Os primeiros videoclipes apareceram na década de 1920 simultaneamente com o cinema de som. No entanto, a visão em que os clipes são familiares aos telespectadores modernos, eles adquiriram em 1964, com o início da transmissão do desfile semanal Top of the Pops no popular canal da BBC.
Hoje, os videoclipes estão disponíveis nos canais de música popular e na Internet. Os artistas gastam centenas de milhares de dólares em filmagens para causar uma impressão duradoura no espectador. Os videoclipes mais caros da história entrou no nosso top ten.
10. Busta Rhymes feat Janet Jackson - single "O que vai ser" (US $ 2.400 mil)
O clipe foi lançado em março de 1999. A maior parte do dinheiro foi gasta em efeitos especiais, pois o vídeo inteiro está cheio de várias reencarnações de artistas, cada uma custando pouco mais de US $ 30 mil.
9. Mariah Carey - “Destruidora de corações” (US $ 2.500 mil)
O clipe com Jay-Z foi filmado em uma sala de cinema, uma locadora que custou US $ 100 mil. Cerca de US $ 13 mil foram gastos nos serviços de cabeleireiros e maquiadores, e US $ 80 mil foram pagos em computação gráfica.
8. MC Hammer - o vídeo que falhou “Too Legit to Quit” (US $ 2.500 mil)
O orçamento para este clipe, lançado em 1991, provavelmente foi desperdiçado. O vídeo ficou em 5º lugar na lista do pior canal australiano Max. Na MTV, o clipe apareceu entre as principais falhas de todos os tempos.
7. Puff Daddy - "Victory" (US $ 2.700 mil)
Rappers legais sabem muito sobre corridas, tiroteios, helicópteros, suicídios ... Todos esses elementos são apresentados em abundância no videoclipe Puff Daddy. Entre as estrelas convidadas, Danny de Vito e Dennis Hopper. Cerca de US $ 55 mil foram gastos em uma explosão de avião, US $ 10 mil - em chuva artificial, US $ 21 mil - em aluguel de helicóptero.
6. Guns N 'Roses - "Estranged" (US $ 4.000)
Esse clipe caro dura mais de 9 minutos. O vídeo é a parte final da trilogia, que anteriormente incluía os clipes "November Rain" e "Don'n cry". O clipe foi lançado na TV americana em 1993.
5. Michael Jackson - single "Black or White" (US $ 4.000)
O single foi escrito de forma independente por Jackson e apela à unidade de pessoas de diferentes raças. A estréia do clipe ocorreu em novembro de 1991. O diretor foi John Landis, que foi o autor do famoso thriller.
4. Madonna - "História para dormir" (US $ 5.000 mil)
O autor desta composição foi Björk, e o diretor do vídeo foi Mark Romanek, que trabalhou no Scream de Jackson. O vídeo foi comprado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York. O enredo foi baseado nas idéias de artistas surrealistas.
3. Madonna - "Expresse-se" (US $ 5.000 mil)
O vídeo estava entre os 100 melhores clipes da revista Rolling Stone, bem como os 100 melhores clipes da MTV. O enredo foi baseado no filme mudo Metropolis, dirigido por Fritz Lang.
2. Trilha sonora de Madonna - Die Another Day (US $ 6.100 mil)
A trilha sonora da parte homônima da bondiana foi escrita pela própria Madonna em colaboração com o chocante Mirvais Ahmadzai. O vídeo provocativo dura apenas quatro minutos e meio e, como resultado, a heroína é colocada em uma cadeira elétrica. Ao longo do clipe, há referências a diferentes partes do épico de James Bond.
1. M. Jackson e J. Jackson - “Grito” (US $ 7.000 mil)
O clipe recebeu o Grammy e também entrou imediatamente no Guinness Book. Ativos fixos foram gastos no cenário e no aluguel de sets de filmagem. Maquiadores custam muito - cerca de US $ 11 mil por dia. Foram gastos mais de US $ 175 mil em iluminação e US $ 40 mil em coreógrafos. O vídeo levou 11 dias, cada um custando US $ 636 mil.