Quem no mundo vive melhor? Acontece que essa questão é de interesse não apenas para nós. A Organização Internacional para Cooperação e Desenvolvimento Econômico está envolvida no cálculo anual dos padrões de vida de diferentes países.
Segundo os dados, a classificação dos lugares mais felizes do nosso planeta é a seguinte:
10. Luxemburgo
Apesar do nível de emprego relativamente baixo (65%), o Grão-Ducado é um dos países mais ricos. Apesar da crise mundial, que afetou significativamente o país, a renda média da população permaneceu sólida - US $ 52.110. A presença de uma zona offshore na capital, um mercado imobiliário estável e minas permite que a população do país tenha um padrão de vida decente.
9. Nova Zelândia
O país mais pacífico e não corrupto do mundo tem uma das economias mais fortes. Como resultado - uma alta taxa de emprego (72%) e satisfação geral com a vida. Este último é de 7,9 pontos, de acordo com a classificação da OCDE, com uma média de 6,7. A principal receita para o estado vem de exportações e turismo.
8. Países Baixos
Outro país do Benelux subiu para os principais favoritos. O líder da Europa Ocidental na produção e exportação de gás conseguiu criar empregos para 75% de seus cidadãos. Como resultado, rendimentos pessoais impressionantes (US $ 45.671) e um padrão geral de vida (9 pontos para a OCDE). O país possui muitos especialistas altamente qualificados e oferece um alto nível de salário mínimo.
7. Suíça
Este país é mais do que compensando a quase completa ausência de minerais por sua condição de centro financeiro mundial. O setor de serviços é muito desenvolvido aqui. Emprega quase 70% da população trabalhadora. A proteção social confiável e uma situação econômica estável permitem que os suíços estejam satisfeitos com seu padrão de vida (9 pontos).
6. Canadá
Um dos países mais acessíveis para a migração conseguiu manter o emprego em 72%. O sistema único de saúde e os programas sociais permitiram ao estado ocupar um lugar de destaque no ranking da OCDE. A renda familiar média para os canadenses é de US $ 27.138.
5. Dinamarca
Salários altos reduzem a competitividade da economia deste país. Mas os dinamarqueses comuns estão bastante felizes com sua renda (US $ 42.904). Isso é evidenciado pela avaliação do padrão de vida (10 pontos). Vale ressaltar que morar na Dinamarca é o mais caro. Assim, os custos de habitação respondem por 26%.
4. Suécia
A receita em dinheiro dos suecos é um pouco menor que a pan-europeia (US $ 36.766). No entanto, aqui, segundo a OCDE, a tributação mais alta. Porém, bons programas sociais, em particular educação, emprego geral (73%) garantem estabilidade à população deste país.
3. EUA
Um dos países mais economicamente desenvolvidos do mundo tem uma taxa de desemprego bastante alta. Isso se deve ao fato de muitos empregos terem sido transferidos para fora dos Estados Unidos. Apesar de apenas 67% ter ganhos, a renda média é de $ 52,607. E não há muitos satisfeitos com sua vida (7,6 pontos, de acordo com a OCDE).
2. Noruega
Quase 80 mil noruegueses trabalham em empresas associadas à produção de petróleo e gás. Este trabalho é principalmente pouco qualificado, no entanto, bem remunerado. Como resultado, um alto nível de renda familiar é de US $ 30.465. Ao mesmo tempo, os custos de manutenção da habitação são relativamente baixos - 19%.
1. Austrália
Alto padrão de vida demonstrado pela Austrália. O país emergiu da crise de 2008-11 com perdas mínimas. 72% da população em idade ativa trabalha na indústria e nos serviços. Isso lhes traz uma média de US $ 41.904. Enquanto isso, sua própria avaliação do padrão de vida é baixa: 7,4 pontos.
Essa classificação foi compilada levando em consideração 11 parâmetros, incluindo o desenvolvimento da esfera social, segurança, nível geral de renda e vários outros indicadores.
Devo dizer que o padrão de vida dos russos estava longe das primeiras posições no ranking; o índice médio de qualidade de vida na Rússia era de 5,3 pontos.