Um par de copos de "água de fogo" pode melhorar a digestão, acalmar os nervos, aliviar a timidez e a tensão. No entanto, vale um pouco de rebentação e o álcool se torna um portal aberto para nossos pesadelos.
Aqui estão 5 razões pelas quais o álcool pode ser o pior de todos os medicamentos.
Se esse desastre não passou por você, leia nossa lista dos medicamentos anti-álcool mais eficazes. Drogas populares e anti-bebida.
5. O álcool causa o maior dano.
O Grande Estudo (Harvard Grant Study) é um dos estudos de caso mais antigos sobre desenvolvimento adulto. Desde 1938, os pesquisadores de Harvard acompanham a vida de 268 estudantes juniores que relataram seu bem-estar emocional e físico.
Em 2012, o chefe do Harvard Grant Study, George Weilant, relatou que o álcool era um dos fatores-chave na vida dos participantes do estudo. Ele era mais significativo do que inteligência, opiniões políticas ou ter pais ricos. O alcoolismo foi a principal razão do divórcio dos sujeitos, um dos principais fatores desencadeantes da neurose e da depressão (enquanto o abuso de álcool começou antes mesmo dos problemas mentais) e está associado ao fumo como uma grande contribuição para a descida precoce ao túmulo.
4. O álcool é o pior inimigo da segurança pública.
Que droga é considerada a mais perigosa do mundo? Segundo um estudo britânico, a resposta correta é o álcool. Em 2010, a respeitável revista médica The Lancet publicou um estudo sobre os perigos apresentados por 20 medicamentos disponíveis.
Foi conduzido sob a supervisão de um psiquiatra e neuropsicofarmacologista David Nutt. Enquanto a heroína, o crack, a metanfetamina e a anfetamina ocupam o primeiro lugar em termos de perigo que representam para usuários individuais, uma droga é a mais prejudicial à sociedade como um todo. Beber álcool dobrou as chances de prejudicar outras pessoas em comparação com a cocaína. Dos possíveis 100 pontos na escala de perigo, o álcool ganhou 45 (em segundo lugar, a heroína, ele tem 20 pontos).
3. O álcool mata mais pessoas do que qualquer outra droga
A alta mortalidade por álcool está entre as três principais razões pelas quais o álcool pode ser o pior de todos os medicamentos. Histórias sobre drogas novas e muito perigosas geralmente aparecem na mídia. Em setembro de 2015, surgiram informações de que a droga sintética K-2 supostamente transforma pessoas em nuas, imunes a zumbis dolorosos. No entanto, nessas histórias, fica oculto que já temos uma droga mortal e facilmente acessível.
Segundo dados da OMS de 2014, a Rússia responde por 500 mil mortes associadas ao abuso de álcool. E cerca de 8 mil pessoas morrem todos os anos de outros tipos de drogas na Rússia. Se estamos horrorizados com o número relativamente pequeno de mortes por especiaria, heroína e outras abominações narcóticas, ignorando o perigo muito maior, é hora de nos perguntar: o que está errado?
2. Álcool e abuso infantil
Um dos líderes do anti-rating das piores consequências do álcool. A verdade desagradável da vida é que alguns adultos bêbados espancam, estupram e humilham moralmente crianças. As crianças com um ou dois pais alcoólatras mais frequentemente do que seus pares encontram-se em condições de vida insuportáveis, têm um peso corporal reduzido e sofrem de doenças físicas e mentais.
Obviamente, uma infância terrível é um infortúnio não apenas para filhos de alcoólatras, mas também para aqueles com mãe ou pai viciado em jogos, heroína etc. Mas o fato é que essas atividades são completamente proibidas ou razoavelmente limitadas. O álcool está completamente entrelaçado com a cultura ocidental e européia e seu consumo é incentivado ativamente.
1. O álcool é a desgraça da nossa cultura
Segundo a antropóloga Anne Fox, o álcool não é causa de violência. Caso contrário, veríamos níveis uniformes de violência em todos os países que bebem. Fox acredita: nossa cultura ensina como se comportar pessoas bêbadas. Em vários filmes, programas de televisão e livros, beber é mostrado como algo que as pessoas comuns fazem regularmente.
Ao mesmo tempo, estamos aprendendo a identificar o álcool com agressão e falta de autocontrole. O resultado é um barril de pólvora com todos os piores resultados possíveis.