Você costuma considerar selos postais ao receber ou enviar cartas? Mas para os colecionadores, esses pedaços de papel são verdadeiros tesouros, pelos quais não é uma pena dar dezenas, ou mesmo centenas de milhares de dólares. E as marcas mais valiosas do mundo estão sob o martelo de milhões de "sempre-verdes presidentes americanos".
Apresentando você As 10 marcas mais raras e caras da história.
10. Tiflis exclusivo - US $ 763,6 mil
Nossa lista começa com o selo mais caro da Rússia, é o primeiro selo postal emitido em nosso país. Aconteceu em 1857, no território da Geórgia moderna. Como o nome indica, a marca foi projetada para os correios da cidade de Tiflis. Ela tinha um valor de face de 6 centavos e não tinha dentes.
Apenas 5 cópias do Tiflis Unique sobreviveram até hoje.
9. Jenny invertida - US $ 977,5 mil
Aqui está um raro erro de carimbo no histórico de carimbos emitidos nos EUA. A aeronave retratada na marca é o JN-4HM, construído pela Curtiss no meio da Primeira Guerra Mundial.
Um erro de impressão fez com que a vinheta azul - o avião e o ar ao seu redor - fosse impressa de cabeça para baixo, enquanto a moldura vermelha ao redor dessa cena era impressa corretamente.
Os Jenny, biplanos militares, foram modificados para entregar correspondência do governo dos EUA. Eles freqüentemente caíam. De fato, o primeiro vôo dos correios dos EUA, realizado em 15 de maio de 1918, terminou em desastre. O piloto voou na direção errada e caiu no campo do fazendeiro, ironicamente, próximo à propriedade de Otto Preger, o funcionário do correio aéreo.
8. Pink Mauritius - US $ 1 milhão
Juntamente com o seu "irmão" - Blue Mauritius - essa raridade muito cara é uma das primeiras marcas do estado insular da ilha Maurícia. Em vez das palavras "Correios", as palavras "Correios pagos" aparecem no carimbo. Além disso, eles foram aprovados oficialmente e não são um erro cometido pelo gravador.
7. O país inteiro é vermelho - US $ 1,1 milhão.
Este selo valioso, emitido em 1968, descreve os sorridentes habitantes do Império Celestial que detêm o livro vermelho de Mao Zedong - um símbolo do comunismo chinês.
Embora o design geral desta jóia filatélica seja feito em vermelho, a área de Taiwan (à direita) permanece branca. Devido a esse erro de design, todo o lote de carimbos foi retirado às pressas. Não se sabe quantas marcas sobreviveram, mas são definitivamente extremamente raras.
É curioso que não houve repressão contra o artista Van Weisheng, que cometeu um erro.
6. Blue Mauritius - US $ 1,1 milhão
Em setembro de 1847, esses selos coloridos com um valor de face de 2 centavos foram usados para enviar envelopes com ingressos para o baile. Ele foi dado por Elizabeth Gomm, esposa do governador da ilha tropical das Maurícias. Ninguém nesta parte privilegiada sabia que marcas baratas um dia custariam mais de um milhão de dólares.
Quando em 1865 duas "Blue Mauritius" apareceram no incipiente mercado francês de filatelistas, elas imediatamente ganharam popularidade. Essas cópias únicas foram as primeiras marcas de "cidadania" do Império Britânico, mas emitidas fora da metrópole. Além disso, um erro foi cometido no lançamento inicial. Essa combinação é simplesmente uma dádiva de Deus para os colecionadores, porque essas marcas são muito menos comuns e muito mais valiosas do que as marcas "livres de erros".
5. Erro de cor de Baden - US $ 2 milhões.
O selo alemão mais caro. É conhecido por colecionadores em todo o mundo, porque foi preservado em apenas 4 cópias. Planejava-se imprimir esses carimbos com um valor nominal de 9 kreuters em rosa, mas várias folhas eram verdes. E essa cor foi planejada para ser usada na fabricação de carimbos com um valor nominal de 6 cruzadores.
