Moscou está lentamente caindo para os níveis mais baixos do ranking mundial, refletindo o crescimento dos preços das casas premium. De acordo com os resultados do 3º trimestre de 2014, a 30ª posição do rating foi atribuída à capital russa, pelo que demonstra uma dinâmica de crescimento negativa para o ano de 3,7%. Peter foi ainda mais baixo - em duas linhas - onde o indicador de dinâmica anual era de 8,7% com um sinal de menos.
Essas informações são fornecidas em Índice Imobiliário Mundial da Classe Elite (Prime Global Cities Index) para o terceiro trimestre do ano, preparado por Knight Frank. No total, o Índice está acompanhando a dinâmica dos preços nos mercados imobiliários premium de trinta e três cidades do mundo.
De acordo com as pesquisas mais recentes, ao longo do ano, Moscou “passou” 10 pontos no índice. De acordo com os resultados dos seis meses de 2014, ela estava na vigésima quarta posição nessa classificação (com um aumento de 0,9%) e São Petersburgo - na 22ª posição (com um aumento de 2,3%). No ano passado, a capital da Rússia ocupou a 20ª linha completamente.
No trimestre de 2013, ela estava entre as nove cidades da Europa - participantes da classificação popular e ficou em quarto lugar, ligeiramente inferior a Londres, São Petersburgo e Mônaco. Os resultados do terceiro trimestre deste ano a levaram para o nono lugar, Peter - para 11 (ele completa a lista de cidades européias no Índice).
De acordo com a agência imobiliária premium Contato Imobiliário, em comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o volume de suprimentos nesse segmento em Moscou aumentou 14,8% e mais de 7% em relação ao trimestre anterior.
Ao mesmo tempo, o custo médio de um “quadrado” agora diminuiu 3% em comparação com o período do verão (no valor de US $ 18.218), o que se deve a uma queda na taxa de câmbio do rublo. Especialistas dizem que isso não é um indicador de queda nos preços das moradias de elite, mas apenas alguns ajustes, acompanhados por uma oferta limitada nesse segmento do mercado imobiliário. Em 2015, de acordo com Andrei Solovyov, diretor do departamento imobiliário residencial de elite de Knight Frank, capital da Rússia e São Petersburgo, manterá suas próprias posições na parte inferior do ranking.
Juntamente com as cidades russas, Genebra e Cingapura fecham o ranking da dinâmica de preços de imóveis de luxo. Por outro lado, Jacarta, Los Angeles e Tel Aviv têm as maiores taxas de crescimento para moradias premium.
Falando em média, Knight frank relata que os preços nas cidades participantes da classificação para o ano aumentaram 4% Em comparação com o 2º trimestre deste ano, o aumento foi de cerca de 0,2%.