Cachoeiras majestosas são uma das melhores provas do poder e da beleza da natureza. A visão de milhões de litros de água que caem com barulho da beira de um penhasco ou cascata abaixo das rochas é simplesmente fascinante. No entanto, para atrair a atenção dos turistas, a cachoeira deve ter algumas peculiaridades. Por exemplo, deve ser a cachoeira mais poderosa ou a mais alta do mundo.
E se tudo é simples com o poderoso - são as Cataratas do Iguaçu (mais precisamente, este é um complexo inteiro de 275 cachoeiras), no qual 1700 metros cúbicos de água fluem a uma altura de 80 metros por segundo, os cientistas não podem garantir a precisão absoluta das medições das cachoeiras da Terra. No entanto, com base em várias fontes científicas, ainda é possível responder à pergunta de qual cachoeira é a mais alta do mundo.
10. Brown Falls, Fjordland, Nova Zelândia
Esta cachoeira, que é alimentada pelas águas da montanha Lake Brown, tornou-se objeto de debate sobre se é a mais alta da Nova Zelândia ou não.
Com base em um estudo do mapa topográfico GPS NZMapped (que é retirado dos dados da Land Information New Zealand), os especialistas sugeriram que a altura da cachoeira é de 836 metros, embora de acordo com outras fontes sua altura seja de 619 metros. Talvez isso se deva ao fato de que nos primeiros 200 metros mais ou menos, Brown Falls entra em um riacho inclinado antes de fazer uma cascata íngreme. E a parte inferior da cachoeira serpenteia através de vegetação densa, que esconde seu caminho da maioria dos espectadores aleatórios.
9. James Bruce, Colúmbia Britânica, Canadá
Esta cachoeira, com 5 metros de largura, parece um riacho fino quando comparada com outras cachoeiras mais altas. Mas o comprimento de James Bruce é realmente gigantesco - 840 metros.
A cachoeira é alimentada por água gelada de uma planície com neve e a maior parte seca em julho. Portanto, se você quiser admirar a cachoeira que flui em abundância, é melhor ir até ela no inverno ou na primavera.
Essa cachoeira é considerada a mais alta da América do Norte.
8. Puukaoku, Havaí, EUA
Outras cachoeiras recordes estão localizadas em um penhasco na costa nordeste da ilha. Sua altura é de 840 metros.
Puukaoku formou uma fenda profunda em formações rochosas de basalto vulcânicas porosas. Por causa disso, vê-lo não é tão fácil. Os turistas podem assistir a cachoeira sentada em um barco ou em um helicóptero, juntamente com guias experientes que sabem exatamente onde procurar a cachoeira. O vento uivante e os salpicos de água que se transformam em um "spray enevoado" proporcionam aos espectadores uma vista magnífica de um fenômeno natural verdadeiramente raro.
7. Balaifossen, Hordaland, Noruega
Esta é a chamada cachoeira “sazonal”, dependendo do derretimento da neve nas montanhas da região.
Portanto, sua aparência e taxa de fluxo podem variar bastante de estação para estação e de ano para ano. No tempo quente, você pode ver como a cachoeira diminui de sua largura normal de 6,1 metros para um riacho estreito. Embora a cachoeira atualmente seja uma das mais altas da Europa (850 metros), sua própria existência pode ser incerta se a mudança climática levar a uma diminuição da cobertura de neve na região e cair abaixo do nível necessário para a existência da cachoeira.
6. Winnufossen, Møre og Romsdal, Noruega
Esta cachoeira glacial é considerada a cachoeira mais alta da Europa e uma das mais espetaculares. Sua altura máxima é fantástica de 860 metros.
Quando cai, Vinnufossen se divide em uma série de riachos entrelaçados, e suas rendas, por assim dizer, abraçam as árvores ao redor. A combinação de água corrente em meio a uma vegetação luxuriante encanta muitos turistas e, considerando que há várias atrações perto da cachoeira, como a Escadaria Troll e o Parque Nacional Rondane, fica claro que sempre há muita gente perto de Vinnufossen.
5. Umbilla Amazonas, Peru
Descoberta em 2007, a cachoeira está localizada em uma área remota da Amazônia, no norte do Peru. Apesar de ele estar atualmente no número cinco da nossa lista, sua altura ainda não está totalmente esclarecida.
O Instituto Geográfico Nacional do Peru afirma que a altura de Umbilla é de 895,4 metros, mas outras fontes dizem que essa cachoeira é um pouco mais curta e possui apenas 870 metros. Seja como for, ainda é mais longo que Vinnufossen, que fica na sexta linha de nossas 10 maiores cachoeiras.
Yumbilla é uma cachoeira nivelada com quatro grandes camadas. Como muitas outras cachoeiras, o gigante peruano depende das condições climáticas sazonais. Sua largura aumenta durante a estação chuvosa e diminui durante os meses secos.
