Você poderia imaginar na infância que carros sem motoristas e entrega de pacotes por drones realmente existirão quando você crescer? E, no entanto, para conseguir mais espaço para o novo, o velho às vezes precisa sair.
Aqui estão 10 trabalhos que é improvável que existam em 2030. Em vez de qualquer uma dessas especialidades, é melhor escolher uma das profissões mais procuradas do futuro.
10. Bibliotecários
Embora sempre existam livros em papel no mundo - independentemente do sucesso de suas cópias eletrônicas - os bibliotecários que os catalogam, já podem ser atribuídos às “espécies ameaçadas” de especialidades.
Muitas bibliotecas públicas lutam para permanecer abertas devido à redução de recursos, enquanto instituições acadêmicas já começaram a traduzir seus textos em formato digital para armazenamento e recuperação de informações mais convenientes.
Embora o acesso expandido à literatura seja bom, é triste ver as bibliotecas e seus responsáveis úteis e conhecedores uma coisa do passado.
9. Caixas em supermercados
Nos últimos anos, tem havido conversas crescentes sobre a realidade de uma sociedade sem dinheiro, na qual os pagamentos sem contato são o mais difundidos possível.
Embora nem todos os países estejam prontos para essa inovação, e muitas pessoas ainda prefiram usar dinheiro para controlar melhor suas despesas, uma coisa é certa: há cada vez mais caixas de autoatendimento a cada ano. Segundo a previsão da empresa britânica de análise RBR, realizada em 2016, seu número no mundo chegará a 325 mil até 2021.
Caixas de dinheiro como essa tornaram-se comuns em muitos grandes supermercados e restaurantes populares de fast food, como o McDonald's, o que significa que a profissão de caixa está se tornando impopular.
8. Carteiro
Embora ainda sejam necessários correios para entregar pacotes, o trabalho dos carteiros que entregam cartas todas as manhãs está se tornando cada vez menos popular. Isso ocorre principalmente porque as coisas que eles entregam estão lentamente se movendo para o "domínio virtual":
- contas de serviços públicos podem ser visualizadas e pagas on-line,
- as informações sobre o recebimento da encomenda são exibidas no aplicativo "Russian Post" ou em aplicativos semelhantes em outros países, não há necessidade de notificações em papel,
- cada vez menos pessoas enviam cartas em papel umas às outras.
7. Aeromoças e comissárias de bordo
De acordo com especialistas, até 2022, veremos 7% menos dessas charmosas mulheres (e homens) que nos receberão a bordo do transporte aéreo. Enquanto as transportadoras aéreas lutam entre si, oferecendo preços mais competitivos e otimizando todos os tipos de despesas para maximizar os lucros, o grande número de empregos para aeromoças e tripulantes de cabine já foi reduzido, e as previsões de contratação para a próxima década não prometem mudanças positivas.
Além disso, as aeronaves mais modernas são equipadas com telas para demonstrar regras de segurança e equipamentos avançados de segurança automatizados, e a presença de comissários de bordo se torna um luxo desnecessário.
6. Controladores de táxi
Devido à crescente popularidade de aplicativos como Uber e Yandex.Taxi, juntamente com os serviços de pesquisa de acompanhantes, a profissão de despachante de táxi pode desaparecer em um futuro próximo.
Por fim, ele será substituído por aplicativos ainda mais inteligentes que podem direcionar os carros para onde os passageiros precisam.
5. Lenhadores
As 5 principais profissões que podem desaparecer antes de 2030 são abertas por trabalhos corajosos, complexos e, infelizmente, não os mais exigidos.
Mais e mais produtos de papel estão se tornando digitais e, de acordo com as previsões, a demanda por serviços de registro será reduzida em 9% até 2022.
A necessidade de desmatamento não desaparecerá, mas no futuro o trabalho humano dos lenhadores poderá ser substituído por tecnologias mais complexas e avançadas.
4. Caixas bancários
Com que frequência você vai ao banco para sacar dinheiro? Provavelmente não com muita frequência - e isso reduz a necessidade de caixas que processam transações em instituições financeiras.
Os consumidores aceitaram com entusiasmo as opções de banco on-line e banco móvel, e caixas eletrônicos que funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana são muito atraentes para pessoas cujo horário de trabalho não lhes permite visitar o banco durante o horário comercial tradicional.
3. Secretário-datilógrafos
Sim, ainda existem pessoas que ganham a vida imprimindo cartas e outros documentos ditados por seus superiores. A menos que as máquinas de escrever antiquadas substituam os computadores modernos.
No entanto, a profissão de secretária-datilógrafo está rapidamente se tornando obsoleta, graças a inovações como reconhecimento de voz, embora ainda estejam longe de serem perfeitas.
2. Classificadores de correio
Os representantes dessa profissão classificam correspondência local e internacional, pacotes e pacotes, trabalham com correias transportadoras e outros equipamentos para processar e classificar correspondências e enviá-las ao longo do percurso.
No entanto, novos sistemas automatizados de roteamento de correio exigem menos ajuda humana. O número de classificadores de correio está diminuindo constantemente devido aos orçamentos limitados do serviço postal e ao uso cada vez maior de email.
1. Chefs de fast food
Para manter os preços baixos, a indústria de fast food está sempre procurando maneiras novas e mais eficazes de fazer negócios. Especialmente quando os trabalhadores de fast food exigem salários mais altos. Isso significa que os cozinheiros são substituídos por máquinas em todas as oportunidades convenientes.
E em Cingapura, o novo formato de café Chef-in-Box, VendCafe, já foi testado com sucesso. Existem máquinas de venda automática instaladas que oferecem uma ampla variedade de pratos de acordo com receitas de diferentes cozinhas do mundo - do japonês e malaio ao ocidental e indiano. Sem cozinheiros e caixas, sem atendentes. Conveniente, certo?
O que fazer para não se tornar um representante de uma profissão em perigo?
Um relatório da gigante da tecnologia Dell em 2017 afirma que 85% dos empregos que estarão disponíveis em 2030 ainda não foram inventados, e o cenário da tecnologia ficará irreconhecível nos próximos 13 anos.
“O ritmo da mudança será tão rápido que as pessoas aprenderão“ agora ”usando novas tecnologias, como realidade aumentada e realidade virtual. A oportunidade de adquirir novos conhecimentos será mais valiosa do que o próprio conhecimento ”, afirma Dell.
Muitas das profissões que se tornarão impopulares em 10 anos serão modificadas, não completamente destruídas, e as habilidades adquiridas pelos funcionários podem ser transferidas para outras funções.
A disposição de aprender e mudar de emprego será um atributo importante do sucesso no mercado de trabalho em um futuro próximo.
Se você deseja obter a máxima proteção contra as garras do progresso, recomendamos iniciar uma carreira em um dos três grupos a seguir:
- Trabalho criativo - por exemplo, um artista, designer ou arquiteto. Mesmo os computadores mais poderosos não podem e dificilmente reproduzirão a verdadeira inspiração humana no futuro.
- Trabalho baseado em relacionamento que requer a construção e manutenção de relacionamentos complexos com outras pessoas. Exemplos são um médico, professor, animador ou tradutor-guia.
- Especialistas com formação técnica - engenheiros, torneiros, programadores, ajustadores de linhas automáticas, mecânica de automóveis, serralheria, fabricantes de ferramentas, analistas técnicos, etc.