir Vladimirovich decidiu cortá-la - aparentemente, para se solidificar com os trabalhadores russos.
8. François Hollande (França)
A França estava aninhada em um modesto oitavo lugar - o salário de François no ano é de US $ 194.000. Ela teria sido maior, mas Hollande decidiu cortar seu próprio salário em um terço, comemorando assim a assunção de poderes presidenciais. Um exemplo digno para os funcionários.
Tayyip Erdogan (Turquia)
A cadeira de Erdogan, apesar de estar cambaleando sob ele durante uma tentativa de golpe em 2016, sobreviveu. Portanto, ele continuará recebendo seus 197.000 dólares a cada ano.
6. Shinzo Abe (Japão)
O primeiro ministro mais jovem da história japonesa está liderando firmemente o país no caminho de reformas econômicas muito peculiares, por sua singularidade até apelidada de "abenômica". Para isso, ele recebe um salário de US $ 203.000 por ano.
5. Theresa May (Inglaterra)
A segunda mulher na história da Grã-Bretanha como chefe de Estado, que assumiu o cargo recentemente - em julho de 2016, quando o então primeiro-ministro David Cameron, empolgado com os resultados do Brexit, decidiu sacudir as cinzas deste país ingrato. O salário de Teresa é atualmente de US $ 215.000. Gostaria de saber se ela será capaz de salvá-la no contexto das consequências do Brexit e da possível independência da Escócia.
4. Jacob Zuma (África do Sul)
O único país africano no ranking ocupa o quarto lugar em termos de salário de seu presidente - todos os anos, Jacob recebe US $ 223.000. E ele tem grandes despesas - afinal, o presidente tem nada menos que 8 esposas (mas apenas 5 são oficiais) e 18 filhos.
3. Angela Merkel (Alemanha)
Um país que está entre os dez principais países europeus em termos de riqueza (e ocupa o sexto lugar) pode permitir que seu líder pague como deveria. O salário dos anjos é de US $ 234.000.
2. Justin Trudeau (Canadá)
Em segundo lugar, estava o líder canadense Justin Trudeau. Embora o Canadá esteja geograficamente próximo aos Estados Unidos, ele também possui um tubo mais baixo e uma fumaça mais suave. E o presidente canadense recebe quase a metade de seu colega americano - apenas 260.000 dólares.
1. Barack Obama (EUA)
E o líder na classificação salarial presidencial era Barack Obama - descobriu-se que o primeiro presidente afro-americano custa anualmente ao tesouro dos EUA US $ 400.000. A propósito, seu sucessor, Donald Trump, disse que pretende receber um salário puramente simbólico de US $ 1. No entanto, Donald pode se permitir um gesto tão amplo. Sua fortuna para novembro de 2016 totaliza US $ 3,7 bilhões. Neste contexto, o salário de US $ 400.000 do presidente dos EUA Obama parece, é claro, pálido.