O iPhone é um dos smartphones mais populares no mercado secundário. As vendas são especialmente ativas em antecipação ao lançamento de uma nova geração de dispositivos Apple - todo mundo está tentando ativamente colocar as mãos em dispositivos que estão perdendo ou que já perderam relevância para obter rapidamente um novo. Desta vez, é uma ótima maneira de comprar um bom smartphone para quem não está perseguindo as versões mais recentes, avaliando objetivamente as coisas.
Aqui você deve ser extremamente cuidadoso para não encontrar um fraudador sem escrúpulos. Vamos considerar abaixo as maneiras mais populares de trapacear ao vender o iPhoneSabendo sobre o que, você pode comprar um iPhone de suas mãos, reduzindo o risco de ser enganado.
10. Pré-pagamento
Essa variante de fraude é popular não apenas na venda do iPhone, mas também em outros dispositivos móveis.
Certamente, existe um lugar para se fazer um "divórcio" clássico com um pagamento adiantado e uma maior quebra de todos os contatos, mas tornou-se muito mais difícil para os jovens modernos comprarem isso. Os fraudadores agora passam de maneiras mais sofisticadas, oferecendo entrega de correio diretamente para sua casa, com pagamento pelas mercadorias somente após o recebimento e a inspeção. Mas então eles começam a falar sobre tentativas de fraude, roubo de correios e outras coisas, oferecendo pagar com um código de segurança para uma conta pessoal e o próprio código de segurança - para entregá-lo ao correio depois de receber um dispositivo móvel.
De fato, você simplesmente envia fundos para o cartão ou número de celular de outra pessoa, que será emitido sob o disfarce de um número de contrato, e você não verá nenhum correio.
9. iPhone recondicionado disfarçado de novo
Para muitos compradores, o iPhone é um mistério do significado das letras "ref" na caixa do dispositivo. Ref ou recondicionado é um dispositivo restaurado na fábrica, no qual foram encontrados alguns defeitos de fabricação, que foram quebrados, afogados ou por algum outro motivo, perderam sua capacidade de trabalho. No exterior, esses dispositivos são realmente completamente reparados, testados, limpos e vendidos novamente a um preço ligeiramente reduzido.
Em nosso país, sob o disfarce de “ref”, podem ser vendidos iPhones com peças de reposição chinesas de baixa qualidade, uma tela substituída de baixa qualidade etc. Após esse reparo improvisado, eles durarão no máximo vários meses, após os quais o novo proprietário enfrentará vários problemas. Portanto, não sucumba à persuasão, especialmente comerciantes particulares que falam sobre um novo iPhone a um preço tão bom.
8. iPhone chinês
Os tempos em que as contrapartes chinesas do iPhone eram lançadas com caracteres no menu e uma antena de televisão há muito tempo. Hoje, identificar a tela original na sua frente ou em chinês pode ser muito difícil, mesmo com uma consideração cuidadosa.
Portanto, você não deve ser levado a histórias convincentes de que uma pessoa foi subitamente apresentada com dois telefones idênticos, ela tem problemas urgentes com dinheiro e até possui cheques da Svyaznoy ou da Euroset. Tudo isso é facilmente falsificado para vender coisas baratas sob o disfarce de um dispositivo original.
7. iPhone com defeito
Um dispositivo que parece novinho em folha, mas com defeito, é colado com filmes, embalado em uma caixa e vendido sob o disfarce de um novo por um preço reduzido. Sempre há muitas pessoas dispostas.
6. Bloqueado sob o iPhone do operador
Os dispositivos bloqueados para trabalhar com uma operadora americana específica são vendidos por cerca de US $ 200. Substituindo o adesivo na caixa e selando o dispositivo novamente em filme, ele pode ser vendido a um preço de cerca de 20 mil rublos.
5. Roubo do comprador
É claro que agora todos pensarão que nunca ocorreria a alguém comprar um divórcio tão estúpido. Os iPhones são vendidos a um preço extremamente competitivo, mas é claro que eles só podem se encontrar em uma área remota mais tarde, porque estão ocupados no trabalho e tudo mais. De fato, a vítima é simplesmente atraída para algum lugar remoto com muito dinheiro.
4. Bloqueie o iPhone vendido via Apple ID
Devido ao fato de que no iOS 7 havia uma funcionalidade para bloquear remotamente o dispositivo em caso de perda ou roubo, essa opção foi incluída nos métodos mais comuns de trapaça ao vender o iPhone.
Apenas um dia após a transação, o comprador recebe um dispositivo bloqueado com uma mensagem aproximada: “Este dispositivo foi roubado, conheço sua localização. Devolva o telefone ou levarei o depoimento à polícia. Obviamente, a maioria das pessoas prefere não entrar em contato com as autoridades e devolver o telefone, após o que o esquema pode ser repetido indefinidamente.
3. layout do iPhone
Sob o disfarce do iPhone original, você pode vender modelos usados para instalação nas vitrines das lojas. Como caixas, filmes e outros itens de consumo necessários, eles podem ser facilmente comprados para uma música em quantidades ilimitadas.
2. iPhone com defeito
Tendo encontrado uma loja sólida com boas críticas no Yandex.Market ou Avito, que tem um preço com desconto no iPhone, você pode fazer seu pedido sem entrar em detalhes.
O correio se apressará, contando a trava-língua sobre todas as condições. Já após a partida dele, você encontrará o iPhone inoperante, após o qual resolverá inconclusivamente as relações com a loja de fraudes.
1. Substitua o iPhone no processo de vendas
O truque de alguns golpistas pode ser colossal. Logo na reunião, você verá o dispositivo original e, no processo de empacotamento e pagamento, ele o substitui suavemente por um layout ou falso.
10 dicas para comprar seu iPnone e não ser enganado
- Verifique a integridade e originalidade dos acessórios
- Verifique se o dispositivo não está vinculado ao AppleID
- Requer uma redefinição completa e AppleID
- Inspecione o dispositivo quanto a sinais de abertura e reparo.
- Verifique o número de série na caixa no menu do dispositivo, imei na apple.com
- Inspecione a embalagem quanto a impressões difusas e outros sinais de violação.
- Nunca pague antecipadamente
- Não vá a uma reunião sozinho e, se possível, não traga dinheiro
- Instale seu próprio cartão SIM para garantir que ele funcione.
- Tente ligar para um amigo e receber uma chamada.
Esperamos que nosso material ajude você a se familiarizar com os métodos mais comuns de fraude e engano ao vender um iPhone usado com as mãos ou em um anúncio no Avito e avisará contra erros ao comprar.