O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, explicou por que o rublo está caindo e apontou as três principais razões para a queda da moeda russa nacional em relação ao dólar e ao euro e o enfraquecimento de sua posição no mercado global de capitais.
Na situação atual, um rublo fraco é bom para o orçamento russo, uma vez que a maior parte é gerada a partir de receitas de exportação, que consistem principalmente em produtos de combustível e energia. Eles são negociados em dólares americanos. Exportadores que se beneficiam de um rublo fraco estão trazendo moeda para o nosso país. E o governo russo precisa da moeda para pagar suas dívidas. Por outro lado, um rublo fraco leva a uma inflação alta e a um forte declínio no poder de compra dos russos.
Apresentando você 3 principais razões pelas quais o rublo está caindo, de acordo com Dmitry Medvedev.
3. Sanções do Ocidente
As sanções financeiras afetam negativamente a economia russa, privando as empresas de fontes financeiras ocidentais vitais necessárias para refinanciar as dívidas comerciais. E as sanções impostas aos maiores estados russos (Sberbank, VTB, Vnesheconombank, Banco Agrícola Russo, Gazprombank) e bancos privados são razões importantes para a depreciação do rublo. Os investidores da Europa não podem adquirir novas ações e Eurobônus de instituições financeiras sob sanções. Além disso, os bancos “punidos” pelo Ocidente não podem realizar financiamento de longo prazo (por um período superior a 90 dias). No entanto, segundo Medvedev, o processo de sanções não continuará indefinidamente.
2. Desvalorização do Yuan e tenge enfraquecendo
A Rússia, conectada por relações econômicas de longa data com o Cazaquistão, é afetada pelo que está acontecendo com seu "vizinho". O governo do Cazaquistão decidiu abandonar o corredor monetário, como resultado, a posição da moeda cazaque, o tenge, enfraqueceu-se. E como as economias russa e do Cazaquistão estão interconectadas, os processos que ocorrem no Cazaquistão explicam por que o rublo está caindo novamente. Quanto à RPC, segundo especialistas, a depreciação do yuan em relação ao dólar poderia levar a uma saída contínua de capital dos mercados emergentes e a uma queda nos preços das commodities (cuja venda depende em muitos aspectos da Rússia).
1. Preços mais baixos do petróleo
O primeiro ministro da Rússia também incluiu na lista de razões para o enfraquecimento do rublo uma queda no valor de um dos minerais mais importantes do mundo. A economia russa é amplamente dependente das exportações de petróleo, o que a torna muito sensível a quaisquer flutuações nos preços mundiais desse tipo de matéria-prima, especialmente se for inesperado e acentuado. Medvedev classificou a atual queda nos preços do ouro preto o ponto mais baixo das cotações nos últimos 6 anos. Ele esclareceu que, se você fizer um período de 30 a 40 anos, poderá ver preços mais baixos, mas no momento o preço do petróleo se tornou indecentemente baixo. E isso explica por que o rublo está caindo hoje no mercado global de moedas.