A agência de notícias financeiras e econômicas da Bloomberg publicou os 7 principais, que incluem os mais mensageiros instantâneos populares. A classificação dos melhores é baseada no tamanho da audiência do usuário.
Nem todos esses serviços geram muita receita, mas os proprietários os veem como blocos de construção de um ecossistema que inclui publicidade, comércio eletrônico e outras maneiras de obter lucro.
Apresentamos uma visão geral comparativa dos programas de mensagens mais populares.
7. Snapchat
Cerca de 100 milhões de usuários usam esse serviço com um fantasma em seu logotipo. Usando o aplicativo, você pode enviar fotos, vídeos e fotos para sua lista de contatos. Mas é impossível se comunicar simplesmente com texto, apenas "emparelhado" com uma imagem visual. Os usuários definem um limite de tempo durante o qual os destinatários podem visualizar suas mensagens. Os arquivos "vaporizam" do remetente e do destinatário, mas não são excluídos dos servidores Snapchat.
6. Linha
Este bate-papo, muito popular no Japão, é usado por 211 milhões de pessoas. Inicialmente, ele era destinado a celulares com Android e iOS; em seguida, apareceu uma versão para BlackBerry, Nokia Asha e Windows Phone. Existe uma versão de linha para computadores com Windows e Mac OS. O destaque do aplicativo é a rede social integrada, onde você pode blogar e postar comentários.
5. Viber
A melhor criação de desenvolvedores israelenses é usada por 249 milhões de usuários. O aplicativo para PC sincroniza a lista de contatos, mensagens e registro de chamadas com o dispositivo móvel "host" e permite fazer chamadas gratuitas para qualquer dispositivo de outros usuários do Viber, independentemente da localização.
4. WeChat
Um serviço de mensagens instantâneas criptografado para celular da China usado por 600 milhões de usuários. Entre abril e julho de 2015, o número de usuários do WeChat cresceu 37%, segundo dados do desenvolvedor do programa, a empresa de telecomunicações Tencent. O sistema suporta mensagens de voz e texto, possibilita o compartilhamento de arquivos de foto e vídeo e o compartilhamento de contatos via Bluetooth.
3. Facebook Messenger
Os três líderes dos mensageiros instantâneos mais populares de 2015 são liderados por um serviço integrado à rede social Facebook. Este aplicativo, baseado no protocolo MQTT aberto, é usado por 700 milhões de usuários. Em comparação: o Skype, um serviço de telefonia via Internet operado pela Microsoft Corp., possui apenas 300 milhões de usuários. Em 2011, foi lançada uma versão móvel para as plataformas BlackBerry, iOS e Android e, em 2012, apareceu uma versão do messenger para PC. Em 2015, os usuários do serviço não precisam mais de registro obrigatório no Facebook. Para entrar no aplicativo, você precisa especificar um número de telefone.
2. WhatsApp
Facebook Inc. pagou US $ 18 bilhões pelo aplicativo WhatsApp multiplataforma, cujo público atualmente conta com mais de 800 milhões de pessoas. Este é o melhor mensageiro apresentado na Rússia. Possui um recurso de mensagens padrão, além da capacidade de criar grupos e compartilhar arquivos de vídeo, foto e áudio. O texto pode ser digitado manualmente ou ditado. O programa é anexado ao número de telefone, não ao ID ou apelido do usuário, e forma uma lista de contatos examinando a lista telefônica do proprietário em busca dos números registrados no sistema.
1. QQ Messenger
O mensageiro mais popular do mundodesenvolvido pela Tencent chinesa. A cada mês, 843 milhões de pessoas trocam mensagens seguras. Possui vários recursos interessantes, como uma loja de programas embutida, tradução em tempo real, captura uma pequena parte da tela de bate-papo ou grava pequenos videoclipes e os compartilha com a outra pessoa.