De acordo com o World Culture Score Index, a maioria dos amantes de livros vive na Ásia. A Rússia está localizada perto do final da classificação. O russo médio lê apenas 2 horas a mais do que o residente médio dos EUA durante a semana.
Hoje, oferecemos os dez primeiros, que incluem os países mais lidos do mundo. Todos os estados são classificados pelo número de horas por semana gastas lendo livros.
10. Hungria (6 horas 48 minutos)
Na Hungria, um dos sistemas de bibliotecas públicas mais desenvolvidos da Europa. A atração pela cultura da leitura ocorre no país desde muito jovem - as bibliotecas infantis não são apenas lugares para guardar livros, mas também centros de lazer visitados por toda a família.
8.-9. Suécia (6 horas 54 minutos)
A Suécia deu ao mundo Astrid Lindgren e Tove Jansson. Os pequenos suecos ficam felizes em ler histórias sobre Carlson, Peppy Longstocking e múmias-trolls. Livros sobre a história do país, especialmente sobre o período viking, são muito populares.
8.-9. França (6 horas 54 minutos)
A literatura francesa é famosa pelos nomes de Flaubert, Moliere, Balzac, Maupassant, Proust. No entanto, os franceses modernos leem ativamente a literatura moderna. O mesmo. Quem prefere clássicos, entre os livros favoritos são frequentemente chamados de obras de escritores russos - Tolstoi, Bulgakov, Dostoiévski.
7. Rússia (7 horas. 06 minutos.)
A lista de autores favoritos do leitor russo é muito manchada. Segundo pesquisas, nossos compatriotas também amam Turgenev, Gogol, Swift, Dumas, Akunin, Lukyanenko, Cervantes e Tolstoi.
6. República Tcheca (7 horas. 24 minutos)
Os tchecos popularizam muito ativamente a leitura entre as crianças - os livros em tcheco são publicados muito coloridos, geralmente com elementos do jogo. O personagem mais popular na literatura infantil é a toupeira, que é familiar aos russos no filme de animação "Como costurar uma calcinha de toupeira". Os tchecos adultos preferem os livros de J. Hasek, Tolkien, S. Mayer.
5. Egito (7 horas e 30 minutos)
A liderança absoluta no país pertence à literatura religiosa. Cerca de 29% da população lê livros de ficção, outros 10% preferem literatura política, devido à situação instável na região.
4. Filipinas (7 horas 36 minutos)
Pequenos filipinos gostam de ler contos de fadas nacionais. O amplo conhecimento do idioma inglês contribui para a ampla divulgação da literatura em inglês no país.
3. China (8 horas)
A lista de best-sellers chineses inclui livros sobre a história da RPC, os escritos de Mao, além de romances históricos artísticos sobre o período dos séculos XII a XVIII. Das obras traduzidas nas livrarias chinesas, Steve Jobs não possui uma biografia.
2. Tailândia (9 horas 24 minutos)
Os tailandeses gostam muito de poesia. Entre os autores mais populares estão Angkarn Kalayanapong, que escreve em linguagem moderna, e Naovoat Fongpeibun, cujos poemas se assemelham a um estilo tradicional.
1. Índia (10 horas 42 minutos)
O país mais lido do mundo conhecida por sua rica e distinta literatura. Os indianos gostam de ler indianos e ingleses. A propósito, o trabalho de Solzhenitsyn é bastante popular no país.