Muitos estados sofrem com a escassez de território. Eles organizam áreas de resort, constroem aeroportos e áreas residenciais.
Os 5 principais inscritos hoje ilhas artificiais mais famosas. Sua criação levou anos de trabalho, bilhões de dólares e milhões de toneladas de solo.
5. República de Minerva, Tonga
A República de Minerva é um mini-estado auto-proclamado localizado ao sul das Ilhas Fiji. Seu fundador foi Michael Oliver, um milionário americano com raízes lituanas. Em 1972, ele decidiu estabelecer seu próprio estado, livre de impostos, subsídios e subsídios. Segundo seu plano, as principais formas de renda dos habitantes de Minerva eram o turismo, a pesca e a indústria leve. Para implementar sua idéia, Oliver alugou várias barcaças, com a ajuda de que despejou uma ilha artificial em recifes de coral, declarando-a República de Minerva. Tudo ficaria bem, mas as autoridades do estado de Tongan consideraram esses recifes seu território. As tropas de desembarque do exército tonganês levantaram sua bandeira acima de Minerva.
4. A Mãe de Deus na Rocha, Montenegro
A moda para construir ilhas artificiais não é uma tendência das últimas décadas. Já em 1452, no Montenegro, uma ilha artificial foi derramada pelas forças de dois pescadores e, posteriormente, uma igreja foi construída nela. Diz a lenda que em 1453, na rocha do mar, os marinheiros encontraram o ícone milagroso da Virgem Maria, que os curou de sua doença. Nos dois séculos seguintes, os habitantes da cidade despejaram uma ilha inteira no topo de um pequeno penhasco e, em 1630, a Igreja da Virgem foi construída sobre ele. Para criar a ilha, foram usados velhos navios e pedras inundados, trazidos por todos os navios que passavam aqui. Hoje, essa tradição (jogando pedras na água) é preservada na forma do festival de Fashinad, durante o qual ocorre uma colorida regata do mar.
3. Aeroporto de Cheklapkok, Hong Kong
Congestionamento excessivo do antigo aeroporto de Kai Então, pressionamos as autoridades de Hong Kong a construir o edifício mais caro, o novo aeroporto moderno nos territórios a granel. Como resultado da criação da ilha artificial de Cheklapkok, a área total de Hong Kong aumentou 1%. Na conferência da ConExpo em 1999, a construção do aeroporto foi reconhecida como uma das principais realizações na construção do século XX. E o projeto foi listado no Guinness Book of Records como o aeroporto mais caro do mundo.
2. Ilha de Phoenix, China
A classe de milionários e bilionários já cresceu na República Popular da China. Esta ilha de elite é para eles. Está localizado ao sul da Ilha Hainan e é conectado a ela por uma ponte de 395 metros de comprimento. A Ilha Phoenix tem uma forma oval, medindo aproximadamente 1.100 por 370 metros, e a área da ilha tem mais de 365.000 metros quadrados. A ilha começou a ser despejada em 2008 e atualmente está em desenvolvimento ativo do território. O prazo é 2014. O custo total do projeto é de cerca de US $ 700 milhões.
1. Arquipélago Mundial e Ilhas Palm, Emirados Árabes Unidos
303 ilhas artificiais despejadas no Golfo Pérsico nas águas dos Emirados Árabes Unidos estão localizadas de forma a formar um mapa do mundo. Cada uma dessas ilhas pode ser comprada em particular. Não muito longe delas estão as Ilhas Palm, as mais famosas do mundo. Cada ilha é feita em forma de palmeira e tem seu próprio nome: Palm Deira, Palm Jebel Ali e Palm Jumeirah. Hoje, apenas o Jumeirah Palm é construído, onde estão localizados hotéis, residências particulares e centros de compras e entretenimento.