No início de março de 2018, será realizado o jubileu, noventa Oscars. Em preparação para um evento tão importante, o The Guardian preparou uma classificação das falhas mais notórias do Oscar na história.
Filmes, diretores e atores que passaram despercebidos pela Academia Americana de Artes Cinematográficas entraram nele.
10. Robert Mitchem
Os talentos desse ator eram sofisticados demais para o Oscar. Basicamente, ele conseguiu o papel de heróis negativos: Rev. Harry Powell no filme "Night of the Hunter", o proprietário da fábrica metalúrgica John Dickinson em "Dead Man" e outros.
Apesar do Oscar ter sido aprovado por Mitchem, em 1992 ele recebeu o Globo de Ouro por sua contribuição ao cinema.
9. O filme "Óleo"
Como seu último filme, The Phantom Thread, o drama filosófico The Oil de Paul Thomas Anderson em 2007 foi muito estranho, porque o final da imagem anulou o restante.
Daniel Day-Lewis, que interpretou o personagem principal - o magnata do petróleo Daniel Plainview - recebeu um Oscar de melhor ator, mas Oil acabou sendo muito incomum e ousou um filme, e os membros da Academia não gostaram disso.
8. Judy Garland
É inacreditável que a estrela de O Mágico de Oz, A Criança Espere e A Estrela Nasça não tenha recebido um prêmio como melhor atriz, embora ela tenha sido indicada duas vezes para um Oscar e tenha recebido um prêmio honorário de menores por brincadeira na Estrada do Tijolo Amarelo .
7. O filme "A Grande Ilusão"
Os filmes não americanos raramente recebem um Oscar. E até o drama profundo e o humor antiguerra oportuno da "Grande Ilusão" de Jean Renoir falharam em superar a antipatia do júri por ler legendas. Mas ele ganhou vários outros prêmios, como o Prêmio Festival de Cinema de Veneza e o Conselho Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos. E o ministro da propaganda alemão, Joseph Goebbels, declarou Renoir "o inimigo cinematográfico número um" e ordenou que todas as cópias da Grande Ilusão fossem destruídas.
6. O filme "Taxi Driver"
Martin Scorsese tem um relacionamento longo e difícil com a American Film Academy. Seus filmes foram indicados ao Oscar muitas vezes, mas sempre foram inferiores a outros filmes.
O júri escolheu "Rocky" para o filme "Taxi Driver" - não é um filme ruim, mas dificilmente pode competir com a fita de Scorsese em drama, tensão e direção.
Somente em 2007, Scorsese se tornou vencedor do Oscar de melhor direção no filme The Departed, um remake do thriller de Hong Kong Double Castling.
5. Charlie Chaplin
Ao longo de sua carreira, o grande comediante recebeu repetidamente um Oscar:
- um - no início de uma carreira (em 1929);
- outra no final (em 1972 por “uma contribuição inestimável para o processo de transformar o cinema em arte do século XX”);
- e em 1973 ele foi premiado com a melhor trilha sonora de um filme dramático ("Ramp Lights", filmado em 1952, mas que não é visto nos Estados Unidos há 20 anos).
Por que ele entrou nas 10 maiores falhas do Oscar? A ironia é que Chaplin nunca recebeu prêmios por obras como "Big City Lights", "New Times" e "The Great Dictator".
4. Mirna Loy
A comédia policial The Thin Man e várias sequências continuam sendo uma das obras-primas do início de Hollywood, mas a Academia considerou necessário entregar o prêmio a apenas um dos personagens principais (William Powell). E a magnífica Mirna Loy teve que esperar até 1991, e só então, dois anos antes de sua morte, ela recebeu o cobiçado Oscar por serviços extraordinários ao cinema.
3. O filme "Cidadão Kane"
Em terceiro lugar no ranking das falhas mais notórias do Oscar, está a história associada à obra-prima de 1941. O filme de Orson Welles afirma não ser apenas o título de melhor filme de todos os tempos, mas também o título de "melhor filme que nunca ganhou um Oscar de melhor filme".
Citizen Kane teve 8 indicações ao Oscar, embora o filme tenha recebido apenas um prêmio de Melhor Roteiro e tenha perdido o melhor filme para a saga da família de John Ford, How Green Was My Valley.
A cineasta Polina Kael disse que toda vez que o nome do filme era lido ou o nome do diretor era pronunciado "assobios e vaias", o debate em torno do Citizen Kane era tão intenso.
Em 2015, Citizen Kane "se tornou o melhor filme americano de acordo com uma pesquisa da BBC.
2. Stanley Kubrick
Quatro vezes esse diretor foi indicado ao Oscar como melhor diretor. No entanto, a aerofobia - o medo de voar no transporte aéreo - não permitiu que Kubrick, que vive na Inglaterra, participasse da cerimônia de premiação. Segundo rumores, foi por isso que ele foi privado do prêmio.
1. Alfred Hitchcock
Aqui está, o fracasso mais alto do prêmio de cinema do Oscar. O grande Alfred Hitchcock nunca recebeu um prêmio de melhor direção. No final, ele recebeu o Prêmio Irving Thalberg por uma excelente contribuição do produtor para o desenvolvimento da produção de filmes. "Obrigado", é tudo o que Hitchcock disse antes de deixar o palco.