Legatum Institute London Research Institute lança seu relatório anual ranking dos países mais prósperos do mundo. Ao compilá-lo, foram considerados 104 fatores, ambos tradicionais: quão rico é o país, produto interno bruto per capita e o número de pessoas que trabalham em período integral e números mais interessantes, como o número de servidores de Internet seguros que o país possui e depois, como os habitantes do país estão bem descansados (diariamente).
Em seguida, esses fatores foram reduzidos para nove subíndices: qualidade da economia, ambiente de negócios, governo, educação, saúde, segurança e proteção, liberdade pessoal, capital social e meio ambiente.
O ranking incluiu 149 países e a Rússia obteve a 95ª linha, ao lado do Nepal e da Moldávia. E aqui estão os 10 principais países mais prósperos do mundo.
10. Grã-Bretanha
Apesar do Brexit, a Grã-Bretanha deu um salto no índice de felicidade, subindo do décimo quinto lugar em 2015, e também entrou nos 10 principais países em termos de caridade.
9. Dinamarca
A Escandinávia tem um padrão de vida muito alto e a Dinamarca, em nono lugar, é na verdade o país menos próspero da região.
8. Suécia
Um pouco mais alta que a vizinha Dinamarca, a Suécia ocupa o terceiro lugar no subíndice de qualidade da economia, bem como o quinto em gestão, mas ainda assim caiu para o oitavo em comparação com o quinto em 2015.
7. Holanda
Este país possui um excelente sistema educacional (segundo lugar no subíndice correspondente), além de uma economia saudável (segundo lugar no subíndice da qualidade da economia). Mas em termos de condições ambientais, a Holanda ocupa o 36º lugar. O país ocupa um dos lugares de destaque no ranking mundial de qualidade da gasolina.
6. Austrália
Conhecida por seu estilo de vida descontraído e bom clima, a Austrália ficou em segundo lugar no subíndice de capital social, o que a ajudou a subir um lugar em comparação com a classificação de prosperidade de 2015.
5. Canadá
Um país muito mais próspero comparado ao seu vizinho do norte, o bastião da democracia, que ocupava o 17º lugar. O Canadá ocupa o terceiro lugar no sub-índice de capital social e ambiente de negócios, e também o segundo no sub-índice de liberdade pessoal dos cidadãos.
4. Suíça
A Suíça tranquila, mais rica e mais limpa é famosa por sua educação (primeiro lugar entre outros países entre os 10 mais prósperos), além de excelente atendimento médico. Ela é a terceira no sub-índice do sistema de saúde.
3. Finlândia
O mais próspero dos países do norte da Europa. A Finlândia tem a melhor liderança do mundo, de acordo com o Legatum Institute.
2. Noruega
Por sete anos consecutivos, a Noruega ficou em primeiro lugar na lista dos países mais prósperos da Terra, mas em 2016 ela perdeu esse título, perdendo para o número um no ranking.
1. Nova Zelândia
Oficialmente o estado mais próspero do mundo, de acordo com um estudo do Legatum Institute, a Nova Zelândia ocupa o primeiro lugar nos subíndices de capital social e qualidade econômica e o segundo nos subíndices do ambiente de negócios e do governo. O Good Index Country nomeou a Nova Zelândia como um dos melhores países do mundo em 2016.
Uma tendência para o aumento da prosperidade global foi demonstrada na Europa Ocidental, América Latina e Central e nos países asiáticos, graças à melhoria da saúde e da educação.
No entanto, a imagem não é universalmente positiva. A ascensão do Estado Islâmico, da Al Qaeda e de outros grupos terroristas desde a primavera árabe limitou severamente o crescimento da riqueza no Oriente Médio.
E o mundo ocidental não está imune a problemas. A prosperidade americana estagnou na última década. Mesmo em países que não foram duramente afetados pela crise financeira (como a Austrália), houve um declínio na prosperidade na última década.