De acordo com a Standard & Poor's, uma das três agências de classificação mais influentes, 40% da dívida soberana mundial pertence a monarquias. Ao mesmo tempo, a agência concentra-se na diferença entre monarcas absolutos, que têm uma influência significativa na política em seus países, e monarcas constitucionais, desempenhando um papel simbólico do chefe de estado.
Todas as monarquias absolutas estão concentradas no mundo árabe e sua dívida pública é inferior a 1% do total. No entanto, as monarquias constitucionais, em regra, têm classificações de crédito mais altas com base no aumento da estabilidade e previsibilidade de suas políticas.
A dívida do governo consiste em dívida mantida pelo governo central, autoridades regionais e locais, empresas e organizações estatais.
Aqui está o que parece ranking dos estados com maior dívida pública.
5. Monarquias absolutas
Eles representam 0,4% da dívida pública global. Isso reflete o alto desempenho orçamentário dos países. Eles não precisam fazer grandes empréstimos externos. Das monarquias absolutas, as melhores classificações ("AA") são Catar e emirado Abu Dhabi.
4. Monarquias constitucionais
Noruega, Espanha, Suécia, Luxemburgo, Liechtenstein e Dinamarca compõem a maioria dos reinos devedores (5,9% da dívida pública). Espanha possui um rating de crédito satisfatório ("BBB"), todos os outros países têm o mais alto ("AAA").
3. Estados membros da Comunidade Britânica das Nações
Os três líderes da dívida pública mundial de 2015 incluem países sob o protetorado da rainha Elizabeth II. Ela é a chefe de mais de uma dúzia de países da Commonwealth - incluindo Grã Bretanha, Do Canadá, Bahamas e Papua Nova Guiné. A dívida pública total desses estados atingiu 8,2%. Em que Grã Bretanha, Canadá e Austrália têm uma classificação de crédito de longo prazo de "AAA", de acordo com a Standard & Poor's.
2. Japão
A dívida nacional de Tóquio é de US $ 11 trilhões, o que representa 25,4% da dívida total ou 246,14% do PIB. Desde o início dos anos 90 Japão experimentando estagnação contínua. A política adotada pelo governo japonês para superar a crise apenas aumenta o nível da dívida. Governo atual Japão gasta quase metade da receita tributária total para pagar uma dívida enorme. Apesar disso, o rendimento dos títulos japoneses a 10 anos permanece em um nível surpreendentemente baixo, de até 1%.
1. Estados não monárquicos
Esses países representam 60,2% da dívida pública global. O maior devedor é Grécia. Sua dívida como porcentagem do PIB é de 172,73%. Em julho de 2015, o FMI publicou um relatório sobre a sustentabilidade da dívida da Grécia. Afirma que, devido ao enfraquecimento das políticas no ano passado e à recente deterioração do ambiente macroeconômico e financeiro doméstico, a dívida pública grega se tornou muito volátil. Um pouco menos da dívida pública Itália - 133,7% do PIB. Rússia não está incluída nos 20 principais países com a maior dívida pública; no início de 2015, a dívida externa do estado era de US $ 41 bilhões, excluindo dívidas de empresas estatais, do Banco Central da Federação Russa e de bancos.