O ano passado nos deixou muitas inovações, descobertas científicas, tendências, tendências e vetores de desenvolvimento. Resultados de 2014 em ciência e tecnologia nós incluímos no Top 10 de hoje.
Coisas inteligentes, entrega de pizza por drone, carteiras eletrônicas e muito mais em uma revisão compilada a partir dos recursos do recurso Computerra.
10. Cuidados com o computador pessoal
Mais do que nunca, os dispositivos móveis utilizam computadores de mesa. Um PC tradicional é coisa do passado, incapaz de competir com tablets, laptops e smartphones. Naturalmente, a tendência afetou o mercado de software, onde há cada vez menos inovações para PCs estacionários e mais e mais aplicativos móveis.
9. smartphones chineses
Em termos de vendas, os produtos de marcas chinesas estão cada vez mais se aproximando da Apple, Samsung e HTC. No mercado russo, um aumento na taxa de câmbio afeta apenas as mãos chinesas - a demanda por marcas premium está caindo cada vez mais e as vendas de smartphones com orçamento limitado do Reino Médio estão crescendo.
8. Novos sistemas operacionais
Nem a Apple, nem a Microsoft, nem o Google em suas versões mais recentes produziram algo particularmente novo e revolucionário. A tendência de 2014 foi estabilidade e adesão a princípios comprovados de trabalho.
7. Proteção do anonimato
A proteção de dados pessoais tornou-se uma verdadeira ilusão entre os usuários da Internet. As revelações de Edward Snowden e várias outras revelações não passaram despercebidas. As pessoas estão comprando maciçamente smartphones "superprotegidos", alterando regularmente senhas etc.
6. Dinheiro eletrônico
Nos Estados Unidos, estimou-se que uma em cada vinte compras durante o período de vendas de Natal foi paga usando os sistemas de pagamento eletrônico Google Wallet e Apple Pay. O mercado de criptomoedas também está se desenvolvendo ativamente. O Bitcoin teve um forte concorrente, o Ripple, no outono de 2014.
5. Internet Global
A Internet comemorou seu 40º aniversário no ano passado. E, apesar dos escândalos com vazamento de dados e vigilância global, uma rede mundial está se tornando cada vez mais parte da vida de cada um de nós. As empresas privadas ganharam o direito de registrar zonas de domínio e os gigantes da pesquisa prevêem a atração de vários bilhões de novos usuários para a rede nos próximos anos.
4. Biônica
A eletrônica flexível foi a descoberta de 2014 na medicina. Portanto, as lentes de contato do Google permitem que pacientes com diabetes monitorem continuamente seus níveis de açúcar. Além disso, graças à biônica, os cientistas conseguiram reduzir equipamentos médicos volumosos, por exemplo, para criar um aparelho de diálise pesando apenas 5 kg.
3. dispositivos vestíveis
Tudo começou na primavera passada com óculos de realidade aumentada. E então o mundo aprendeu sobre o capacete Oculus Rift. Aparelhos modernos recebem relógios inteligentes, rastreadores de fitness e jóias com conteúdo eletrônico.
2. Drones
Drones em miniatura são usados na DHL, Google, Facebook e até na rede russa Dodo Pizza para entregar pedidos. Uma área de trabalho separada para drones são os serviços de resgate. Infelizmente, junto com o número de drones, o número de acidentes envolvendo eles aumentou.
1. A Internet das Coisas
A chamada Internet das Coisas está ganhando cada vez mais adeptos. O número de usuários da “Internet das Coisas” cresceu 25% ao longo do ano. Não somos mais surpreendidos por televisores "inteligentes" Full HD, geladeiras, aspiradores de pó, relógios e outros aparelhos controlados por uma rede mundial. Os cientistas prevêem que em 5 anos, 25 bilhões de dispositivos serão conectados à Internet das Coisas.