Quase todos os cidadãos da Federação Russa sabem da existência de uma ilha remota da pátria, que é a região de Kaliningrado. Ao mesmo tempo, poucos pensaram sobre por que esse território pertence ao nosso país, e não à Alemanha ou à Polônia. De fato, essa questão é muito interessante do ponto de vista histórico.
História
O centro regional da região mais ocidental da Rússia nem sempre levava o nome da melhor cidade da Rússia - Kaliningrado. Nos primeiros documentos históricos, ele era chamado de incomum para uma pessoa russa - Twangste. Então, no período de 1255 a 4 de julho de 1946, a cidade começou a ser chamada à maneira alemã - Königsberg. Era um centro econômico e cultural, a capital da Prússia Oriental. Uma parte significativa desta província após os resultados da Conferência de Potsdam foi transferida para a URSS e mais tarde se tornou a região de Kaliningrado.
Especialmente memorável para a cidade são várias datas. Um deles é 6 de abril de 1945. Foi nesse dia que o Exército Vermelho iniciou o ataque a Koenigsberg. Durante a batalha, muitos soldados morreram dos dois lados. Uma grande contribuição para o resultado positivo do assalto foi feita por unidades de guarda selecionadas. Por isso, em sua homenagem em Kaliningrado, foi erguido o monumento "1200 guardas". Outro evento que influenciou o destino da cidade aconteceu em 4 de julho de 1946. Neste dia M.I. morreu Kalinin, que já havia recebido o título tácito de "Guardião da União". Em sua homenagem, foi decidido renomear Koenigsberg.
Desenvolvimento da cidade
No período pós-guerra, Kaliningrado tornou-se muito ativamente povoado. Paralelamente, foi o processo de mudar a composição nacional da cidade. De acordo com o censo de 1947, restavam apenas 20.000 alemães. Embora alguns anos antes, esse número era 20 vezes maior. Os "novos proprietários" também trataram o patrimônio arquitetônico e cultural histórico sem muita reverência. A cidade velha, que sofreu operações militares, não foi restaurada, mas, pelo contrário, suas ruínas foram implacavelmente destruídas. Em seu lugar, casas de painel padrão foram construídas. Portanto, os edifícios alemães sobreviveram apenas mais perto dos arredores.
Ao mesmo tempo, a atitude em relação aos monumentos arquitetônicos mudou nos anos 80. Durante esse período, a restauração da Igreja da Sagrada Família, a igreja em memória da rainha Louise, a Bolsa de Valores de Koenigsberg. Um pouco mais tarde, a aparência histórica da Catedral e da Praça Hanseática (Praça da Vitória) foi restaurada.
Importância militar e econômica
Assim, Kaliningrado é uma incrível mistura de culturas. E se você procura uma "janela para a Europa" na Rússia, simplesmente não consegue encontrar um candidato mais adequado para esse título. De fato, a cidade não possui apenas importância militar e econômica estratégica. É também um dos centros espirituais da Rússia moderna. Existem muitos museus e grandes bibliotecas, vários teatros, um zoológico e um jardim botânico, além de uma galeria de arte. A Catedral merece uma menção especial, que, juntamente com o âmbar, é um símbolo de Kaliningrado, porque As culturas ortodoxa e luterana estão intimamente entrelaçadas neste centro religioso.
A melhor cidade da Rússia
Para descobrir todos os pontos turísticos da cidade, você certamente precisa visitá-lo. Como confirmação do fato de que o tempo não será desperdiçado, existem inúmeras classificações nas quais Kaliningrado ocupa uma posição de liderança. Por exemplo, a revista Kommersant por três anos consecutivos (2012, 2013 e 2014) a reconheceu como a melhor cidade da Rússia e, de acordo com a RBC, também é o assentamento mais bonito do país.