Revista Forbes apresenta a lista das marcas mais influentes do mundo. A classificação foi compilada com base nos números de lucro da venda de bens ou serviços, no valor financeiro aproximado da empresa e em pesquisas de clientes sobre a importância de uma determinada marca para eles. A lista inclui mais de 200 empresas mundialmente famosas, mas apenas as empresas com escritórios de representação nos Estados Unidos foram levadas em consideração. Portanto, a empresa chinesa estatal China Mobile (o maior fornecedor mundial de comunicações móveis) não foi incluída na classificação.
Cem das marcas mais influentes são de 15 países e cobrem cerca de vinte categorias de mercado. Metade da lista é composta por marcas dos EUA, seguidas pela Alemanha (9 empresas), Japão e França (7 em cada um dos dois países). As marcas tecnológicas compõem a maioria dos 15 principais, enquanto as empresas automotivas e de varejo representam um décimo das 100 principais. Em média, 100 empresas incluídas no ranking de marcas influentes aumentaram em 5% o preço em comparação a 2014, e seu valor total é de cerca de 1,7 trilhão.
10. Facebook
O custo total dessa rede social é de 231,6 bilhões de dólares. Sua audiência tem 1,32 bilhão de usuários, cerca de 720 milhões de pessoas visitam o site todos os dias.
9. General Electric
Esta empresa foi fundada em 1878 por Thomas Edison. Agora, seu custo é de 253,5 bilhões de dólares. A empresa produz vários tipos de dispositivos técnicos: de eletrodomésticos a locomotivas, equipamentos de petróleo e gás, reatores nucleares e motores de aeronaves.
8. Toyota
A maior corporação japonesa e a marca de carro mais cara do mundo valem US $ 239 bilhões. A empresa produz passageiros, caminhões e ônibus sob os nomes Hino, Toyota, Lexus, Scion e Daihatsu.
7. Samsung Electronics
Esta corporação multinacional produz uma variedade de dispositivos digitais, equipamentos de telecomunicações, eletrodomésticos, telas de cristal líquido e chips de memória. Seu custo é de 199,4 bilhões de dólares.
6. McDonald's
Mais de 33.000 restaurantes em 120 países pertencem a esta empresa. Em cada país, a variedade de mercadorias pode variar bastante. Por exemplo, na Índia é proibido comer carne, então hambúrgueres lá com frango ou cordeiro, em Israel eles vendem falafel e "Mac Kebab", e para os japoneses eles oferecem nuggets de camarão e batidos com sabor de chá verde.
5. IBM
Uma das maiores empresas do mundo está envolvida na produção e fornecimento de hardware e software. Agora, a maior receita é gerada pela divisão Global Services, que fornece vários serviços, principalmente consultoria. O custo da empresa é de 160,2 bilhões de dólares.
4. Coca-Cola
A história da empresa começou em 1886. O produto da venda da bebida naquele ano foi de apenas US $ 50. Agora, as bebidas da Coca-Cola podem ser compradas em mais de 200 países, e o custo total da empresa é de 179,9 bilhões de dólares.
3. Google
Uma empresa de US $ 367,6 bilhões lidera os três primeiros no ranking das marcas mais caras. Ela investe em mecanismos de pesquisa, computação em nuvem e desenvolvimento de publicidade, está envolvida no suporte e na criação de vários serviços da Internet. O site do mecanismo de busca do Google é o mais popular na Internet: o número de visitantes únicos por dia excede 1 bilhão de pessoas.
2. Microsoft
Uma das maiores corporações multinacionais de software vale US $ 340,8 bilhões. A plataforma de software mais difundida no mundo é o Microsoft Windows, que roda mais de 90% dos computadores em diferentes países.
1. Apple
Pelo quinto ano consecutivo, a Apple está entre as 10 marcas mais lucrativas de acordo com as classificações da Forbes. A empresa não para de inovar no campo de computadores pessoais e sistemas operacionais, e o design altamente estético e facilmente reconhecível criou para seus produtos uma reputação única no setor. O custo da empresa é de 741,8 bilhões de dólares.