Pela quarta vez, os analistas da Forbes classificam as empresas que conduzem seus negócios pela Internet. Após analisar a receita de 2013, os especialistas selecionaram os players mais fortes nesse segmento de mercado.
Na análise de hoje, oferecemos a você As 10 maiores empresas de Internet da Rússia. A lista não incluía lojas on-line, dedicadas a uma classificação separada.
10. Avito (US $ 60 milhões)
No início de fevereiro, 17.466.208 anúncios de vários assuntos foram publicados no site avito.ru. A ideia do projeto pertencia ao sueco Jonas Nordlander. Até o momento, o Avito é a maior plataforma de negociação on-line da Rússia e o melhor site de anúncios classificados gratuitos, com 400 mil novos anúncios publicados diariamente.
9. Super-emprego (US $ 65 milhões)
Um dos portais de recrutamento mais populares da Runet foi fundado em 2000. O Superjob tem uma média de 6 milhões de visitantes por mês. Em 2013, foram lançados aplicativos para iOS e Android, permitindo que você publique vagas e procure trabalho. Graças a isso, o portal foi incluído em nosso ranking de sites de busca de emprego.
8.2GIS (US $ 97 milhões)
20 milhões de pessoas usam mapas e livros de referência eletrônicos do 2GIS. A empresa foi fundada em 1999 pelo empresário de Novosibirsk, Alexander Sysoev, e sua esposa Marina. Hoje, os cartões 2GIS permitem navegar em 250 cidades da Rússia, Cazaquistão, Ucrânia, Itália e outros países.
7. Game Insight (US $ 110 milhões)
A empresa desenvolve e publica seus próprios jogos de computador. Uma característica distintiva de todos os jogos do Game Insight é o princípio do free-to-play. Essa. você não precisa pagar pela oportunidade de jogar, mas os bônus já estão disponíveis por dinheiro.
6. iFree (US $ 130 milhões)
A empresa está envolvida na criação de aplicativos móveis e outros projetos no campo móvel, além de tecnologias NFC. Os produtos IFree estão disponíveis em 100 países diferentes. Em 2013, foi assinado um acordo de cooperação com a empresa chinesa China Telecom.
5. Poster-Rambler-SOUP (US $ 133 milhões)
Essa jovem empresa, fundada em 2013, combinou os projetos conhecidos e altamente lucrativos LiveJournal.com, Rambler.ru, Begun.ru, Lenta.ru, Gazeta.ru e Afisha.ru. Os proprietários da empresa eram Alexander Mamut e Vladimir Potanin. O gerenciamento operacional da nova criação foi realizado por Alexander Mamut.
4. RBC (US $ 156 milhões)
Mais de 50% da empresa pertence ao grupo Onexim de Mikhail Prokhorov. A RBC emprega 1.500 funcionários. A empresa possui o recurso de informação Rbc.ru, o canal de televisão comercial RBC, a revista de mesmo nome e o jornal RBC Daily. Em 2013, a empresa ganhou com a venda da editora Salon Press, especializada na publicação de publicações no interior.
3. VKontakte (US $ 215 milhões)
Todos os dias, essa rede social é visitada por 60 milhões de usuários. Cerca de 40% da empresa pertence ao Grupo Mail.ru e 48% ao UCP Ilya Shcherbovich. A principal fonte de receita da empresa é a publicidade, bem como a colocação de várias aplicações na rede social. Em um futuro próximo, um IPO da empresa está planejado.
2. Grupo Mail.ru (US $ 860,5 milhões)
Fundado em 1998, o grupo de empresas hoje emprega 3.000 funcionários. O principal proprietário do Mail.ru é o grupo NMT, de propriedade do bilionário Alisher Usmanov. O grupo de empresas possui não apenas o serviço de e-mail de mesmo nome, mas também as redes sociais Odnoklassniki e My World, ICQ e Mail.ru Agent, além de ações em outros projetos.
1. Yandex (US $ 1.238 milhões)
A maior empresa russa de Internet foi fundada em 2000. Hoje, 4.500 funcionários trabalham para a Yandex, e o popular mecanismo de pesquisa processa 250 milhões de solicitações diariamente. O maior negócio em 2013 foi a aquisição pela Yandex do recurso Kinopoisk.ru por US $ 80 milhões.