Existem poucos adultos ou crianças que não gostam de assistir desenhos animados. Agora, existem inúmeros números deles: do fofo e muito engraçado ao triste e filosófico, do desenhado e “plasticina” aos feitos usando animação por computador ou areia. Mas qual foi o primeiro desenho animado do mundo? E quem o criou?
Primeiro filme de marionetes
O desenho mais antigo de bonecas foi filmado em 1898 por James Stuart Blackton e Albert Smith. É chamado de circo dos liliputianos. Os brinquedos eram de madeira.
Pai da animação europeia
O primeiro desenho animado europeu chamado Fantasmagoria foi criado na França em 1908 pelo cartunista Emile Cole. Em 1908, ingressou na empresa de cinema Gaumont como fotógrafo e roteirista, mas depois passou a criar filmes de animação. Kohl fez muitos filmes (mais de 250) usando desenhos, recortes e bonecas.
O primeiro desenho animado da história da Europa também é o primeiro filme totalmente animado da história da animação. "Fantasmagoria" é uma palavra francesa que significa "uma sequência complexa em constante mudança do que é visto ou retratado". Kohl trabalhou neste desenho animado por cerca de 5 meses. Ele desenhou cada quadro no papel, que depois transferiu para um filme negativo. Para esse desenho, que leva cerca de um minuto e 20 segundos, o artista teve que fazer cerca de 700 esboços, que mais tarde fotografou.
Uma característica do Phantasmagoria é que seus caracteres são desenhados em linhas brancas e se movem contra um fundo preto.
Cada imagem é apenas ligeiramente diferente da anterior. No processo de criação do desenho animado, o autor se permitiu um pouco de espontaneidade com as imagens - por isso Phantasmagoria tem o estilo de "fluxo de consciência".
A trama de "Phantasmagoria"
O filme não tem história ou estrutura real. Na primeira cena, uma mão desenha um pequeno palhaço Phantosh pendurado em uma barra horizontal.
- ele cai e, em vez dele, um gordo Fantosh aparece com um chapéu, que tira o chapéu, perde a peruca e se senta no cinema.
- Uma mulher de chapéu grande está sentada na frente dele, por causa da qual Fantosh não vê o que está acontecendo na tela.
- Ele tira as penas do chapéu e fica assustado com uma aranha que aparece de repente.
- Agora a tela é melhor visualizada, mas sob o chapéu a dama tem um penteado enorme e Fantosha precisa queimá-lo.
- A cabeça da mulher explode, e o Fantosh emerge dela.
- Então ele cai na caixa em que os pesos são largados, mas Phantosh a abre facilmente, largando os pesos no chão.
- Com a ajuda de uma vara de pescar, ele pega um transeunte que se transforma em algum tipo de líquido.
- Então um mosqueteiro enorme aparece e Phantosh queima suas velas.
- Andando pela cidade, o palhaço perde a cabeça, ela pula como uma bola e é pega por um transeunte.
- Ele se transforma em uma garrafa, e Fantosh está dentro dessa garrafa.
- Depois disso, a garrafa se transforma em uma flor e depois em uma tromba de elefante.
- Percebendo o policial, o elefante se torna a casa em que Phantosh entra e o policial trava a porta do lado de fora.
- Fantosh decide pular pela janela e "quebrar". Então as mãos do animador aparecem, "reparam" o palhaço, ele infla e, sentado em seu cavalo, desaparece.
O primeiro desenho animado nos EUA
Em 1906, James Stuart Blackton, um dos fundadores do estúdio Vitagraph Company of America, apresentou ao público o desenho animado "Caras engraçadas". Era uma série de desenhos despretensiosos, que mostravam caretas.
O primeiro personagem de desenho animado americano a aparecer no curta de animação foi o coronel Hayes Liar. Ele estreou em 1913 em um desenho animado do estúdio JR Bray chamado "Coronel Hayes Liar in Africa".
O primeiro desenho animado volumétrico
O primeiro filme de animação do mundo em que os espectadores puderam ver o volume foi criado pelo diretor e cinegrafista russo Vladislav Starevich em 1912. Foi chamado "The Beautiful Lucanida, ou a Guerra dos Barbos com o Veado".
O desenho animado foi filmado por filmagem de quadro único, e seus personagens principais eram insetos vivos reais da coleção entomológica de Starevich.
A trama do desenho narrava o amor de Lucanides, a dama dos besouros, e do conde Geros, um representante da tribo dos besouros barbel.
A fita teve grande sucesso com o público. Conhecendo bem os hábitos dos insetos e usando o método do lapso de tempo, Starevich alcançou a plasticidade natural dos "atores" em sua imagem.