Nosso planeta é rico em vários tipos de minerais. O mais valioso e prático deles são, é claro, metais. Cada um deles é único em sua estrutura, composição e aparência. Os especialistas dividem todos os metais em derivados naturais e artificialmente. Paradoxalmente, os materiais artificiais são muitas vezes mais caros que os naturais. Isso se explica, em primeiro lugar, pela complexidade do processo tecnológico de sua fabricação.
Hoje sugerimos descobrir Os 10 metais mais caros do mundo, o preço por grama é dado em dólares americanos a partir de 2018.
10. Escândio - US $ 3-4
O escândio, sendo um dos metais de maior resistência na Terra, encontrou ampla aplicação em vários campos industriais: é usado em robótica, na estrutura de equipamentos inovadores (por exemplo, laser), espaço e aeronaves. Ele também não passou pelo setor esportivo - o equipamento mais caro e de alta qualidade para golfe, hóquei e passeio de bicicleta é feito exclusivamente de escândio. Falando no nome: pela primeira vez esse metal foi descoberto no século 19 pelo químico sueco Lars Nilson, que nomeou seu achado em homenagem à Escandinávia. O custo de um grama desse metal é de cerca de 3-4 dólares.
9. Rênio - US $ 5
Este metal branco prateado é justamente considerado o elemento mais raro e mais procurado do mundo. Sua peculiaridade reside em um dos pontos de fusão mais altos e em um alto grau de densidade. Os principais consumidores deste metal são as indústrias nuclear, química e eletrônica. O preço do rênio é muito instável e varia de 2,5 a 5 unidades convencionais por grama.
8. Ósmio - US $ 12-15
Osmium não recebeu apenas o nome. Traduzido do grego, "Osme" significa "cheiro". Surge a pergunta - qual é a conexão? O fato é que esse metal realmente tem um odor muito específico e pungente, remanescente de uma mistura de cloro e alho. Quanto às qualidades físicas do ósmio, tudo aqui também é muito interessante: apesar de sua alta resistência, é muito frágil. Este elemento é usado principalmente na indústria química e na farmacologia. O custo de um grama deste "metal milagroso" é de 12 a 15 dólares.
7. Irídio - US $ 16-18
A resistência à corrosão é o "cartão de visita" deste metal. Com sua alta resistência, alto ponto de fusão e durabilidade, o irídio é amplamente utilizado na criação de jóias, canetas caras, lembranças e muito mais. As jóias de irídio, a propósito, praticamente não se desgastam e brilham perfeitamente. Além disso, o metal é procurado na fabricação de instrumentos cirúrgicos. Vale a pena notar que raramente é usado por si só: na maioria das vezes são feitas ligas. US $ 16-18 por grama é o preço aproximado do irídio.
6. Paládio - US $ 25-30
O paládio pertence ao grupo dos metais da platina. Suas principais características são flexibilidade, maciez, baixo ponto de fusão, resistência à corrosão e manchas. A principal direção do uso desse metal branco prateado é a indústria de joias. Os mestres apreciam o paládio por sua flexibilidade e leveza, o que lhes permite criar as mais incríveis peças de joalheria. O custo do paládio é 25-30 cu por grama.
5. Ródio - US $ 30-45
O ródio é um metal sólido nobre com poderosas propriedades refletivas, resistência à oxidação e corrosão. Eu também o considero um dos elementos mais raros - em um ano, apenas 30 toneladas desse material são extraídas em todo o mundo. Na indústria automotiva, é usado na fabricação de espelhos e faróis, na indústria de joias, para o processamento final de um produto. Os maiores depósitos estão na Rússia, Canadá e África do Sul. O custo do valioso metal da platina varia de 30 a 45 dólares por grama.
4. Ouro - $ 35-45
Sem dúvida, o ouro é o metal nobre mais popular em todo o mundo. Ele ganhou fama e relevância devido à sua força, uniformidade e maleabilidade. É importante saber que o ouro é um dos poucos metais encontrados exclusivamente em sua forma pura. Seus campos de aplicação são jóias, odontologia e indústria eletrônica. Os EUA, China e Austrália são líderes em mineração de ouro. O custo de um grama de ouro no mercado mundial é de 35 a 45 unidades convencionais.
3. Platina - US $ 40-50
Os três líderes são abertos por um nobre metal branco-prata - platina. Na natureza, é encontrada apenas como uma liga natural com outros metais: nobres e básicos. A remoção artificial de platina é um processo muito trabalhoso, que exige muitos recursos e é longo, o que determina o preço. Esse metal se destaca por seu brilho e plasticidade especiais, razão pela qual é usado ativamente nas indústrias de joias, armas e medicina. 40-50 dólares - o preço por grama de platina. Muitos erroneamente consideram a platina o metal mais caro.
2. Ósmio-187 - US $ 10.000
O ósmio-187 é o pó preto mais raro produzido artificialmente com um tom violeta, que se refere a isótopos complexos. É considerado o metal mais durável da Terra, apesar de poder ser triturado com uma argamassa comum em pequenas partículas. O ósmio-187 é de grande importância na indústria química: é usado como catalisador para vários tipos de reações químicas. O Cazaquistão é o primeiro e único país a fornecer esse metal ao mercado mundial. No Guinness Book of Records, seu valor é estimado em 200 mil dólares, no mercado - 10 mil cu por grama.
1. O metal mais caro do mundo, Califórnia-252 - US $ 10 milhões
Hoje não há metal na terra que custaria mais, esse registro está registrado no Guinness Book. É um dos isótopos da Califórnia. Seu preço fabuloso, que equivale a 10 milhões de dólares por grama, é justificável: a oferta mundial total desse elemento incrível é de 8 gramas e a produção anual é de 30 a 40 microgramas. Faça isso através do trabalho mais difícil e de longo prazo em laboratório. Mas o principal valor do California-252 é sua energia incrível, comparável à energia de um reator nuclear médio. O uso deste metal único se espalhou para os campos da medicina e da física nuclear.