Não muito longe de Umbilla estão as famosas cachoeiras Gosta (um impressionante par de cascatas que caem de uma altura de 771 metros) e Chinata. O Ministério do Turismo do Peru contribui de todas as formas para o afluxo de turistas a esses atrativos naturais. Cercada por exuberantes florestas tropicais em montanhas remotas, uma das maiores cachoeiras da Terra aguarda amantes da natureza aventureiros (é claro, acompanhados por um guia local).
4. Oloupena Molokai, Havaí
O "vizinho" de Puukaoku na ilha está localizado em uma costa nordeste isolada e transporta suas águas a uma altura de 900 metros.
Oloupena parece um riacho fino de vários níveis, em forma de fita, que flui ao longo de um dos penhascos marítimos mais altos do mundo. Cercada por enormes montanhas de ambos os lados, esta magnífica cachoeira fica tão longe que não há caminho de terra para ela. Como Puukoku, ele só está disponível por ar ou água. A melhor época para assistir as Cataratas de Oloupen cai na estação chuvosa (novembro a março).
3. Três irmãs, Ayacucho, Peru
A bela cachoeira de 914 metros tem o nome de três níveis diferentes que interrompem seu fluxo. A água das duas camadas superiores cai em um grande reservatório de água natural. O terceiro nível, quase impossível de ver, sai da piscina e deságua no rio Kutivireni, localizado abaixo.
A cachoeira é cercada por florestas tropicais exuberantes e úmidas, e você só pode vê-la do ar. Embora existam caminhos que levam às Três Irmãs, a densa vegetação da área torna impossível observar todo o comprimento da queda da cachoeira do chão.
2. Tugela, Kwazulu-Natal, África do Sul
A altura total das Cataratas Tugela de cinco níveis na África do Sul é de 948 metros. É a segunda maior cachoeira do mundo.
Uma estreita faixa de cachoeira cai da borda leste das montanhas do dragão. Chegar a Tugela no topo do Anfiteatro é muito mais fácil do que chegar à maioria das cachoeiras mais altas do mundo. Esta é uma rota turística conhecida que atravessa o Royal Natal National Park.
Dois caminhos levam à cachoeira, e ambos oferecem uma vista impressionante. Uma das rotas começa no estacionamento da Guarda em Witsyszioek e leva ao topo da montanha. No entanto, apenas pessoas fisicamente fortes podem dominá-lo devido ao ar rarefeito.
O outro caminho é mais suave e curto, e consiste em uma caminhada pelo Parque de Natal até um local onde você pode ver como uma corrente descontrolada de água corre do topo do anfiteatro em cascata.
1. Angel (aka Kerepakupai-Meru), Canaima, Venezuela
Essa cachoeira resistiu ao teste do tempo e oficialmente leva o título de "cachoeira mais alta da Terra". Sua altura é de 979 metros e a altura da queda livre de água é de 807 metros.
A água cai da "Montanha do Diabo", Auyantepui - um platô isolado, no topo do qual a chuva é acumulada. E, portanto, a aparência dessa cachoeira é um milagre e uma estranheza em si.
Se você quiser olhar para esse milagre mundial, lembre-se de que as nuvens costumam esconder seu auge e precisa de um pouco de sorte para desfrutar de um espetáculo que nunca esquecerá. Você pode chegar a Angel apenas pelo ar ou pela água. Excursões complexas são oferecidas aos turistas, que incluem um voo das cidades de Caracas ou Ciudad Bolivar para a vila de Kanaimu, a partir da qual a visita ao parque nacional começa. De lá, você terá que chegar à cachoeira pela água, e isso também está incluído no passeio.
Como o nome duplo da cachoeira apareceu
A cachoeira deve seu nome original ao piloto americano James Angel, que procurava depósitos de minério no ar (embora haja especulações de que o assunto da pesquisa tenha sido diamantes). Foi ele quem atraiu a atenção do público em geral para a gigantesca cachoeira, e como em espanhol o sobrenome Angel é lido como Angel, a curiosidade natural que ele chamou foi chamada.
A cachoeira foi renomeada para Kerepakupai-Meru em 2009, por iniciativa do líder venezuelano Hugo Chávez. Este foi um tributo à política do anti-imperialismo. Como a cachoeira estava na Venezuela muito antes de Angel, Chávez decidiu que a herança nacional do país não deveria levar o nome de um estrangeiro.
Na Rússia, também existem muitas cachoeiras. O mais alto deles é Talnikovy. Essa cachoeira de cinco metros e 600 metros está localizada na Reserva Natural de Putoransky, no território de Krasnoyarsk. No entanto, os turistas raramente o veem, já que não há infraestrutura de transporte ou hotel perto dele.