Durante a epidemia de coronavírus e a queda do rublo, muitos russos optaram por investir na compra de papel higiênico, fósforos, trigo sarraceno, macarrão e outros bens essenciais.
Mas vamos desviar dos assuntos do mercado e abordar questões financeiras, ou seja, estudar como você pode ganhar dinheiro ou, pelo menos, não perder suas economias em um ano de crise.
Estudamos as recomendações atuais de muitos especialistas do mercado financeiro russo e estrangeiro e apresentamos as 10 principais dicas de especialistas sobre onde investir na crise de 2020.
10. Depósito bancário
Mesmo durante a crise global, os bancos continuam a abrir depósitos de curto e longo prazo. Só é necessário escolher um dos bancos mais confiáveis, de acordo com o Banco Central, para garantir que suas economias não desapareçam com a administração do banco em um dia terrível.
Segundo especialistas, os depósitos mais lucrativos em março de 2020 para novos investidores são:
- Rentabilidade Garantida do Premier BCS Bank. O prazo do investimento é de 6 meses, o rendimento é de 10%.
- "Renda rentável" de um banco PJSC Moscow Credit Bank com um rendimento de 7,3% ao ano e por um período de 375 dias. Destina-se a quem abre uma conta de investimento individual.
- "Um bom começo" do Banco Ural por um período de até 120 dias e com um rendimento de até 6,5% ao ano.
Você pode dividir seu “airbag” financeiro em várias partes e fazer depósitos em vários bancos. Se você precisar urgentemente de dinheiro, poderá fechar o depósito em um dos bancos, e os depósitos restantes permanecerão e lhe renderão renda.
9. Investimento PAMM
Essa é uma maneira de alto risco, mas também altamente lucrativa, de ganhar dinheiro durante uma crise, adequada para aqueles que estudam cuidadosamente as recomendações para escolher um corretor para abrir uma conta PAMM.
Ao contrário de um depósito bancário, não há necessidade de investir 50.000 rublos ou mais para obter uma boa renda. Muitas contas PAMM aceitam depósitos mínimos de US $ 50, oferecendo retornos anuais de 111% ou mais.
8. Investir em antiguidades
Pinturas antigas, moedas, relógios e outras antiguidades (com 100 anos ou mais) se tornam mais caras com o tempo. No entanto, é melhor não investir em móveis, ao contrário de vinhos e relógios antigos, ele perde valor. Segundo a Forbes, ao longo de 10 anos, o custo de muitas peças de móveis antigos caiu 80%.
Para novos investidores, é melhor começar com moedas antigas (por exemplo, moedas da época da URSS), porcelana, que decoram a casa e estão em demanda estável, ou com pinturas.
O risco mais comum que não apenas um novato pode enfrentar, mas também protegia o mercado de antiguidades - falsificações. Eles são freqüentemente encontrados em mercados de pulgas e leilões on-line, e raramente em lojas de antiguidades e leilões presenciais, onde os produtos têm autenticidade garantida.
7. Imóveis
No contexto da demanda colapsada devido à crise e à oferta estável, você pode comprar um apartamento, casa ou garagem atraente mais barato do que há um ano. Posteriormente, o investimento pode ser "repelido" ao alugar o imóvel.
O principal problema com esse investimento durante a crise de 2020 é que a queda nos preços dos imóveis pode continuar. E, no futuro, custará ainda menos, portanto, não será rentável revendê-lo para você.
6. Comprando um carro
Nas condições em que a maioria dos russos prefere comprar remédios, papel higiênico Zewa e trigo sarraceno Altai, os revendedores de automóveis não precisam contar com o fluxo de clientes.
E isso significa que você pode comprar um dos sedãs mais baratos ou até um carro de luxo com um bom desconto. O principal é não ser preguiçoso, visitar várias concessionárias de carros e não ter vergonha de dizer ao vendedor que em outro salão de beleza eles ofereciam um desconto de um por cento. Talvez eles façam uma oferta ainda mais generosa.
5. Ações
Durante as crises mundiais, os estoques de várias empresas podem cair várias vezes e, depois, retornar aos seus máximos históricos. Um exemplo impressionante do passado recente são as ações do Sberbank. Durante a crise de 2008, eles caíram 84% abaixo do preço de oferta, atingindo 13,5 rublos e depois subiram acentuadamente nos três anos seguintes.
Durante a crise de 2020, é aconselhável investir apenas em “blue chips” - ações de grandes empresas que não vão à falência e não desaparecem do mercado.
4. Terra
Uma das opções mais confiáveis para investir durante a crise de 2020. Ninguém rouba a terra, não a tira e, se você investir nela, pode trazer benefícios consideráveis, pelo menos na forma de uma colheita.
Existem muitas opções atraentes no mercado, mas a demanda por elas está diminuindo devido à diminuição do poder de compra dos russos. Recomendamos que você preste atenção em áreas com comunicações já concluídas ou, pelo menos, com uma fácil possibilidade de fornecimento. Como em condições modernas, a condução de água, eletricidade e gás até o local pode se transformar em uma missão muito difícil.
3. Educação própria
O momento em que muitas empresas fecham (e não apenas a quarentena devido ao coronavírus) pode ser usado para auto-educação. Por exemplo, aprenda um idioma estrangeiro ou faça um curso on-line em web design. Isso aumentará as chances de encontrar um novo emprego ou permitirá que você trabalhe sozinho sem sair de casa.
Lembre-se: seu conhecimento é sua principal capital em uma crise.
2. Compra de títulos de empréstimos federais
Uma das opções mais acessíveis, se você não ganhar, pelo menos salve suas economias em 2020.
O rendimento do OFZ está no nível dos melhores depósitos bancários; portanto, você terá de 7 a 10% ao ano. Os rendimentos dos títulos são maiores quanto mais amadurecem.
Você pode comprar títulos pelo IIS e, em seguida, organizar uma declaração de imposto de renda pessoal. Você retornará 13% do valor gasto no IIS, mas não mais de 52 mil rublos por ano. A compra do OFZ é feita na Bolsa de Moscou através de qualquer corretora russa, depois de abrir um IIS ou uma conta de corretagem.
1. Metais preciosos
Barras de ouro, moedas de ouro para investimento ou uma conta de metal impessoal é o melhor investimento, não apenas durante uma crise, mas também em tempos calmos.
E, apesar das perspectivas de crescimento do custo do ouro, como o metal precioso mais estável, vários especialistas expressam opiniões completamente opostas (alguns acreditam que ele não aumentará de preço, outros - que definitivamente aumentará de preço), eles concordam em uma coisa: o ouro não cairá drasticamente no preço. Portanto, não depreciará o que pode acontecer com a moeda estrangeira e já está acontecendo com o rublo russo.
Para investir seu dinheiro com lucro durante a crise de 2020, você pode abrir a chamada "conta de metal despersonalizada". O metal precioso comprado de um banco é colocado nessa conta. Ao mesmo tempo, não estará fisicamente em suas mãos, o que significa que você não precisa se preocupar em comprar um cofre e na venda subsequente de metais preciosos.
Não é cobrado IVA nessa transação, e a conta MHI pode ser fechada a qualquer momento, sem multas ou perda de economia. E os riscos são que essa conta não seja segurada pelo Estado, nenhum interesse é acumulado e o banco pode definir qualquer taxa para a compra e venda de metal "não monetário".