Quando você é protegido de maneira confiável pelas paredes da sua casa, é difícil acreditar que o vento possa matar uma pessoa. Mas é exatamente isso que acontece quando se trata de tornados. Os tornados mais devastadores da história, sobre o qual falaremos agora, reivindicou centenas de vidas humanas em minutos.
10. O Grande Tornado em Natchez, EUA
Número de mortes: 317 pessoas.
É considerado o único tornado nos Estados Unidos que matou mais pessoas do que matou. O tornado surgiu em maio de 1840, ele caminhou ao longo do rio Mississippi, arrancando árvores de ambas as margens. Não é de surpreender que a maioria das vítimas do desastre estivesse em barcos de fundo plano. O número de feridos atingiu 109 pessoas.
No entanto, o número real de pessoas mortas pelo Grande Tornado pode ser muito maior, porque a morte de escravos não entrou na triste história geral.
9. Tornado Narail Magura, Bangladesh
Número de mortes: cerca de 500 pessoas.
O primeiro, mas não o último tornado, "saudado" de Bangladesh no ranking dos mais terríveis tornados de todos os tempos. Em 1964, a fúria dos elementos devastou duas cidades e sete assentamentos, e 400 pessoas da vila de Bhabanipur nunca foram encontradas e são consideradas mortas.
8. Tornado em Comores, África
Número de mortes: mais de 500 pessoas.
Um dos países mais pobres do mundo e a ex-colônia francesa em meados do século 20 (em 1951) sobreviveram ao golpe de um tornado gigante. Originou-se acima da superfície da água e, ganhando força e intensidade, alcançou a terra, espalhou construções leves, como lascas de madeira, e matou cerca de 500 pessoas, tanto aborígines quanto francesas visitantes.
Outros detalhes deste incidente são desconhecidos, já que naquela época o estado insular ainda estava sob controle estrangeiro.
7. Tornado siciliano, Itália
Número de mortes: aproximadamente 600 pessoas.
Nos últimos anos, ninguém dirá quantas vidas humanas esse terrível tornado levou. Como o tornado das Comores, os sicilianos se originaram acima da superfície da água e só então "chegaram" à terra.
Talvez não fosse um, mas dois tornados de uma só vez, que se fundiram em um megatornado. Essa é uma das hipóteses de por que um número tão grande de moradores locais morreu devido a um tornado na Sicília.
6. Tornado La Valletta, Malta
Número de mortes: cerca de 600 pessoas.
A ilha de Malta é geralmente associada a umas férias agradáveis, ao sol, ao mar, mas não a horror e destruição. Mas acontece que os dias infernais acontecem no paraíso terrestre. Um deles apareceu em 23 de setembro de 1551 ou 1556 (fontes diferentes indicam anos diferentes).
Surgindo sobre o mar Mediterrâneo, o tornado se moveu em direção a Grand Harbour Bay. Durante a revolta do tornado, pelo menos quatro navios da Ordem de Malta foram entregues e muitos outros foram seriamente danificados. Mas mais do que os tribunais foram para os habitantes de Malta, muitos dos quais morreram, e o número exato de feridos é desconhecido.
Apesar do nome do tornado, a capital de Malta - Valletta - não existia na época, desde que o Grão-Mestre dos Cavaleiros de Malta colocou pessoalmente a primeira pedra em sua fundação em 28 de março de 1566, dez a quinze anos após o desastre.
5. Tornado em Dhaka, Bangladesh (na época do incidente - Paquistão)
Número de mortes: 660 pessoas.
Em 1969, quando a cidade de Dhaka ainda estava sob a jurisdição do Paquistão, e não de Bangladesh, um terrível tornado varreu seus subúrbios densamente povoados do nordeste.
Ele matou cerca de 660 pessoas e o número de feridos atingiu 4.000. Mas, por mais terrível que tenha sido essa tragédia, foi apenas um dos dois tornados mortais que atingiram Bangladesh em 14 de abril de 1969.