4. Único na Suécia - US $ 2,3 milhões
É considerado o único erro de digitação sobrevivente da marca Three Skilling Banks de 1855, que deveria ser azul esverdeado, e ficou amarelo. Por esse motivo, um dos selos postais mais raros é chamado de Trekskilling Amarelo.
A última vez que a curiosidade foi mostrada em público em 2010, no London Brand Festival. No mesmo ano, foi vendido em leilão na Suíça. Os compradores eram um grupo de pessoas que desejavam permanecer anônimas.
3. Erro de cor siciliano - US $ 2,7 milhões.
Esse sonho filatélico inatingível é raro por várias razões.
- Primeiro de tudo, devido a erro de cor. Supunha-se que seria lançado em laranja. Em vez disso, em 1859, a marca foi emitida em azul.
- Em segundo lugar, hoje apenas duas dessas marcas são conhecidas.
- E o mais importante, apesar de a marca ser muito antiga, está em excelentes condições.
Em 10 de junho de 2011, a marca foi vendida em leilão em Basileia, Suíça.
2. O Santo Graal - US $ 2,9 milhões
Um dos selos mais raros dos EUA, impresso em 1868. Ele mostra o perfil de Benjamin Franklin, que, embora ele não fosse o presidente americano, era ao mesmo tempo o postmaster de todas as colônias norte-americanas.
Essa instância é diferenciada por um tipo especial de waffle (o chamado design do Z-Grill). Esse tipo de prensagem não é utilizado há muito tempo, no máximo algumas semanas. Um curto tempo de produção é o que torna a marca tão rara.
O Z-Grill é único de duas maneiras.
- Primeiro, foi o primeiro tipo de prensagem de carimbo que foi colocado em produção em 1868 (apesar do fato de a última letra do alfabeto inglês ter sido usada em seu nome).
- Em segundo lugar, com este tipo de bolacha, as nervuras são horizontais, enquanto com outros tipos de prensagem, verticalmente.
1. Guiana Britânica - US $ 9,5 milhões
Este selo de 1 centavo foi colocado em leilão na Sotheby's em 2014 e foi comprado por Stuart Weizmann, que participou do leilão por telefone. O preço de venda ficou abaixo da estimativa inicial da casa de leilões - de 10 a 20 milhões de dólares - mas ainda é um recorde mundial. E a Guiana Britânica (também chamada de "Guiana Rosa Britânica") é de longe a marca mais rara e mais cara do mundo. Existe apenas em 1 instância.
A história do surgimento da Guiana Britânica
Uma série de três selos foi encomendada pelo postmaster da Guiana Britânica, E.T. E. E. Dalton, como uma reserva para circunstâncias imprevistas, até que um lote de selos do Reino Unido chegou. Foram criadas duas variedades: selos com valor nominal de 4 centavos e selos com valor nominal de 1 centavo.
A Guiana Britânica é o único selo de um centavo sobrevivente em toda a edição de 1856.
Como a Guiana Britânica mudou de mãos
Em 1873, um menino de 12 anos foi descoberto entre as cartas de seu tio. O garoto vendeu a marca para o colecionador N.R. McKinnon, avaliando-a em apenas alguns xelins.
Então a coleção de McKinnon chegou ao revendedor de Liverpool, Thomas Ridpat, que mostrou a marca a especialistas e descobriu que em suas mãos havia uma fortuna. Ridpat vendeu favoravelmente a Guiana Britânica ao grande filatelista Barão Philip von Ferrari.
O tempo passou e a marca aumentou de preço até que o infame John Eleuther Dupont a comprou por US $ 935.000 em 1980. Em 1997, Dupont foi condenado pelo assassinato do olímpico David Schultz e morreu sob custódia em 2010. De acordo com o testemunho de Dupont, 80% da receita da venda foi para o ex-lutador e medalhista olímpico Valentin Yordanov e seus familiares. O restante é para o Eurasia Pacific Wildlife Fund.