Quem pode ser incluído no ranking dos melhores empresários de 2016? Para responder a essa pergunta, a revista de negócios Fortune (publica a Time Inc) classifica empresas conhecidas por aumentos de 12 e 36 meses nos lucros, preços das ações, retorno sobre patrimônio e dívida. Ativos intangíveis também foram levados em consideração: o CEO influencia os negócios mundiais, ele toma medidas ousadas e perspicazes?
Apresentamos a você os 10 principais empresários mais prósperos e influentes do ano passado, de acordo com a Fortune.
10. Jack Ma
Posição: Presidente Executivo do Grupo Alibaba.
Este é o único empresário da China continental cuja foto foi colocada na capa da revista Forbes. O Alibaba, fundado por ele, é atualmente um dos principais portais da web de comércio eletrônico do mundo. Uma das estruturas do Alibaba é a loja online Aliexpress mais popular na Rússia.
9. Rodney Sachs
Posição: CEO da Monster Beverage.
As bebidas energéticas permanecem no auge e Rodney Sachs está crescendo. Em 1992, ele e Hilton Schlossberg adquiriram a Hansen´s Natural, uma empresa altamente respeitada, mas difícil, por US $ 14,6 milhões. Dez anos depois, eles e seu colega Mark Hall introduziram uma bebida completamente diferente: um concorrente da Red Bull chamado Monster Energy. A Monster Beverage obteve um lucro recorde de US $ 546 milhões no ano passado.
8. Cheng Wei
Posição: CEO Didi Chuxing.
Quando o serviço de táxi da Uber apareceu na China há vários anos, parecia que dominaria o mercado asiático, como nos EUA. Mas então o Uber encontrou Cheng Wei, que combinou sua alternativa menor com uma rival local de tamanho semelhante. Foi assim que Didi Chuxing surgiu e começou uma custosa guerra de atrito com o Uber. Os táxis de Didi Chuxing apareceram em 400 cidades na China, enquanto o Uber estava em apenas algumas dezenas. A Uber admitiu a derrota neste verão vendendo Didi Chuxing na China.
7. Ren-Sun Huang
Posição: CEO da Nvidia.
A Nvidia confiou em duas tecnologias da moda: inteligência artificial e realidade virtual. À medida que a realidade virtual passa lentamente de entretenimento caro para algo mundano, um grande número de consumidores pode precisar de computadores com processadores gráficos de alto desempenho e fones de ouvido VR. O fato de Juan apostar nos "cavalos certos" é confirmado pelo fato de que, no ano passado, as ações da Nvidia mais do que dobraram de preço.
6. Brad Smith
Cargo: CEO da Intuit.
A Intuit vendeu seu produto Quicken original (software de finanças pessoais) este ano. Os termos financeiros da transação não foram divulgados. No verão passado, Brad Smith explicou que o Quicken, que, diferentemente do QuickBooks e do TurboTax, não possuía serviços em nuvem ou ofertas de assinatura, era essencialmente um beco sem saída para a empresa.
A Intuit agora está apostando no QuickBooks, software de contabilidade baseado em nuvem.
5. Satya Nadella
Posição: CEO da Microsoft.
O ranking dos empresários de maior sucesso não poderia prescindir de um representante da Microsoft. Ele se tornou CEO em 2014 e, de acordo com Steve Ballmer, é um grande líder. Sob a liderança de Nadella, a corporação investiu bilhões de dólares na construção de data centers em todo o mundo para dar suporte a produtos em nuvem. E isso tornou possível direcionar o negócio a partir de licenças permanentes, onde a renda é única, para assinaturas em que a renda é regular.
4. Larry Page
Posição: CEO Alphabet.
A Alphabet é a empresa controladora do Google e várias outras:
- Ninho: envolvido na melhoria do espaço vital;
- Google Fiber: implementa acesso à rede de banda larga via fibra ótica;
- Em verdade: estuda ciências da vida.
Em 2015, essas empresas receberam coletivamente uma receita de US $ 448 milhões.
3. Mary Dillon
Cargo: CEO da Ulta.
A única mulher entre os dez empresários mais bem-sucedidos de 2016. Ela assumiu o cargo de CEO em meados de 2013 e conseguiu dobrar as vendas da empresa. Ulta é agora a maior varejista de cosméticos dos Estados Unidos.
2. Jeff Bezos
Posição: CEO da Amazon
Nos últimos 12 meses, o maior varejista on-line faturou US $ 2,1 bilhões em receita, graças em grande parte ao crescimento dos negócios em nuvem. Ao mesmo tempo, a Amazon desenvolveu com sucesso o mercado de automação residencial, lançando seu alto-falante inteligente Amazon Echo. E sua linha de tablets Fire de baixo custo é merecida por sua qualidade, leveza e boas telas.
1. Mark Zuckerberg
Posição: CEO do Facebook.
O empresário mais bem-sucedido e o melhor empresário do ano, conhecido até por quem nunca usou o “livro pessoal”. O Facebook custa US $ 350 bilhões, e o público dessa rede social é de quase 1,8 bilhão de pessoas. E todos os 12 anos no caminho para a grandeza do Facebook, Zuckerberg permaneceu o CEO. Graças a aquisições ousadas e passos claros, ele salvou sua ideia de "afogamento" de concorrentes como Google, Twitter, Snapchat etc.