Um segundo furacão apareceu na área de Comilla, em Chittagong, Bangladesh, no mesmo dia. Ambos os tornados faziam parte do mesmo sistema de tempestades, mas separados um do outro.
Se considerarmos o número total de mortes (883 pessoas) por dois tornados, este dia é um dos mais mortais da história do mundo.
4. Tornado Manikgange-Singair- Navabganj, Bangladesh
Número de mortes: 681 pessoas.
Um dos tornados mais devastadores recebeu o nome das três principais áreas destruídas em 17 de abril de 1973. Em geral, um tornado destruiu a maioria das nove cidades.
Em algumas listas não oficiais, o número de mortos chega a 1.000. Segundo relatos da época, os dois furacões se fundiram em um super furacão que varreu a maior parte do Bangladesh.
3. Tornado de três estados, EUA
Número de mortes: 695 pessoas.
Dado o grande número de vítimas, este tornado é considerado o mais mortal da história dos EUA. E sua rota de 352 quilômetros através de Missouri, Indiana e Illinois é o caminho de tornado mais longo da história mundial.
O número de mortos em 18 de março de 1925 foi de 695 pessoas, mais de dois mil ficaram feridos e 15 mil casas foram destruídas. Várias pequenas cidades (como De Soto e Parrish) ficaram completamente devastadas. A maioria das mortes é registrada no sul de Illinois.
Não havia um sistema de alerta de desastre natural efetivo naquele momento, e as pessoas foram pegas de surpresa. Além disso, um tornado em movimento muito rápido às vezes tinha uma aparência incomum. Testemunhas frequentemente descreviam os tornados dos três estados como nevoeiro amorfo ou nuvens ferventes no chão, e muitas pessoas não sentiam o perigo até que fosse tarde demais para escapar. Também foi relatado que uma nuvem de poeira e detritos às vezes escondia o funil desse tornado, tornando-o obscuro e menos reconhecível.
2. Tornado Madargange-Mrizapur, Bangladesh
Número de mortes: cerca de 700 pessoas.
Tornados perigosos não são incomuns no pequeno estado de Bangladesh. Mas aquele que atingiu o país em 13 de maio de 1996 tornou-se um dos mais catastróficos para toda a existência do país. O número exato de feridos é desconhecido e, pelo número de mortes, esse tornado se tornou o segundo mais mortal da história.
À medida que o furacão foi mais ao sul, de Madarganja a Mirzapur, também destruiu cerca de 30.000 casas.
1. Tornado Daulatpur Saturia, Bangladesh
Número de mortes: cerca de 1300 pessoas.
Em 26 de abril de 1989, na área de Manikganj, no centro de Bangladesh, apareceu o mais terrível tornado da história da humanidade. Dentro de 6 km², inúmeras árvores foram arrancadas em seu caminho, e todas as habitações nesta área foram completamente destruídas.
A força do vento resultante variou de 180 a 350 km / h. Segundo especialistas, a largura do tornado atingiu um tamanho incrível de 1,5 km e passou por áreas pobres do país, deixando um caminho de morte e caos de 80 km. Além do grande número de mortos, 12 mil pessoas ficaram feridas e 80 mil ficaram desabrigadas.
"Vi nuvens negras se acumulando no céu", disse Saida Begum, uma moradora de Saturia, 30 anos. "Depois de alguns minutos, me vi voando com minha casa."
A temporada de tornados em Bangladesh não é muito longa, mas é extremamente mortal. Isso se deve à falta de um sistema de alerta complexo, à falta de abrigos contra tornados e ao pequeno número de prédios que podem suportar ventos destrutivos. O fato de o furacão Daulatpur-Saturia ter ocorrido no mês de abril não foi uma surpresa. Nesse momento no país, houve um pico na aparência de um tornado, ainda mais no distrito de Manikganj, uma seca severa durou seis meses, o que poderia acelerar a formação de um tornado.