Entre o final de outubro e o dia 6 de novembro, o serviço sociológico on-line do Centro para o Estudo da Consciência Eletrônica de Massa (CIMES) conduziu uma pesquisa com os usuários do VKontakte sobre quais marcas de consumo eles mais confiam. Os entrevistados listaram operadoras de telefonia móvel, instituições financeiras e seguradoras que obtiveram mais confiança com seu trabalho.
Classificação de confiança para operadoras de celular
É assim que a classificação das operadoras móveis mais confiáveis pelos usuários em 2016 se parece. Além de residentes de outros países, a pesquisa envolveu 45 mil russos.
O vencedor do top 8 atual é o mesmo do ano passado, e isso é muito lisonjeiro para o MTS. Fora do VKontakte, as opiniões sobre esse operador são muito diferentes, de elogios a completamente negativos. Eles o elogiam pela Internet rápida, boa qualidade de comunicação, tarifas baratas e ampla distribuição de torres e escritórios, e repreendem a imposição de serviços pagos, roaming caro e nem sempre funcionários competentes e prestativos.
Os resultados de três outros líderes do mercado móvel: a operadora Tele2 melhorou sua posição, embora em um décimo de por cento (17,7% em comparação a 17,3% em 2015), mas a confiança do usuário nas operadoras Megafon e Beeline diminuiu , razão pela qual a Megafon passou para a terceira posição.
Se considerarmos a distribuição da popularidade das operadoras móveis por região, a situação é a seguinte. Na região de Chelyabinsk, a Tele2 ganhou a maior confiança, na região de Sverdlovsk - Motive, que obteve apenas 1% no resultado total. A atividade da Tele2, que está tentando teimosamente transformar as Três Grandes em uma das Três Grandes, apenas beneficia os assinantes. Mas em Moscou, o MTS não conseguiu mudar a confiança do pedestal, ele tem 28,2% dos votos. A Beeline segue (22,2%) e a Megafon (15,6%) na terceira linha. Tele2 obteve apenas 13,8% dos votos na capital.
Classificação de Confiança Bancária
Os lugares na classificação de confiança nos bancos em 2016 (criados com base em uma pesquisa com 12.590 pessoas que vivem na Rússia) foram distribuídos da seguinte forma.
Num futuro próximo, é improvável que o Sberbank perca a primeira linha para seus concorrentes. Ele também lidera a classificação de confiabilidade dos bancos na Federação Russa, de acordo com dados oficiais do Banco Central. A confiança nele só cresce de ano para ano. Existem várias explicações para isso:
- o trabalho mais longo no mercado de serviços bancários de todas as organizações de crédito russas;
- taxas de juros relativamente baixas em programas de hipotecas e empréstimos;
- muitas filiais, mesmo em áreas remotas do país;
- caixas eletrônicos 24 horas;
- a disponibilidade de um serviço on-line acessível e compreensível e um programa de bônus;
- serviço conveniente com fila eletrônica, minimizando filas.
Em 2015, 57,5% dos entrevistados confiavam no Sberbank e este ano já é de 60,7%. Além disso, os residentes de Chelyabinsk estão mais localizados em Sberbank (73% dos votos) e, menos do que tudo, confiam na região de Novosibirsk (53%).
Pelo qual o Sberbank é frequentemente acusado de comentários de clientes:
- quando surgem problemas, leva muito tempo para resolvê-los;
- os funcionários nem sempre alertam sobre todos os meandros da manutenção do cartão;
- baixa taxa de juros sobre depósitos, especialmente aqueles que exigem apenas mil rublos para abrir. Depósitos bancários rentáveis em 2016 podem ser encontrados em nossa classificação;
- avarias frequentes em caixas eletrônicos.
Os segundo e terceiro números da pesquisa bancária, como no ano anterior, foram para VTB (7,3%) e Alfa Bank (4,5%).
O mais impopular entre os entrevistados foi o Unicredit, com a confiança de menos de 1% dos usuários do VKontakte pesquisados.
Classificação de confiança para companhias de seguros
Finalmente, as seguradoras com o mais alto nível de confiança foram para o terceiro ponto da pesquisa CIMES. 17.463 russos participaram desta pesquisa.
A opinião dos entrevistados no ano permaneceu inalterada e os líderes e pessoas de fora da classificação não mudaram. Mas a confiança nas seguradoras diminuiu. Se, em 2016, 41,5% dos entrevistados disseram que não conseguiam nomear uma marca do setor de seguros em que confiariam, então, no ano passado, esse número era de 40%.
O líder da lista era Rosgosstrakh. Esta é a maior organização das companhias de seguros MTPL incluídas na classificação, de acordo com critérios como ativos, escala, reservas de seguros e prêmios coletados. Seus pontos fortes:
- presença em quase todas as cidades russas;
- trabalha no mercado de 1992;
- política de frete grátis.
Revisões negativas estão associadas a longas filas e dificuldades no seguro obrigatório de responsabilidade civil de terceiros (para fazer isso rapidamente e sem problemas, é necessário concluir adicionalmente um contrato de seguro de vida), pequenos pagamentos e longos períodos para considerar os casos.
A linha abaixo de Rosgosstrakh é VTB Insurance, com a confiança de 6% dos entrevistados. E entre os 3 principais líderes entraram na empresa RESO-garantia com 5,8% dos votos.
As posições de confiança mais baixas estão na Ingosstrakh (4,1%) e na Alfa Insurance (4,7%).
E 6% dos entrevistados confiam em seguradoras que não estão representadas na lista CIMES.