Em 2015, o Banco Central revogou a licença de 106 organizações de crédito russas, quebrando assim o recorde de 2014 (82 bancos). Quais bancos na Rússia podem confiar em suas economias? A revista Forbes tentou responder a essa pergunta. Seus especialistas analisaram instituições de crédito que solicitavam capitalização adicional e compilaram classificação dos bancos mais confiáveis da Federação Russa.
10. Sberbank
O único banco russo neste top 10. Vale ressaltar que ele lidera o rating de confiabilidade dos bancos de acordo com o Banco Central. E ele está sob sanções ocidentais, o que não pode ser dito sobre outros participantes da classificação. Em 1 de janeiro de 2016, o Sberbank ficou em primeiro lugar em termos de ativos (23.356,2 bilhões de rublos). Moody atribuiu a ele uma classificação de Ba2 (risco de crédito significativo) e a Fitch uma classificação de BBB- (boa credibilidade).
9. Banco Rusfinance
Os ativos da subsidiária da JSCB Rosbank são de 96,8 bilhões de rublos. Ela tem uma classificação de Ba1 (risco de crédito significativo) da Moody's, BB + (baixa probabilidade de exposição a riscos de crédito no curto prazo) da Standard & Poor's e BBB- da Fitch.
8. "Deltacredit"
A primeira instituição comercial de empréstimos hipotecários na Rússia, que possui uma grande parcela dos empréstimos hipotecários emitidos em moeda estrangeira. Todos os 100% das ações do banco pertencem à Societe Generale, um grupo financeiro internacional. Os ativos da Deltacredit somam 152,7 bilhões de rublos, e os ratings são Ba1 (agência da Moody) e BBB- (agência da Fitch).
7. Rosbank
Como o número de classificação anterior, o Rosbank é controlado por um grupo francês com o nome Societe Generale, que é um tanto engraçado para o ouvido russo. O Banco da Rússia incluiu o Rosbank nos dez principais bancos sistemicamente importantes. O tamanho dos ativos é de 896 bilhões. Classificações - Ba1 (risco de crédito significativo) da Moody's e BBB- da Fitch.
6. Banco Unicredit
Este banco é uma subsidiária do grupo bancário estrangeiro com o mesmo nome e, desde 1989, atua na Rússia. Atualmente, seus ativos somam 1.415,4 bilhões, da S&P ele recebeu uma classificação de crédito BB + e da Fitch - BBB-.
5. Bank Intesa
Outra "filha" no ranking dos bancos mais confiáveis que operam na Rússia. Pertence à italiana Intesa Sanpaolo. Principalmente envolvido em empréstimos e contas de pessoas jurídicas. Ativos - 75,1 bilhões de dólares, e o rating somente da agência Fitch - BBB-.
4. "Crédito Agricole Kib"
Um banco subsidiário da instituição financeira francesa Credit Agricole Group. Entre as primeiras instituições financeiras estrangeiras receberam uma licença bancária na Federação Russa. Inicialmente, o banco se chamava Lyon Credit (Rússia). Seus ativos são de US $ 80,2 bilhões, e o rating da Fitch é BBB-.
3. "Banco HSBC"
A filial russa do maior banco europeu do HSBC. O banco está focado em negócios corporativos e o tamanho de seus ativos é de US $ 81,9 bilhões. Classificação Fitch - BBB-.
2. Nordea Bank
Ele está incluído nos 30 maiores bancos da Federação Russa e é membro do sistema de seguro de depósito. Toda a participação nesta instituição de crédito pertence ao grupo bancário escandinavo Nordea. Os ativos somam 406,3 bilhões de rublos, e o rating da Fitch (BBB-) já é tradicional para os dez bancos mais confiáveis em 2016.
1. Citibank
Esta não é a única vez que uma subsidiária da estrutura financeira americana Citigroup atinge a classificação de confiabilidade dos bancos russos, de acordo com a Forbes. Ela ocupou a primeira linha em 2013 e 2014 e, em 2015, perdeu a posição de liderança no Nordea Bank. A maior fonte de passivos do Citibank são fundos de pessoas jurídicas. E o tamanho dos ativos é de 411,2 bilhões e possui classificação BBB da Fitch.